“Quero ser referência na minha profissão” 

A determinação é de Giulia, egressa do Senac Centro Histórico. Conheça agora a representante do RS na ocupação de Cabeleireiro na etapa nacional das Competições Senac de Educação Profissional! ??

Foco e trabalho – muito trabalho – são as ferramentas da porto-alegrense Giulia Vitoria Matos Rossetto para atingir sua meta. O primeiro passo foi a conquista da etapa regional, em agosto de 2022. ? Agora, pela frente, está a disputa nacional das Competições Senac de Educação Profissional na ocupação de Cabeleireiro, que será realizada em outubro, no Espírito Santo. 

Na ocasião, a egressa do Senac Centro Histórico enfrentará os competidores das escolas Senac de todo Brasil. Eles serão avaliados em provas nas respectivas funções de cada ocupação. Os vencedores na etapa nacional iniciam a preparação, então, para representar o país na WorldSkills. Ela é a maior competição de educação profissional do mundo. No ano que vem, será na França. ?

foto da competidora na categoria cabeleireira
Com sorriso no rosto e tesoura nas mãos, Giulia vai representar o Senac-RS

Conheça Giulia

Giulia Vitoria Matos Rossetto tem 19 anos e nasceu em Porto Alegre. É filha da Lisiane e do Evandro e irmã mais velha da Gabriela. “Eu nunca tinha pensado na profissão de cabeleireira, mas sempre estive dentro do meio, pois minha mãe sempre trabalhou em salões de beleza. ? Gostava de fazer tranças nas amigas e primas, mas era mais uma brincadeira”, relembra a competidora. 

? A decisão de fazer o curso de Cabeleireira no Senac veio após a conclusão do Ensino Médio. “Estava meio perdida sobre o meu futuro, então minha mãe me perguntou se eu não queria fazer o curso, pois iria abrir uma turma naquela época. E, então, eu topei. Comecei a amar e admirar tudo isso”, explica Giulia, que se formou em junho de 2022.

Treino e mais treino 

Durante as provas – tanto das Competições de Educação Profissional do Senac, quanto da WorldSkills – os alunos são submetidos a situações reais da profissão para avaliação. Algumas provas também apresentam elementos surpresa, desafiando o competidor a ser criativo. Por isso, os treinamentos não são apenas importantes: são o que pode definir um vencedor. ? 

Giulia conta que se prepara para a etapa nacional desde janeiro de 2023 e, desde então, se dedica exclusivamente a isso, “de segunda a sexta, 8 horas por dia”. Todo o treinamento é realizado no prédio sede do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac. Nele, há uma estrutura montada que possibilita a prática constante. ??‍♂️

A treinadora de Giulia, a ex-competidora Bruna Rupolo, também avaliadora do RS na ocupação Cabeleireiro, explica que nesse período simulam e vivenciam o dia a dia de um profissional cabeleireiro. ? Ou seja, trabalham diversas técnicas de cortes femininos e masculinos, modelagem e finalização de penteados, técnicas de mechas e design de coloração. “É desafiador, por exemplo, para o competidor ter que realizar a execução dos módulos/provas com tempo cronometrado ⏳ e se atentando aos critérios de avaliação. Seguir os protocolos é, portanto, de extrema importância para a execução de alta performance e um atendimento de excelência”, destaca. 

O tempo dedicado aos treinamentos é justificado, quando Giulia fala sobre seu maior sonho. Já que a resposta é rápida e assertiva: ? “ser referência e ter destaque dentro da minha profissão”. 

competidora da ocupação cabeleireiro e sua treinadora
Bruna, treinadora, e Giulia

Determinação: a chave do sucesso

A treinadora afirma que a competidora Giulia é muito focada. “Segue todas as normas de atendimentos e tem muita técnica em modelagem e finalização”, elogia. ? E Bruna ainda chama atenção para o diferencial que participar das Competições traz: “inovação, disciplina, habilidade e alto desempenho são umas das maiores características vistas em competidores. Participar do projeto, portanto, é um salto na vida profissional e pessoal”, ? avalia. 

Se vencer a etapa nacional, Giulia conta que vai descansar “por uma semaninha e depois mais foco e trabalho duro pra etapa internacional”. Afinal, ela sabe bem o que significa para a carreira levar o nome do Senac nas Competições e na WorldSkills. 

“É grandioso saber que eu posso representar um país inteiro com o que mais amo fazer e ainda ser vista como referência. É gratificante e lindo ver isso se realizando de pouquinho em pouquinho. ? Pois significa muito profissional e pessoalmente”, conclui. 

Sobre as Competições Senac de Educação Profissional   

✔️ Três etapas compõem as Competições Senac de Educação Profissional, tanto na categoria cabeleireiro, quanto nas outras: escolar, regional e nacional. Elas funcionam como seletivas, ou seja, os vencedores da etapa escolar encontram-se na estadual; os medalhistas da estadual representam o RS na etapa brasileira.  E os ganhadores representam posteriormente o país na competição internacional WorldSkills. ?

Durante as provas – tanto das Competições de Educação Profissional quanto da WorldSkills – os alunos são avaliados em simulações de contextos reais da profissão. Saiba mais em www.senacrs.com.br/competicoes?

competidora da ocupação cabeleireiro no local de treino

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

7 thoughts on ““Quero ser referência na minha profissão” 

  • 29 de agosto de 2023 em 04:41
    Permalink

    Adorei a história da Giulia. Fico feliz pela linda e importante escolha desta profissão. Quem sabe eu consiga ser atendida por ela em alguma cidade próxima a Gramado ou Canela, em alguma etapa de sua vida. Parabéns Giulia, Bruna, a sua treinadora, e ao SENAC, que atua no sucesso de todos os profissionais que forma e profissionaliza.

    Resposta
    • 31 de agosto de 2023 em 10:39
      Permalink

      Ficamos muito felizes ao ler teu comentário, Cecília! Torcemos para que esse atendimento aconteça mesmo ? Obrigada pelas belas palavras sobre o Senac-RS. ?

      Resposta
  • 29 de agosto de 2023 em 04:42
    Permalink

    Obrigada por existir SENAC !

    Resposta
  • 29 de agosto de 2023 em 17:58
    Permalink

    Torcendo por ti Giulia. Cada momento é muito importante para a sua história. Aproveite os detalhes. Parabéns!

    Resposta
    • 31 de agosto de 2023 em 10:55
      Permalink

      A Giulia é demais, né? Estamos todos aqui torcendo e vibrando por ela ?

      Resposta
  • 1 de setembro de 2023 em 17:27
    Permalink

    Torcendo muito por essa competidora! A treinadora dela é de longe a melhor do Brasil! Vai vir medalha de ouro ?

    Resposta
    • 6 de setembro de 2023 em 09:46
      Permalink

      Temos certeza que sim, Gilles! Somos todos #teamGiulia ?

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *