Quer empreender com sucesso? Capacite-se!

Uma das datas comemoradas no mês de outubro dá destaque ao empreendedorismo. 💡 Sonho de grande parte dos brasileiros que deseja “ser seu próprio patrão”, o Dia do Empreendedor (5) é uma homenagem à criação do Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, instituído pela Lei nº 9.841 de 1999. Empreender pode ser a melhor alternativa para quem buscar liberdade profissional e financeira, mas não é missão fácil, especialmente para aqueles que não se capacitam para enfrentar as dificuldades. Com a expertise de preparar para o mercado de trabalho, o Senac-RS proporciona, em suas formações, conhecimentos sobre empreendedorismo. Preparamos esse post para quem procura capacitação para empreender com sucesso! 😉

🗣 “Dentre as múltiplas atividades que nós, professores, trabalhamos com os alunos dentro do curso Técnico em Administração está o conteúdo sobre empreendedorismo e gestão. Os alunos começam a trabalhar questões sobre a sua própria vida, portanto. A partir disso, percebem o quanto o curso ensina não só a administração geral dentro de uma empresa, mas também como administrar o seu próprio negócio”, explica a docente do curso do Senac Gravataí, Carina Carlesso.

capacitação para empreender com sucesso

É importante falar sobre empreendedorismo

Mas por que abordar o tema em sala de aula? 👩‍🏫 “O profissional terá os recursos necessários para, além de administrar uma empresa como colaborador, ter consciência de que ele também pode ter o seu negócio. E com isso investir em sua cidade e gerar novos empregos. Mesmo que seja uma pequena empresa fará girar a roda da economia”, afirma Carina.

Por sua experiência, a docente confirma que, atualmente, o sonho do próprio negócio se faz presente entre os alunos. E faz a ressalva: é importante se capacitar para melhor empreender. “Tenho percebido a procura dos estudantes, ao entrarem no curso, justamente para aprender a gerir a sua empresa”, revela.

Carina tem uma ex-aluna que se enquadrava exatamente nesse perfil. 💭 “Ela foi uma daquelas pessoas que sempre teve um sonho de colocar o seu próprio negócio, trazia exemplos para a sala de aula e falava sobre como queria tirar do papel o seu desejo. Com isso, ela me pedia várias dicas de como fazer acontecer, e ao longo do curso, fomos conversando e trazendo muitas ideias”, comenta Carina.

E o segredo para o sucesso dessa ex-aluna? “Hoje a tendência para o futuro será esta: profissionais que se destaquem pela busca de conhecimento, pelo seu caráter, responsabilidade e saber fazer com habilidade tudo que se proponham. Foi dessa forma que a Maria se destacou”, 🎯 conta Carina.

A história de Maria

Maria Claudia Dombrowski é o nome completo da ex-aluna de Carina. Aos 20 anos de idade está há cerca de três meses à frente do RED Gastrobar, seu sonho em forma negócio. 🍽 “O curso me ajudou a ter o conhecimento teórico necessário para abertura e gerenciamento.  A grade curricular abrange várias áreas e todos os conteúdos ensinados pelos professores foram úteis e valiosos”, afirma a empresária – endossando que não basta ter apenas vontade, é necessário estar capacitada.

Maria conta que iniciou o curso no Senac Gravataí em junho de 2022 e concluiu a formação em 18 de julho de 2023, pois buscava capacitação para empreender com sucesso. Desejava empreender, mas não tinha ideia em qual ramo.

👩🏽‍🍳 “Já que a gastronomia está em alta e nossa região demonstra crescimento constante de público a procura de novas experiências culinárias, aceitei empreender junto com minha sócia Tita Fernandez, que é chefe de cozinha e formada em gastronomia. Então costumo brincar dizendo que somos o casamento perfeito nos negócios, pois eu administro e ela cuida de toda a parte saborosa e criativa do Gastrobar”, explica ela.

📍 O RED Gastrobar fica localizado na parada 79 em Gravataí, “na rua que é polo gastronômico da cidade”, conforme Maria.

capacitação para empreender com sucesso
Maria e sua sócia Tita comandam o empreendimento.

Quer começar? Preste atenção

A empreendedora elenca algumas dicas para quem deseja abrir um negócio. Confira:

🟧 Pesquise e planeje o tipo de negócio, como vai funcionar, qual será o seu público alvo, quais materiais serão necessários e anote tudo;

🟩 Caso seu empreendimento seja físico e não digital, se informe sobre quais documentos serão necessários para a abertura e o funcionamento – nesses casos, então, a ajuda de um contador é valiosa;

🟪 Tendo ciência de qual é seu público alvo, você poderá posteriormente saber exatamente onde é a melhor localização para o seu negócio e também as melhores estratégias de divulgação;

🔷 Dica Bônus: nos tempos atuais, você precisa ter conhecimentos em marketing para divulgar o seu negócio nas mídias. Assim seus seguidores sairão das redes e virarão seus clientes.

Ficou interessado? Busca capacitação para empreender com sucesso? O Senac-RS oferta o curso Técnico em Administração em diversas escolas do estado. E várias delas estão com inscrições abertas para próximas turmas. Para mais informações acesse o site. 😉

capacitação para empreender com sucesso

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

One thought on “Quer empreender com sucesso? Capacite-se!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *