Como o Senac-RS aplica a interdisciplinaridade no Ensino Médio

Vivenciar conhecimentos de diferentes áreas em conjunto é uma oportunidade para os estudantes desenvolverem uma visão mais ampla e integrada da realidade. Essa prática estimula o pensamento crítico, a criatividade e a capacidade de resolver problemas complexos. Ao trabalhar com temas que atravessam diferentes campos do saber, os jovens aprendem a conectar informações, analisar situações sob múltiplas perspectivas e propor soluções que fazem sentido para o mundo em que vivem. No post de hoje, vamos saber como o Senac-RS aplica a interdisciplinaridade no Ensino Médio.

De acordo com a docente de português do Ensino Médio do Senac Caxias do Sul, Thaís Piccoli Dalzochio, a interdisciplinaridade ocorre a partir de um eixo integrador, que pode ser, por exemplo, um projeto de investigação ou um plano de intervenção. Ela afirma que esse conceito dialoga diretamente com os objetivos do Ensino Médio, etapa voltada ao aprofundamento dos conhecimentos e à formação cidadã.

A educadora explica que quando o estudante se depara com situações reais, a aprendizagem ganha ainda mais propósito. “É através de um projeto que extrapole os limites de uma disciplina e os desafie a buscar soluções para problemas reais que podemos estimular a reflexão, por meio da convergência das diferentes áreas do conhecimento, e incentivá-los a serem atuantes na sociedade. Então, além de formar para o mundo do trabalho, que exigirá práticas que combinem conhecimentos de diferentes áreas, é possível preparar para a vida, proporcionando maior autonomia e dinamicidade nas ações”, aponta.

Thais destaca que, para os professores, a interdisciplinaridade também representa um movimento pedagógico significativo. “Os docentes precisam sair da caixa e refletir sobre como os saberes com os quais trabalhamos cotidianamente em nossas áreas podem ser usados em um contexto mais amplo. Para um professor, isso é uma realização”, ressalta. 

Mas, e quanto aos estudantes? Ela conta que o resultado costuma ser visível em sala e fora dela. “Para o aluno, percebemos que é algo sempre estimulante. Quando eles estão atuando em projetos interdisciplinares, conhecemos estudantes diferentes, novas versões dos alunos que encontramos diariamente, mais ativos, criativos, responsáveis e autônomos”, descreve.

Entre os projetos interdisciplinares já realizados no Ensino Médio do Senac Caxias do Sul, um deles partiu da necessidade dos próprios alunos: refletir sobre acessibilidade.

Inicialmente, os estudantes realizaram pesquisa com metodologia científica. O objetivo era conhecer aspectos e identificar problemas que interferem na vida cotidiana de pessoas que possuem qualquer tipo de dificuldade. Após, diversos componentes curriculares passaram a ser envolvidos no projeto. 

“Nas aulas de ciências da natureza, conheceram e colocaram em prática as etapas do método científico. Nas aulas de matemática e física desenvolveram protótipos de materiais acessíveis às diversas necessidades especiais. Assim como nas aulas de ciências humanas, que exploraram os aspectos sociais e históricos do tema. E nas aulas de linguagem produziram cartas argumentativas direcionadas às autoridades (escolar, municipal ou de âmbitos mais amplos). Nesse momento, solicitaram mudanças que identificaram como necessárias em suas pesquisas”, relata Thaís. 

Segundo a professora, o engajamento dos jovens nesse tipo de atividade é sempre garantido. “Trata-se do aprender fazendo. Por isso, lançamos um desafio e eles se envolvem muito em superá-lo. Sem perceber, estão desenvolvendo diversas habilidades de forma colaborativa e dinâmica. Isso os deixa interessados ao longo de todas as etapas. Dessa maneira, sentem que não estão apenas no plano das ideias, já que se sentem importantes para a sociedade”, reitera.

Portanto, a interdisciplinaridade torna o aprendizado mais significativo. Além disso, aproxima a escola da realidade do mundo profissional, onde a articulação entre diferentes áreas do saber é cada vez mais necessária.

O Senac coloca essa proposta no centro do projeto pedagógico do Ensino Médio. A grade curricular é desenhada de forma integrada e articulada entre os componentes da Base Nacional Comum Curricular e os conteúdos técnicos profissionais. Acima de tudo, promove uma formação sólida, conectada com o presente e com os desafios do futuro. Vem para o Ensino Médio Senac!

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