Como ser um bom líder: entenda a diferença entre liderança e chefia
Você assumiu uma equipe nova e não sabe como lidar com as pessoas? Ou ainda, já está à frente de um rupo de pessoas, mas não sabe como gerir a equipe? Como ser um bom líder é a dúvida de muitos gestores.
Mas antes de mais nada entenda: é preciso compreender a diferença entre liderança e chefia.
Apesar de muitos acreditarem que as duas palavras são sinônimos, a orientadora educacional do Senac São Leopoldo, Adriana Borges Kraus, discorda e enfatiza que são duas palavras antagônicas.
Chefe
A palavra “chefe”, acima de tudo, está ligada a uma figura autoritária, que manda os outros executarem as tarefas e cobra os resultados. Segundo ela, “Normalmente é temido por seus subordinados, pois suas decisões não devem ser questionadas e sim executadas”, lembra.
Líder
Por outro lado, o líder propõe construção, de conduta participativa, buscando desenvolver os talentos e oportunizando desenvolvimento aos seus liderados. Conforme a orientadora, o líder é presente nas atividades, ou seja, pertence à equipe, compartilha de forma transparente os resultados e as dificuldades para que todos juntos, de forma comprometida, encontrem soluções viáveis à elas.
“O líder é uma inspiração e uma bússola para seus liderados”, comenta.
O líder tem um papel de orientador para sua equipe, passa a ser o referencial seja pela sua experiência ou conhecimento, ou por ambos.
Da mesma forma, outra importante missão é identificar os talentos de cada integrantes de sua equipe e desenvolver seu crescimento profissional, incentivando a cada um a dar seu melhor.
Para Adriana, todos, independente de estarem em posição de liderança, devem se capacitar para o desenvolvimento dessa conduta.
Atualmente, percebe-se que muitas pessoas têm aptidão natural, entretanto, não desejam a responsabilidade ou a cobrança por resultados.
Conforme Adriana, “Fazendo uma analogia: é fácil ser técnico da seleção brasileira de futebol sentado na sala, em frente a TV, mas para estar lá em campo, será preciso um compromisso maior com a causa, o objetivo e a missão” finaliza.
Veja também:
Inspiração dentro e fora de campo: a liderança de Tinga
Entenda a importância das ferramentas de gestão