Como ser um bom líder: entenda a diferença entre liderança e chefia

Tempo de leitura: 2 minutos

Você assumiu uma equipe nova e não sabe como lidar com as pessoas? Ou ainda, já está à frente de um rupo de pessoas, mas não sabe como gerir a equipe? Como ser um bom líder é a dúvida de muitos gestores.

Mas antes de mais nada entenda: é preciso compreender a diferença entre liderança e chefia.

Apesar de muitos acreditarem que as duas palavras são sinônimos, a orientadora educacional do Senac São Leopoldo, Adriana Borges Kraus, discorda e enfatiza que são duas palavras antagônicas.

Chefe

A palavra “chefe”, acima de tudo, está ligada a uma figura autoritária, que manda os outros executarem as tarefas e cobra os resultados. Segundo ela, “Normalmente é temido por seus subordinados, pois suas decisões não devem ser questionadas e sim executadas”, lembra.

Liderança

Líder

Por outro lado, o líder propõe construção, de conduta participativa, buscando desenvolver os talentos e oportunizando desenvolvimento aos seus liderados. Conforme a orientadora, o líder é presente nas atividades, ou seja, pertence à equipe, compartilha de forma transparente os resultados e as dificuldades para que todos juntos, de forma comprometida, encontrem soluções viáveis à elas.

“O líder é uma inspiração e uma bússola para seus liderados”, comenta.


O líder tem um papel de orientador para sua equipe, passa a ser o referencial seja pela sua experiência ou conhecimento, ou por ambos.

Da mesma forma, outra importante missão é identificar os talentos de cada integrantes de sua equipe e desenvolver seu crescimento profissional, incentivando a cada um a dar seu melhor.

Para Adriana, todos, independente de estarem em posição de liderança, devem se capacitar para o desenvolvimento dessa conduta.

Atualmente, percebe-se que muitas pessoas têm aptidão natural, entretanto, não desejam a responsabilidade ou a cobrança por resultados.

Conforme Adriana, “Fazendo uma analogia: é fácil ser técnico da seleção brasileira de futebol sentado na sala, em frente a TV, mas para estar lá em campo, será preciso um compromisso maior com a causa, o objetivo e a missão” finaliza.

Veja também:

Inspiração dentro e fora de campo: a liderança de Tinga

Entenda a importância das ferramentas de gestão

Quer se preparar mais ainda para exercer papel de liderança? Conheça os cursos do Senac-RS voltados para os líderes:

Coaching

Desenvolvimento de líderes

Formação Gerentes e Supervisores

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos!