Seus conhecimentos em informática são suficientes para o mercado de trabalho?

Tempo de leitura: 4 minutos

Será que você realmente é alfabetizado (a) digitalmente para o mercado de trabalho? Seus conhecimentos em informática são suficientes para o mercado de trabalho? Continue lendo este artigo e você poderá se surpreender com o que vai descobrir!

Uma pesquisa da Nielsen Norman Group em parceria a OECD (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), realizada entre 2011 e 2015, analisou 216 mil pessoas entre 16 e 65 anos, em 33 países. O estudo revelou que apenas de 5 a 8% das pessoas em cada país reúne as habilidades tecnológicas “suficientes” para trabalhar usando recursos tecnológicos.

O que isso quer dizer?

Isso deixa claro que, em cada cidade/estado/país, existe um grupo pequeno de pessoas habilitadas a trabalhar em vagas em que o uso da tecnologia é necessário.

Por exemplo, com os seus conhecimentos, você está apto a:

– Conversar com pessoas pela internet?

– Assistir vídeos e fazer pesquisas sobre assuntos de seu interesse?

– Usar o Facebook, Whatsapp e Instagram com facilidade?

– Comprar pela internet?

Se você respondeu as perguntas acima com “SIM, EU CONSIGO” em seu pensamento, deixa eu te contar uma coisa: você ainda NÃO faz parte do grupo dos 5-8% de pessoas em sua cidade que domina as tecnologias.

Isso acontece devido a vários fatores:

– Com o acesso facilitado às ferramentas, como as redes sociais, muitas pessoas acreditam que somente pelo fato de conseguirem usar os recursos dos smartphones estão aptos a usar de maneira profissional;

– Há também a “lenda” de que as gerações mais novas já “nascem sabendo” usar as tecnologias, porém essas gerações têm apenas mais familiaridade, por terem nascido em um mundo com essas tecnologias ativas;

O fato é que, além de ter disponível o acesso a computadores e celulares, você precisa buscar os conhecimentos necessários para integrar este pequeno grupo que têm acesso aos melhores cargos/empregos do mercado de trabalho. Caso contrário, se estiver desempregado, as chances de contratação são bem menores, e caso já esteja empregado, poderá ficar estagnado em seu cargo, sem muitas chances de promoção!

Se você faz parte deste top 5-8% em sua cidade, comemore, pois está habilitado a concorrer para as melhores vagas de trabalho em sua cidade. Mas como saber disso?

Vou descrever abaixo quais são as habilidades que este grupo possui:

– Domina o uso e configuração dos principais sistemas operacionais utilizados hoje, seja para computadores ou celulares (Windows, Android,IOS).

– Consegue utilizar o editor de texto Word perfeitamente – sabe criar documentos, configurar para as regras atuais da ABNT, automatizar o envio de cartas por meio de mala direta, além de ter a capacidade de criar fichas e tabelas, para que sejam impressas e organizem uma demanda específica.

– Sabe gerar diferentes relatórios com o Excel, automatizando os mesmos, assim como criar os dashboards – painéis de interface gráfica que fornecem visualização rápida de dados de um negócio.

– Cria apresentações profissionais, sabendo encaixar elementos de multimídia, e também consegue usar esta ferramenta para gerar vídeos e stories para as redes sociais.

– No que diz respeito às redes sociais, este profissional tem a capacidade de baixar vídeos do Youtube, músicas para eventos, assim como encontrar/editar todo tipo de documento encontrado na internet.

– Este profissional também tem o conhecimento para executar tudo descrito acima, no seu celular ou computador.

No caso de você ter olhado uma ou mais das habilidades acima, e ter pensado “Não sei/Não consigo”, isso significa que você ainda não está habilitado (a) para ocupar as melhores vagas do mercado de trabalho.

Como consigo reverter minha situação?

Existem diversas formas de você buscar este conhecimento que lhe falta. Pode ser por meio de pesquisas, leituras ou vídeos na internet.

Porém estas práticas, mesmo que ensinem, têm um grande risco: como você vai comprovar que sabe?

Você pode pensar de imediato “Basta pedirem que eu faço”. Mas será que o empregador tem tempo para exaustivos testes com funcionários em busca de um grupo tão específico?

A resposta na maior parte dos casos é NÃO. O empregador pode utilizar de um recurso muito antigo, e que comprova seu conhecimento, um CERTIFICADO. Sem um certificado, mesmo você tendo já os conhecimentos, fica difícil a comprovação das habilidades.

Por isso, com 100% de certeza, posso afirmar que treinamentos em informática são a melhor opção para rapidamente reverter esse quadro para que você faça parte dos 8% de profissionais de sua cidade! O que acha de começar hoje mesmo esta mudança em sua vida?

O Senac oferece em seu portfólio cursos capazes de mudar sua vida e te posicionar estrategicamente para o mercado de trabalho, com cursos que podem fazer essa grande mudança na sua vida.

Texto escrito por João Carlos Moura – Docente de Tecnologia do Senac Ijuí

Referências: Pesquisa citada no artigo: https://www.nngroup.com/articles/computer-skill-levels/

Veja também:

Curso técnico ou curso livre: você sabe a diferença entre eles?

Como se preparar para uma entrevista de emprego e se sentir mais seguro

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.