Ensino Médio Senac: conheça as vantagens dos novos cursos oferecidos no contraturno
Os novos cursos de contraturno do Senac-RS propiciam aos alunos do Ensino Médio o desenvolvimento de habilidades e competências através de atividades no período oposto das aulas curriculares. Oportuniza ao estudante práticas de lazer, idiomas, aprofundamentos acadêmicos, artes e socialização com os colegas, por meio de metodologia ativas e engajadoras. E como surgiu a ideia de implementar o contraturno, que desenvolve habilidades no período oposto das aulas, nas escolas Senac que ofertam Ensino Médio? Quem explica é o Gerente de Educação Profissional do Senac-RS, Ariel Berti:
Pesquisa e modelo
A proposta desses cursos surgiu de um estudo aprofundado das necessidades e desejos dos estudantes. “Para chegar neste portfolio, foi desenvolvida uma intensa pesquisa com professores, escolas do Senac, alunos e, além disso, foi realizado um benchmarking com os principais players do mercado”, explica Berti.
Os diferenciais
O diferencial mais marcante dos cursos do contraturno do Senac-RS é a utilização de práticas ativas contextualizadas com a realidade dos estudantes, por meio de uma abordagem multidisciplinar. “Além disso, todas as nossas ofertas têm a vantagem de visar a formação voltada para o mercado de trabalho e o exercício da cidadania. Atualmente, o Senac oferece o Ensino Médio nas Escolas de Santa Cruz, São Leopoldo, Distrito Criativo e Caxias do Sul, os contraturnos serão oferecidos a partir deste ano, tendo por base a escolha de nossos estudantes”, conta o gerente. Ou seja, o contraturno desenvolve habilidades também práticas no estudante no período oposto das aulas.
Mais vantagens
Berti destaca algumas outras vantagens de se fazer cursos no contraturno das aulas curriculares. O aumento do rendimento escolar é uma delas. “As atividades extras contribuem para a concentração e para o interesse nas aulas, para fixar aprendizados e aprofundar conhecimentos aumentando a bagagem cultural dos alunos”, explica.
O gerente elenca mais vantagens como o desenvolvimento das relações interpessoais com colegas e professores, novas habilidades adquiridas e a formação da cidadania por meio das atividades extracurriculares que encorajam os estudantes a desenvolverem a colaboração, a responsabilidade e a criticidade.
Muitas opções
São 20 novos cursos no contraturno, que desenvolve habilidades no período oposto das aulas, para os alunos do Ensino Médio Senac-RS escolherem. Confira:
AQUARELA CRIATIVA – 20 horas
Este curso tem como propósito incentivar o gosto pela arte de forma criativa, através dos conhecimentos teóricos e práticos. Compreendendo assim, a importância da aquarela, onde são utilizadas tintas à base de água, tornando uma técnica cheia de expressão e liberdade na criação. O estudante irá experimentar na prática a aquarela, utilizar outros materiais, treinos com a técnica e realizará uma produção autoral, utilizando os fundamentos da técnica.
ARTE EM CÓDIGOS – 70 horas
O jovem busca cada vez mais estar integrado no mundo digital e tecnológico, ganhando atenção através dos jogos, redes sociais e na leitura digital. No qual aumenta a necessidade de expressar e comunicação através da arte e da criação, abrindo espaços para as produções independentes. Deste modo, este curso oportunizará aos estudantes a utilizarem seus conhecimentos técnicos de programação e suas habilidades artísticas e criativas para construir suas produções.
CINEMAÇÃO – CINEMA, MEMÓRIA, CULTURA E PRODUÇÃO – 70 horas
O cinema e as demais produções audiovisuais (como séries, peças publicitárias e videoclipes) são, inegavelmente, grandes referências culturais e sociais para a juventude. Além disso, é notável que nossos estudantes estão, cada vez mais, buscando se inserir nas redes sociais como consumidores e produtores de conteúdo de vídeo. Dessa forma, este curso visa promover a construção de uma “alfabetização” fílmica para que os estudantes possam analisar produções audiovisuais (filmes, documentários, séries, peças publicitárias e videoclipes) sobre diversas perspectivas, fomentando o debate sobre a realidade nacional e regional através de diferentes pontos de vista e narrativas.
EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA JOVENS – 56 horas
Consumidores bem-educados financeiramente apresentam menores chances de endividamento e maior possibilidade de sucesso econômico ao longo de suas vidas. Tendo em vista a importância do tema, este curso abordará temas como gastos, investimentos, financiamentos, conceitos básicos de economia e, por fim, auxiliará ao aluno construir seu planejamento financeiro pessoal.
EMPREENDEDORISMO PARA JOVENS: PRIMEIROS PASSOS – 58 horas
Os empreendedores são a força motriz do crescimento econômico, pois trazem inovações ao mercado, transformando produtos e processos anteriores em obsoletos e, assim, agregando valor a roda econômica, em um processo de destruição criativa. Neste sentido, este curso visa fomentar nos estudantes as competências comportamentais e técnicas fundamentais ao empreendedor, como: inovação, espírito de liderança, capacidade de assumir riscos moderados, comportamento independente e criatividade.
INGLÊS E PROGRAMAÇÃO PARA INICIANTES – 60 horas
Hoje praticamente todos os recursos computacionais, comandos e elementos são codificados através de linguagens de programação, e o inglês é a base da computação em nível mundial, sendo utilizado como suporte para diversas linguagens de programação e suas documentações. Considerando tal substancialidade, este curso oportunizará aos estudantes compreender a língua inglesa focando em seus conhecimentos técnicos de programação.
INICIAÇÃO A ROBÓTICA – 40 horas
Considerando as tendências de mercado dos últimos anos, os conhecimentos em robótica permitem uma maior compreensão do mundo tecnológico, possibilitando ao estudante uma visão de criação e coparticipação e não apenas de um usuário das tecnologias. Dessa forma, por meio de uma metodologia com diversas atividades práticas e simulações, os estudantes serão capazes de desenvolver habilidades e competências no que dizem respeito à resolução de problemas e pensamento computacional.
INICIAÇÃO E INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA – 60 horas
Este curso tem a pesquisa como princípio pedagógico, pois ela estimula a curiosidade sobre a realidade. Essa inquietação contribui para que o sujeito possa formular questões, investigá-las e buscar respostas em um processo cíclico de (re)construção de conhecimentos. Dessa forma, esse curso tem por objetivo geral proporcionar aos estudantes a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa.
INTRODUÇÃO AOS FUNDAMENTOS BÁSICOS DO DESENHO ARTÍSTICO – 56 horas
O desenho pode ser entendido como uma linguagem não verbal e de alcance global, um meio de comunicação, expressão, sistematização, materialização, representação de ideias, mensagens, conhecimentos, sentimentos e pensamentos, capaz de desenvolver a percepção, a capacidade crítica, sensível e criativa do aluno em relação ao mundo e às dimensões da vida. Sendo assim, este curso visa proporcionar um espaço de ensino-aprendizagem, de forma introdutória, sobre as técnicas de desenho.
PRÁTICAS IMERSIVAS DAS CIÊNCIAS DA SAÚDE – 40 horas
Este curso utiliza uma abordagem investigativa por meio da aprendizagem baseada em problemas para se aventurar nos diversos sistemas do corpo humano. Com isso, busca promover o protagonismo dos estudantes na aplicação de processos, práticas e procedimentos nas áreas da saúde e biologia.
REDAÇÃO PARA ENEM E VESTIBULARES – 36 horas
Este curso atende uma necessidade dos estudantes, a fim de instrumentalizá-los para que tenham condições de elaborarem seus textos com excelência e segurança, em busca de uma boa colocação em concursos e, em especial, no ENEM. Trata-se de uma oportunidade para que estejam aptos a desenvolver técnicas dissertativas e argumentativos exigidas nos concursos públicos e vestibulares do nosso país.
RESOLVENDO PROBLEMAS REAIS: O MEIO AMBIENTE EM FOCO – 60 horas
Neste curso, serão apresentados problemas ambientais grandes ou regionalizados, para que os estudantes busquem respostas e resoluções para tais situações. Assim, será utilizada a aprendizagem baseada em problemas, pois ela visa estimular o desenvolvimento de diferentes competências e habilidades através de um ensino ativo e da articulação de diferentes áreas do conhecimento.
SEED STARTUP – 76 horas
Este curso tem o objetivo a criação de startups, é composto por aulas teóricas e práticas, a fim de instrumentalizar os alunos com os principais conceitos e metodologias da temática, os capacitando para desenvolvê-las da ideação até a validação.
VIVENDO AS EMOÇÕES: EXPERIENCIANDO AS FACES DOS SENTIMENTOS – 48 horas
A inteligência emocional como processo de autoconhecimento, tem como principal consequência a melhora das relações interpessoais. Seu objetivo é auxiliar os discentes no reconhecimento de seus sentimentos e emoções em diversas situações, através de práticas e da criação do “emocionário”.
VIVENDO E DEBATENDO – 46 horas
A capacidade de se comunicar é indispensável em qualquer área de atuação da vida, incluindo a carreira profissional. O contexto atual do mercado de trabalho demanda por profissionais com iniciativa, autonomia e com a capacidade de distinguir argumentos válidos, de organizar e propor soluções. Nesse sentido, o objetivo é aprimorar as capacidades comunicativas dos estudantes, por meio de uma metodologia teórico/prática que propiciará momentos de debates e discussões sobre os mais diversos temas.
PROJETO DE VIDA: CONSTRUINDO E CONHECENDO A MIM MESMO – 60 horas
O autoconhecimento é um processo que tem como principal consequência uma profunda percepção sobre si e possibilita que o indivíduo faça escolhas mais assertivas e coerentes com seus interesses, objetivos e propósitos de vida, melhorando também, suas relações interpessoais e seu aprimoramento profissional. O curso Projeto de vida: construindo e conhecendo a mim mesmo visa contribuir e promover espaços de experiência, aprendizagem, reflexão, construção e de mergulhos no processo de autoconhecimento dos estudantes e suas percepções sobre a vida.
CLUBE DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS, DIPLOMACIA, GEOPOLÍTICA E SIMULAÇÕES (CRIDGS) -40 horas
O Clube de Relações Internacionais, Diplomacia, Geopolítica e Simulações (CRIDGS) tem por objetivo apresentar e trabalhar junto aos estudantes a trajetória da diplomacia internacional e da geopolítica mundial, com ênfase nos séculos XIX, XX e XXI, se utilizando de pesquisas, debates, palestras e exercícios de simulação. O foco será na Organização das Nações Unidas (ONU), bem como suas entidades e agências especializadas. A aprendizagem se construirá através da realização de estudos teóricos, da apresentação das esferas diplomáticas e de simulações experienciais.
DESCOMPLICA: MATEMÁTICA FINANCEIRA PARA JOVENS – 40 horas
O curso tem como objetivo apresentar aos estudantes possíveis problemáticas envolvendo matemática financeira, que podem ser encontradas no decorrer de suas vidas. Ao longo dos processos educacionais, os estudantes encontram problemáticas e desafios semelhantes aos enfrentados por pessoas em seu exercício adulto. Visando propiciar o desenvolvimento de consumidores conscientes e protagonistas em suas vidas financeiras.
DESIGN THINKING PARA JOVENS DO FUTURO – 40 horas
O design thinking é uma ferramenta voltada para a gestão da inovação de maneira colaborativa e empreendedora. Este curso, por meio de metodologias ativas, visa desenvolver o pensamento crítico e criativo, incentivando os jovens a buscar soluções simples para problemas complexos.
METODOLOGIA SCRUM PARA JOVENS DO FUTURO – 40 horas
A metodologia Scrum é utilizada para agilizar os processos, contribuindo para a organização, o planejamento e o gerenciamento de projetos. Assim, como a preparação para o mercado de trabalho é um dos pilares do Ensino Médio. Este curso possibilita ao estudante atuar no ambiente de projetos utilizando metodologias ágeis.
Ficou interessado? Para mais informações sobre o Ensino Médio Senac-RS e os novos cursos oferecidos no contraturno que desenvolve habilidades no período oposto das aulas, acesse AQUI.
Acredito q essas oportunidade são muito boas, pra quem quer engrecar no mundo do trabalho ou tbm fazer algum curso no que você tem interesse, penso assim sobre.
É verdade, Esequiel! Os cursos de contraturno do Senac-RS preparam muito bem para o mercado de trabalho. 😉
Pingback: educação conectada: ensino médio senac e redes sociais
Pingback: Como se preparar para ENEM e vestibular
Pingback: Contraturno Ensino Médio: Robótica