“Minha mãe foi uma das minhas primeiras inspirações”

Saiba quem é Tiago, egresso do UniSenac, representante do Rio Grande do Sul na categoria de Cozinha, na etapa nacional das Competições Senac de Educação Profissional. ?

“Por ser cozinheira e estar sempre cozinhando em casa, ela também foi a responsável pelo meu início na cozinha, me ensinando a cortar e alguns preparos básicos”, relembra Tiago Luis Feix de Aguiar. ??‍? Natural de Porto Alegre, o chef de 20 anos descobriu o gosto pela cozinha ainda na infância, graças à mãe Rosane Feix.

Tiago será o representante do Rio Grande do Sul na ocupação de Cozinha na etapa nacional das Competições Senac de Educação Profissional. ? Nas provas, em outubro, no estado do Espírito Santo, ele enfrentará os competidores das escolas Senac de todo Brasil. Os vencedores da disputa nacional posteriormente representarão o Brasil na WorldSkills, a maior competição de educação profissional do mundo.    

competidor na ocupação cozinha das competições senac nacional
“A Gastronomia pra mim representa a liberdade, seja pra manusear o alimento da forma que quiser ou por me proporcionar mais facilidade no mercado exterior. Representa também o novo e a vida“, resume Tiago.

Trajetória na gastronomia 

O competidor, que se formou no curso de Cozinheiro no UniSenac em junho de 2022, explica que a decisão surgiu quando cursava o último ano do ensino médio. “Estava pensando em fazer faculdade de Matemática, mas pensei em antes fazer algum curso técnico para trabalhar enquanto estudava”, descreve. ?

Ele já estagiou em locais de renome como o Animus – restaurante em São Paulo, liderado pela chef Giovanna Grossi, primeira mulher a vencer as etapas brasileira e latino-americana do Bocuse d’Or, grande concurso mundial gastronômico. ? Tiago relata que a experiência, portanto, foi muito marcante, “tanto na estrutura do restaurante, quanto na composição de pratos e sabores”.

Já o interesse pelas competições se manifestou logo no início da formação, como resultado da participação em uma aula show do Projeto Legado, sobre as competições. ? “Nessa aula, tomei conhecimento de todas as oportunidades de aprendizagem que eu poderia ter acesso por meio da competição e do Senac, esse foi o meu maior motivo para participar”, destaca Tiago. 

E o futuro?

Tiago afirma que o seu maior sonho profissional é ser primeiramente reconhecido pelo trabalho, além de abrir seus próprios negócios e percorrer o mundo atuando no ramo. ? “Quero ter os meus restaurantes, com diferentes perfis. Também quero viajar o mundo podendo exercer a minha profissão”, diz ele.

Se vencer a etapa nacional, na ocupação Cozinha nas Competições Senac, o estudante brinca que pretende dar uma festa de comemoração ? pela conquista. “Depois talvez ficar uma semana com a minha família, mas logo retornar os treinamentos para a etapa mundial”, ele conta. Além de toda técnica e experiência adquiridas durante o processo, ele reforça que “é muito emocionante poder representar o estado e quem sabe o país”. ?  

competidor e treinador na ocupação cozinha das competições senac nacional
Tiago e Thiago – competidor e treinador xarás.

Treinamento técnico, físico e psicológico

Como as Competições de Educação Profissional são simulações de situações reais da profissão, Tiago entende que o treino é a chave para estar 100% preparado. Ele conta que a sua rotina de treinamentos iniciou em março de 2022, na preparação para a etapa escolar. “Desde então, venho treinando 8 horas diárias de segunda a sexta-feira, já é mais de um ano e meio em treinamento”, salienta. ? 

Segundo o xará e treinador, Thiago Padilha Bertuol, atualmente a preparação é pesada, sendo necessário trabalhar a técnica, o físico e o psicológico ?. “Hoje ele é realmente um atleta de alta performance. Consegue desenvolver, por exemplo, pratos de altíssimo nível, que encontramos em pouquíssimos restaurantes do Brasil e, sendo bem ousado, do mundo”, relata.   

Thiago (o treinador) também já foi competidor. Em 2021, representou o RS na etapa nacional. Ele sabe, portanto, como a Competição é um marco na vida profissional ✨ e proporciona experiências valiosas. “Ver todas as oportunidades que ele já teve. Como estagiar em um dos melhores restaurantes do Brasil, conviver com pessoas da alta gastronomia e desenvolver pratos que são de um nível excepcional, já o tornou um profissional totalmente diferenciado no mercado de trabalho”, garante.   

Como funcionam as Competições Senac de Educação Profissional     

✔️ Três etapas compõem as Competições Senac de Educação Profissional, tanto na categoria cozinha, quanto nas outras: escolar, regional e nacional. Elas funcionam como seletivas, ou seja, os vencedores da etapa escolar encontram-se na estadual; os medalhistas da estadual representam o RS na etapa brasileira.  E os ganhadores representam posteriormente o país na competição internacional WorldSkills. ✈️

Durante as provas – tanto das Competições de Educação Profissional quanto da WorldSkills – os alunos são avaliados em simulações de contextos reais da profissão. Saiba mais em www.senacrs.com.br/competicoes. ?

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

2 thoughts on ““Minha mãe foi uma das minhas primeiras inspirações”

  • 11 de setembro de 2023 em 09:43
    Permalink

    Parabéns ao Tiago e a mãe Rosane! E ao Senac, por transformar essa trajetória em uma linda história profissional. Desejo Sucesso e estarei na torcida pelo Tiago! #mudandovidas

    Resposta
    • 11 de setembro de 2023 em 11:03
      Permalink

      Linda história, né, Carla? Também estamos aqui na torcida por ele. O ouro é nosso ?

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *