Cuidados com a pele do rosto: não perca essas dicas
Por estar em constante contato com o ambiente, a pele sofre com os efeitos provocados pelo sol, poluição e vento, que podem alterar a sensibilidade, deixando-a vulnerável a irritações, queimaduras e ressecamento. Por isso, os cuidados com a pele para do rosto são fundamentais. Afinal, todo mundo gosta de uma pele com um aspecto saudável e bonito, não é mesmo?
Conforme a docente e coordenadora da área de Saúde e de Segurança do Senac Canoas, Márcia Warken, nem só de cremes caros se mantém uma pele bonita e saudável.
Ou seja, a saúde da pele começa de dentro para fora. Por isso é necessário mudar alguns hábitos como:
– Antes de tudo, o básico: você precisa ingerir mais água: o recomendado é pelo menos 2 litros de água por dia;
– Sempre lembre de retirar a maquiagem antes de dormir (veja aqui um passo a passo completo para higienizar a pele em casa);
– Além disso, ter uma alimentação equilibrada rica em antioxidantes é fundamental;
_ Do mesmo modo, evite ao máximo o açúcar;
– Higienize e hidrate o rosto diariamente;
– Por fim, minimize a exposição ao sol
Prevenção ao câncer de pele
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Rio Grande do Sul é o estado brasileiro com maior incidência de câncer de pele. Como resultado, só em 2014, a cada 100 mil habitantes, 7 tiveram melanoma.
Aliás, uma das causas principais é a exposição excessiva ao sol, que também é a principal responsável pelo desenvolvimento de rugas e pelo envelhecimento precoce da pele.
Sobretudo a proteção solar é uma das partes mais importantes para o cuidado com a pele. De acordo com Márcia, “Além de nos proteger contra os raios solares, o filtro solar nos protege contra o envelhecimento precoce, câncer de pele e queimaduras”.
Além disso, Márcia alerta que, em algumas épocas do ano, como no inverno, o sol pode ser mais fraco, mas não deixa de causar danos à pele: “Mesmo que você não sinta o sol queimar a pele, não quer dizer que ele não a esteja prejudicando”.
Ou seja, mesmo dentro de escritórios, você deve utilizar o filtro solar, pois estamos em contato com lâmpadas fluorescentes que emitem radiação ultravioleta.
Cuidados com a pele do rosto por faixa etária
Assim como manter hábitos saudáveis diários, precisamos compreender que nossa pele passa por transformações. Por isso, devemos dar atenção a cuidados diferentes ao longo da vida. Mas não se preocupe: a docente Márcia indica quais as principais precauções com a nossa pele por faixa etária:
Pele aos 15 anos: pele mais oleosa
A pele é mais oleosa e, por consequência, com espinhas. Nesse sentido, deve-se evitar sabonetes agressivos e que desengordurem demais, loções à base de álcool, cremes pesados e gordurosos, excesso de maquiagem e filtros solares em creme.
Aos 20 anos: normalidade
A oleosidade tende a se normalizar aos 20 anos. Portanto, deve-se utilizar produtos de acordo com o tipo de pele da pessoa, evitando as opções em creme, a não ser que a pele seja muito seca.
30 anos: pele do rosto mais madura
Conforme Márcia, nesta fase a pele alcança um aspecto de amadurecida e com os primeiros sinais de envelhecimentos como rugas, linhas de expressão e algumas manchas mais visíveis aos 30 anos. Então, nesta idade, a oleosidade diminui muito e a pele se torna mista, com algumas regiões secas e outras oleosas. Neste caso, a especialista sugere que se evite produtos formulados para peles mais velhas, pois estes são carregados de óleos e nesta idade ainda pode aparecer acne.
A partir dos 40: atuação dos hormônios
Da mesma forma, a partir dos 40, é visível que a pele começa a sofrer com a queda dos hormônios. Assim vemos a pele ficar mais seca, com rugas nítidas, linhas de expressão, manchas e flacidez. Portanto é neste momento que devemos intensificar os cuidados com a pele do rosto, especialmente o uso de proteção solar e produtos mais carregados de ativos hidratantes.
Cuidados com a pele do rosto por fototipo
Da mesma forma que a idade, outro ponto muito importante e que deve ser considerado são os 6 fototipos (do I ao VI). Ou seja, “Os extremos, que são o I e o VI, são os mais propensos a danos como queimaduras e manchas” – destaca a docente.
Só que para utilizar os cosméticos e ativos adequados a cada fototipo, é necessário conhecer qual é o correspondente a sua pele:
I – Pele clara e muito sensível ao sol. Esse fototipo queima como facilidade, a pele fica muito vermelha e nunca bronzeia.
II – Pele sensível ao sol. Em suma, a pele fica vermelha com facilidade e bronzeia pouco.
III – Pele com sensibilidade normal ao sol. Esse fototipo bronzeia gradualmente, mas às vezes fica vermelho.
IV – Pele com sensibilidade normal. Ao contrário dos demais, queima pouco e bronzeia com facilidade.
V – Pele pouco sensível. Ou seja, o Fototipo V queima raramente e bronzeia bastante.
VI – Esse é o fototipo que corresponde à pele negra. A pele não é sensível e não queima.
Você não abre mão da maquiagem no rosto?
Em primeiro lugar, você deve optar por cosméticos que já possuem fator de proteção solar, com uma ressalva: “O que se deve fazer é atentar para qual produto melhor se adequará ao seu tipo de pele, para evitar a oleosidade excessiva da pele”.
Em segundo lugar, você deve considerar que há produtos específicos para a pele do corpo e para a pele do rosto. Ou seja, “A pele da face tem oleosidade, espessura e hidratação diferenciada da pele do corpo”, esclarece a docente. Logo, nos cuidados com a pele do rosto, nada de utilizar os produtos desenvolvidos para o corpo.
Por isso, os cosméticos faciais são mais leves. Assim sendo, “O uso de produtos inadequados pode causar irritação e danos” – enfatiza Márcia. Aliás, temos um post sobre como fazer uma maquiagem com apenas 5 produtos! Acesse aqui, mas não esqueça de tirar a maquiagem antes de dormir.
Quer saber mais sobre os cursos na área da Estética e de Beleza ofertados pelo Senac-RS? Veja como: