Qual o melhor curso técnico para você? Conheça opções na área de Informática

Tempo de leitura: 3 minutos

Ano que termina, planejamento para o próximo ciclo que começa. Entre as diversas opções de formação, fazer um curso técnico é uma possibilidade a ser considerada. As vantagens de um curso técnico são muitas, entre elas:

  • Os cursos técnicos geralmente têm menor duração que os cursos de ensino superior, o que possibilita ingressar mais rapidamente no mercado de trabalho;
  • As formações de nível técnico podem ser cursadas concomitantemente ao ensino médio;
  • Você pode escolher entre diversas áreas: Informática, Gestão, Moda, Segurança, Saúde.

Hoje, falaremos um pouco mais sobre os dois principais cursos técnicos na área da Informática e Tecnologia da Informação. Confira abaixo:

Técnico em Informática

Duração: 1200 horas (cerca de 2 anos)

Mercado de trabalho

Existem muitas vagas relacionadas, devido às inúmeras áreas em que o profissional pode atuar. Um dos caminhos, por exemplo, é atuar como freelancer na manutenção e reparação de computadores e notebooks (hardware) – aquele profissional que todos recorrem quando precisam consertar seu equipamento.

Mas a profissão não se resume a “resolver problemas de informática” – um técnico pode atuar ainda na programação de games, programação mobile, programação para internet, programação desktop. É importante frisar que, para se dar bem na carreira de forma rápida, a qualificação torna-se indispensável.

O que você vai aprender e onde poderá atuar

O curso prepara para planejar e executar a montagem, instalação e manutenção de computadores; planejar e executar a instalação, manutenção e instalação de redes locais de computadores; planejar e executar a instalação, a configuração e o monitoramento de sistemas operacionais de redes locais (servidores); analisar e planejar o desenvolvimento de software; executar os processos de codificação, manutenção e documentação de aplicativos; executar teste e implantação de aplicativos; desenvolver e organizar elementos estruturais de sites; manipular e otimizar imagens vetoriais, bitmaps gráficos e elementos visuais de navegação para web.

Perfil profissional

Você precisa estudar e se informar muito, pois as inovações tecnológicas são diárias e é essencial manter-se atualizado. Não existe mágica para o profissional de Tecnologia da Informação: o estudante precisa gostar de tecnologia e novidades, ter senso crítico apurado e bom raciocínio lógico. O domínio da língua inglesa é um diferencial importante para o profissional. 

Cidades do RS com inscrições abertas 2022/1: Cachoeira do Sul, Camaquã, Carazinho, Caxias do Sul, Gravataí, Ijuí, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santo Ângelo, São Luiz Gonzaga, Porto Alegre (Senac Tech), Tramandaí.

Técnico em Desenvolvimento de Sistemas

Duração: 1216 horas (cerca de 2 anos)

Mercado de trabalho

Um estudo da Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação) mostra que, até 2024, a demanda por profissionais de tecnologia será de 70 mil por ano, mas o número de formados é bem abaixo do necessário, ficando em torno de 46 mil por ano. Ou seja, essa diferença entre o número de profissionais demandados e formados chama a atenção e aponta para uma necessidade urgente de formação de pessoas qualificadas em um curto prazo.  

Quando pensamos, por exemplo, na área de desenvolvimento de sistemas, abre-se um mundo de possibilidades no mercado de trabalho, o que significa que é preciso fazer escolhas. Só no segmento de desenvolvimento de sistemas podemos atuar com sistemas para desktop, sistemas para web, sistemas para dispositivos móveis, sistemas embarcados e em diversos outros campos. 

O que você vai aprender e onde poderá atuar

O Técnico em Desenvolvimento de Sistemas – Bilíngue é o profissional que desenvolve sistemas computacionais, utilizando ambiente de desenvolvimento. Executa manutenção e testes de programas de computador documentando o processo com competências de ação profissional observável, potencialmente criativo, que articula conhecimentos, habilidades, atitudes, valores e permite desenvolvimento contínuo.

Quando pensamos, por exemplo, na área de desenvolvimento de sistemas, abre-se um mundo a nossa frente. O que significa que é preciso fazer escolhas. Só no segmento de desenvolvimento de sistemas podemos atuar com sistemas para desktop, sistemas para web, sistemas para dispositivos móveis, sistemas embarcados e em diversos outros campos. Para ter uma carreira promissora é importante olhar para o futuro e fugir do trivial. Hoje, cargos interessantes na área de TI giram em torno de áreas que não eram tão comuns antigamente, tais como: inteligência artificial, machine learning, big data, internet das coisas, dentre outras.

Perfil profissional

A área de TI é muito ampla e requer diversas habilidades e competências, tanto do ponto de vista técnico quanto do ponto de vista sócio-emocional. Um ponto fundamental é saber que o aprendizado é constante. O profissional da Tecnologia da Informação precisa ser capaz de questionar, pesquisar, criar e, sobretudo, desafiar-se. 

Cidades do RS com inscrições abertas 2022/1: Caxias do Sul, Passo Fundo e Porto Alegre (Tech). 

E não perca, nas próximas semanas, falaremos dos cursos Técnicos nas seguintes áreas: 

Gestão

Moda e Beleza

Saúde e Segurança

Não perca!

Veja também:

Saiba tudo sobre os cursos técnicos EAD do Senac-RS

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos!