Dia Mundial da Fotografia: tudo sobre a data e o papel da foto na sociedade
O Dia Mundial da Fotografia é comemorado em 19 de agosto, mas você sabe por quê? E já parou para pensar no papel da fotografia na sociedade?
Nessa data, em 1839, o cientista François Arago anunciou que o governo da França havia adquirido um invento chamado Daguerreótipo. E assim foi oficializada a criação da Daguerreotipia, considerada a invenção da fotografia.
Para o docente do curso de Fotografia Digital e Photoshop do Senac Novo Hamburgo, Daniel Luciano da Silva, a celebração do Dia Mundial da Fotografia apresenta a “descoberta científica que fez com que a humanidade pudesse se ver de forma diferente”. Ele explica que, antes da fotografia, se uma pessoa quisesse ter um retrato precisaria de dias, semanas ou até meses de trabalho de um especialista. “Nesse cenário, surge um equipamento que em questão de alguns segundos posados a captura era feita. E depois em algumas horas, já era possível um resultado muitíssimas vezes mais realista do que as melhores pinturas”, destaca.
Evolução da fotografia
Daniel aponta que diversos avanços tecnológicos marcaram a evolução da fotografia, mas ressalta quatro deles como os principais. “A primeira foi a descoberta de elementos sensíveis à luz que poderiam servir de negativo na construção de uma imagem. A descoberta da película e a construção das máquinas fotográficas de 35mm também representaram grandes avanços, pois possibilitaram a praticidade de transporte dos equipamentos. Depois, a digitalização da fotografia facilitou, e muito, a obtenção e a guarda de imagens. Por fim, as famigeradas inteligências artificiais — softwares com grande capacidade de busca em bases de dados imagéticos, que associam palavras a conceitos e estilos para desenvolver novas ‘imagens’ — podem ser grandes ferramentas. No entanto, embora não substituam fotógrafos, podem ser muito úteis para aqueles que sabem utilizá-las”, descreve.
O papel da fotografia na sociedade
Lembrar, registrar, comunicar, emocionar, inspirar ou fazer arte. Neste Dia Mundial da Fotografia, lembramos os diferentes papéis que a foto pode cumprir, conforme indica o professor. Ele cita que cada fotografia possui uma relação entre seu autor, o fotógrafo; a obra, que é a foto; e o leitor, que é para quem essa imagem foi destinada. “Sabendo disso, a partir do clique, ou seja, da obra deste fotógrafo, de alguma forma, as vivências podem ser conhecidas pelos leitores da imagem. Portanto, a partir de uma simples fotografia do passado, é possível reconhecer o que estava implícito na sociedade da época. Essa é uma forma de contribuir para a memória e para o imaginário social”, reflete.
Como ser um bom fotógrafo profissional?
Conforme o especialista, para ser um profissional de qualidade é fundamental unir o conhecimento da técnica ao bom atendimento. Quanto ao alcance de resultados fotográficos de excelência, ele comenta que é preciso pensar primeiro e clicar depois. O fotógrafo precisa incluir a mensagem a ser passada, o enquadramento e a composição de elementos na cena. Dominar os controles de exposição, efeitos, luzes, entre outras funções da câmera, também é importante. “Para fazer com que a fotografia conte uma história, é necessário conhecer as ferramentas que controlam a construção fotográfica e usá-las para isso”, ressalta Daniel.
Qualificação no Senac
Os estudantes de fotografia do Senac são ensinados a pensar tecnicamente com foco no que o seu ‘leitor’ verá. Tudo isso para que o aluno visualize o resultado antes mesmo de apertar o botão”, afirma o docente. Dessa forma, é possível criar histórias claras e com evidências, transmitidas unicamente pela imagem.
E para quem deseja se qualificar na área, fique ligado! O Senac-RS está com inscrições abertas para os cursos de Fotografia Digital, Fotografia Digital com Photoshop e Fotografia Digital Avançada. Para saber mais, conhecer as escolas com disponibilidade e se inscrever, acesse o site.