Dia Mundial do Rock: veja termos em inglês relacionados à data
Rebelde, desafiador, impulsivo e alto! Rock’n Roll não foi, é não é só música, é um estilo de vida. Formado por um misto de influências americanas e britânicas, transformou pessoas e sociedade. Ele trouxe o inglês para nossas casa e ouvidos, unindo diferentes países ao som de guitarras elétricas. Depois dele a cultura global nunca mais foi a mesma. Por isso, em homenagem ao Dia Mundial do Rock, trouxemos termos em inglês relacionados à data.
Rock’n Roll significa literalmente “balançar e rolar”, uma gíria que nos anos 50 foi usada para dar nome ao gênero musical alavancado por Bill Halley e Elvis Presley, que iria transformar toda uma geração e mudar a história.
E que tal aprender alguns termos em inglês relacionados ao rock e compreender um pouco mais sobre este estilo de música?
Rock’n Roll: balançar e rolar
Usado para definir o gênero nascido nos anos 50 que traz músicas dançantes, vestidos esvoaçantes, topetes, jaquetas de couro, muito hair spray, rebeldia e o balançar de cadeiras “proibido” de Elvis Presley aos anos 60. Era do: “faça amor não faça guerra” nos EUA marcada pela invasão britânica ao cenário musical com seus cabelos capacetes e ternos ajustados. Sim, estamos falando dos inesquecíveis Beatles (que significa, na tradução literal, besouros, maior prova que tradução nem sempre é a melhor opção), que influenciaram e influenciaram muitos a partir daí.
Vocabulário:
- Hair Spray – fixador
- Letter jacket – jaqueta de couro
- Pompadour – topete
- Mop top – estilo cabelo penico
- Peace and love – paz e amor
- Suits – terno
Punk: termo em inglês que se refere a um jovem criminoso, agressivo e violento
Mais do que música, uma subcultura, o Punk, surge nos anos 70 como resposta à “comercialização” da música e assim do Rock. É uma resposta barulhenta e crua contra o rock comercial e sentimental e tem como principais nomes bandas como Sex Pistols, Ramones e The Clash. Suas letras falam de assuntos tabu, são agressivas e confrontam os valores e costumes da sociedade. Seu som é raivoso, com vocais gritados e instrumentos altos. O Punk é “anti”, tanto na sua música, arte e até visual que choca trazendo roupas rasgadas, spikes e moicanos.
Vocabulário:
- Aggressive – agressivo
- Confrontational – confrontativo
- Anger – raiva
- Anti – contra
- Ripped clothing – roupas rasgadas
- Mohawk – moicanos
Heavy metal: metal pesado
Começando nos anos 70 com o Black Sabbath (nome referência a um culto pagão que reúne bruxas em um cenário infernal), o Heavy Metal, é mais um levante contra o movimento paz e amor. Uma rebeldia contra a rebeldia que virou comercial, pregando a realidade crua dos contornos políticos da década de 70 e trazendo o mundo dos pesadelos a suas capas e letras.
Do Heavy Metal surgiram vários subgêneros como o Trash Metal (metal lixo), Death Metal (metal da morte) e o Glam Metal (metal glamoroso).
Vocabulário:
- Distortion – distorção
- Extended guitar solos – solos de guitarra estendidos
- Loudness – alto, gritado
- “Metalheads” or “headbangers“ – galera que bate a cabeça nos shows
- Down-the-back long hair – muletes roqueiro
- Boots – botas
Glam metal: é a abreviação de “glamour”, a mistura perfeita entre glamour e música pesada (Heavy Metal)
O termo Glam foi usado pela primeira vez no universo Rock nos anos 70 com T. Rex e David Bowie que afrontavam a sociedade inglesa da época com androgenia, performances teatrais e energia sexual envoltos em muita maquiagem, pink e trajes futuristas. A regra era quebrar regras. O Glam Metal, estilo extremamente popular nos anos 80, também conhecido como Hair metal, vai combinar o visual Glam e sua temática a uma batida pesada do Heavy Metal, com muitos solos de guitarra e influencia Pop. Neste estilo, afronta, humor e tabu andam de mãos dadas. Alguns dos principais nomes são Twisted Sister, Alice Cooper e Kiss.
Vocabulário:
- Theatrical – teatral
- Tight-fitting clothing – roupas coladas
- Makeup – maquiagem
- Androgynous aesthetic – estética andrógena
Hard rock: balanço duro/rígido
Quem sabe o subgênero do rock mais popular até hoje, surgiu juntinho com o Heavy Metal nos anos 70 e, no início, era difícil dizer o que era um e o que era outro, pois os dois traziam uma pegada pesada. Mas podemos dizer que enquanto o Heavy Metal vai trazer o pesadelo, o Hard Rock vai animar trazendo influencia e o swing do blues britânico e o rock psicodélico.
Traz temas como liberdade, festas, lindas parceiras e sexo, o que era claramente apreciado pelos seus vocalistas e membros das bandas. The Who, Rolling Stones (que significa pedras rolantes), Jimi Hendrix Experiencen e Led Zeppelin foram os grandes pioneiros. Mas foi nos anos 70 para 80 que surgiram suas bandas mais icônicas que continuam sendo referência até hoje como AC/DC (abreviação de alternating current/direct current electricity = Corrente de eletricidade direta e alternativa), Aerosmith, Scorpions (escorpiões), Def Leppard (é uma versão escrita errada de “Deaf Leoppard” que significa leopardo surdo), Queen (rainha), Guns N’ Roses (armas e flores), e assim por diante.
Vocabulário:
- Powerful vocals – vocais poderosos
- High range – amplo / alto alcance
- Falsetto – falseto
- Swing – balanço
- Thunderous drums – bateria trovejante
- Freedom – liberdade
- Partying – festejar
- Beautiful partners – parceiros/as lindos
- Sex – sexo
Grunge: é uma gíria em inglês usada para “alguém ou algo repugnante, sujo”
Grunge virou o nome (a contragosto de muitos) deste gênero de rock, também conhecido como Seattle song, que tem o Nirvana e Kurt Cobain como seus principais nomes. O termo surge na indústria musical pelo fato de as gravações dessas bandas serem de garagem e, por consequência, cheio de barulhos. Mas podemos dizer que vai além. Combinando Punk e Heavy Metal, em diferentes níveis, traz letras extremamente sensíveis, confessionais, carregadas de memórias de infância, traumas psicológicos, isolamento e questionamentos existenciais em busca da tão sonhada liberdade. O estilo vai radicalizar não só no cenário do Rock, mas como em sua subcultura trazendo a imagem da antistar, antimídia, antiarma, com suas camisa de flanela, calças jeans rasgadas e sapatos gastos combinados a cabelos meio compridos sujos e emaranhados. Outras bandas que se destacam são Pearl Jam, Soundgarden, Alice in Chains, Mudhoney and Hammerbox.
Vocabulário:
- Crowd surfing – pular na plateia para ser carregado
- Angst-filled – angústia, ansiedade
- Introspective – introspecção
- Underground music – música fora do cenário popular midiático
- Authenticity – autenticidade
- Anti-consumerist – anti consumo
- Flannel – camisa xadrez
E aí: Are you ready to Rock the world?
Texto escrito por Raquel Fernandes
Coordenadora de Idiomas do Senac Santa Rosa
Docente de inglês
Licenciatura em Artes Cênicas pela UDESC
Veja também:
Veja 10 erros comuns cometidos por brasileiros ao falar inglês