É gestor? Confira 5 dicas para ser um bom líder

No dicionário, líder significa “indivíduo que tem autoridade para comandar ou coordenar outros” e “pessoa cujas ações e palavras exercem influência sobre o pensamento e comportamento de outras”. 🧭 Numa organização, então, um bom líder é aquele que atinge os resultados necessários através do engajamento das pessoas que o seguem. Abraham Lincoln, ex-presidente dos Estados Unidos, afirmava que “a maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns”. 🎯 Porém, um líder não nasce pronto. Pois é necessário treino, estudo e aprimoramento. Preparamos nesse post 5 dicas de liderança que vão te ajudar nessa tarefa de aprendizado!

5 dicas para liderança

Capacitação? Fundamental!

A docente do Senac Santana do Livramento, Mariela Elguy, destaca que o curso de Formação de Gerentes e Supervisores, oferece ao aluno conhecimentos atualizados e incentiva a leitura de autores que se destacam na área. 📚 “Como utilizamos metodologias ativas, fazemos do discente um protagonista da sua aprendizagem. Com técnicas de autoconhecimento, testes de Inteligência Emocional e Liderança e ferramentas de Coaching, por exemplo, os docentes conduzem o aluno em ações que o levam a aperfeiçoar suas características de líder”, afirma.

No curso, é aplicada a metodologia da Sala de Aula Invertida, ou seja, há a inversão dos ambientes em que os alunos executam as atividades. O estudo sobre o conteúdo é realizado em casa. E as atividades, como simulações, projetos, trabalhos em grupo e debates, em sala de aula. A escola, assim, se torna um ambiente de aprendizagem dinâmico e interativo. 🧠

Mas como ser, afinal, um bom líder?

A docente preparou uma lista de 5 dicas importantes para ser um bom líder. Pegue o papel e a caneta e confira:

🤝 Ter empatia, respeitando os limites dos colaboradores e acreditando no trabalho de equipe. É papel do líder desafiar sua equipe e encorajá-la a obter os melhores resultados. Mas também é importante que a liderança tenha a capacidade de se colocar no lugar dos liderados e confie no trabalho desenvolvido por eles.

💪 Liderar pelo exemplo, assumindo responsabilidade e reconhecendo erros e méritos. Os colaboradores devem reconhecer no líder um exemplo a ser seguido. Isso não significa ser perfeito, livre de deslizes. Ao contrário, significa saber apontar suas próprias falhas e lidar com elas. Assim como as qualidades: ter ciência dos seus pontos fortes e ser espelho para equipe se inspirar neles.

👂 Praticar a escuta ativa, ouvindo com interesse. Cabe ao líder ser atencioso e empático. Portanto, saber escutar as demandas e realmente estar presente em corpo e mente nos momentos de conversa com seus liderados é fundamental.

👏 Dar feedback de forma periódica, não somente com correções, mas também com críticas positivas e construtivas. Muitos líderes só se dirigem às equipes para apontar falhas. Isso é um erro. Mais do que ressaltar problemas, é preciso saber reconhecer vitórias e boas performances. O elogio é uma mola propulsora para o sucesso.

👍 Ser claro e criativo na tomada de decisões. Ser líder é ter de tomar decisões, escolher, traçar caminhos e metas. Mas caso isso não seja feito com assertividade e uma boa dose de jogo de cintura, o resultado pode não ser o melhor para o time.

O Senac te ajuda!

Em resumo, gerente ou o supervisor exerce um papel fundamental nas empresas, uma vez que é ele o responsável pela organização, planejamento e desenvolvimento da equipe e pelos resultados organizacionais. Curtiu as dicas de liderança? Quer se aprimorar na área? 💭

Formação de Gerente e Supervisores do Senac-RS, com 104 horas de duração, desenvolve o aluno para aplicar estratégias de liderança na gestão e coordenação de equipes. Também capacita no planejamento de diretrizes financeiras, funções organizacionais trabalhistas e implementação de indicadores de desempenho. Além disso, o aluno sai qualificado para definir a gestão de Marketing, comunicar-se com clareza e objetividade, mediar conflitos, entre outras habilidades fundamentais para um bom líder. 😉

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *