É possível aprender inglês na terceira idade?
Para aqueles que não tiveram a oportunidade de aprender na infância ou até mesmo adulto, durante a ascensão na carreira profissional, será que ainda é possível aprender um inglês na terceira idade?
Claro que sim! Aprender um novo idioma é enriquecedor em qualquer fase da vida.
Pesquisa indica que aprendizado é muito benéfico
A dissertação da Mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília (2012), Lúcia Maria de Moura Chagas Barroso, mostrou que, em termos de benefícios, a aprendizagem da língua inglesa é significativa para o idoso, tanto no aspecto cognitivo quanto no aspecto emocional. Quanto ao aspecto cognitivo, de acordo as entrevistas realizadas durante o estudo, a aprendizagem de um novo idioma contribui para ativar e exercitar as capacidades de memorização.
Já no que diz respeito ao aspecto emocional, os resultados evidenciam que, para o aluno com idade avançada, o estudo e a aprendizagem de uma língua estrangeira, no caso, a língua inglesa, contribui para que os níveis de autoestima, autovalorização e autoconceito se elevem, principalmente em relação às dificuldades de aprendizagem decorrentes da faixa etária em que se encontra esse aluno.
Título: Aprendizagem de inglês na terceira idade: motivações, benefícios e dificuldades
Autor: Barroso, Lúcia Maria de Moura Chagas
UCB – Universidade Católica de Brasília
Motivações para estudar inglês na terceira idade
Para o professor de inglês das escolas Senac Centro Histórico e Lindóia, Fernando Bittencourt, quando falamos em inglês para a terceira idade, o primeiro ponto que precisamos ter em mente é a motivação que traz o aluno para a sala de aula.
“A motivação é anterior à aprendizagem e, ao mesmo tempo, é a chama que mantém este processo em andamento. Diferentemente de alunos mais jovens – que têm motivações externas como trabalho, carreira ou até os próprios pais – os alunos seniores estão ali apenas porque querem, e por razões absolutamente suas”, explica Bittencourt.
Desejo de viajar, exercício da memória e vida social
De acordo com a minha experiência do docente, as principais motivações que levam alunos seniores às salas de aula são o desejo de viajar com autonomia e independência, a possibilidade de visitar filhos ou outros parentes que moram no exterior sem depender dos outros e o exercício da memória e da cognição.
“E essas motivações devem ser atendidas, observadas e nutridas durante todo o processo de estudo. E uma vez iniciada a jornada de estudos, este público acaba por desenvolver um grupo social entre os seus pares, e a aula deixa de ser uma atividade unicamente educativa e passa a adquirir um viés social importante, e que deve ser igualmente alimentado”, esclarece.
O que é importante no aprendizado do aluno da terceira idade?
A estrutura e a segurança são importantes para esse aluno. Ter materiais estruturados que oportunizem a retomada constante, uma vez que são sempre alunos estudiosos e dedicados, é essencial, intercalando com atividades lúdicas que tornem o processo leve e divertido.
“Observo que meus alunos de turmas de seniores têm sempre cadernos complementares ao livro didático, com esquemas e anotações que favorecem a retomada. Eles gostam de me mostrar as formas com que têm exercitado o inglês fora da sala de aula. Alguns deles escolhem o contato com as músicas, tentando entender o sentido, pesquisando palavras para ampliar o vocabulário. Outros procuram formular frases, colocando em prática as estruturas aprendidas em aula”, conta o professor (aliás, neste post aqui falamos como estudar inglês em casa).
Outro ponto importante é a diferença entre entender e traduzir. “Procuro sempre reforçar essa diferença, porque muitos alunos desta faixa etária trazem consigo vícios de tentativas anteriores de aprender inglês, que muitas vezes eram baseadas em metodologias que hoje percebemos como antiquadas, baseadas na tradução. Reforço que tentar entender, resumir, sintetizar, focar nas ideias e mensagens principais, e não traduzir todas as palavras, pode ser um exercício mais eficiente. E em função da reflexão necessária, tendem a trazer mais aprendizagem”, destaca Bitterncourt.
O professor ainda destaca a relevância da aprendizagem significativa para este público. É importante que os conteúdos trabalhados, e a forma com que as aulas são conduzidas, façam sentido e sejam significativos de fato. Oportunizar a reflexão, trazendo a opinião dos alunos e lhes dando voz.