Ensino Médio Senac: preparação para vestibulares e ENEM
2024 chegando ao fim e a turma do terceirão do Ensino Médio Senac comemora a formatura. Enquanto alguns já realizaram o ENEM, outros seguem na preparação para os vestibulares. Mas como o Ensino Médio Senac prepara os estudantes para enfrentar esses desafios? O docente do Ensino Médio Senac São Leopoldo, André Botton, explica como a instituição garante uma preparação completa para todas as provas.
De acordo com Botton, o Ensino Médio do Senac está diretamente comprometido com a preparação dos estudantes para as diversas avaliações que eles encontrarão em seu caminho. “Começando pelo material didático, os livros apresentam questões retiradas de edições passadas tanto do ENEM quanto de vestibulares de universidade públicas e privadas de todo o Brasil. Com isso, os conteúdos trabalhados em sala de aula pelos componentes podem e são revisitados por meio do material didático que serve de apoio para professores e alunos”, revela o docente.
Simulados para estar preparado
Neste ano, o Ensino Médio Senac São Leopoldo ofereceu também um preparatório para o ENEM durante os dois últimos meses que antecederam a prova. “No turno da tarde ou da noite, os estudantes puderam rever alguns tópicos importantes sobre conteúdos exigidos nas quatro provas. Além dessa retomada, também propusemos simulados com provas de anos anteriores para que os alunos pudessem se preparar melhor para os dias das provas”, disse Botton.
Como acontece e os benefícios
Segundo o docente, especificamente no componente de Língua Portuguesa, as escolas estão preocupadas com a preparação de todas as habilidades e competências que a disciplina exige. “Nesse sentido, pensando na redação do ENEM, especialmente durante o terceiro ano do Ensino Médio, o foco está voltado para a estrutura específica que essa parte do exame exige dos estudantes, uma vez que a redação compreende 50% da nota da prova”, falou o docente.
O texto dissertativo-argumentativo do ENEM é avaliado com base em cinco competências. Por isso, as redações produzidas pelas turmas no Senac já são corrigidas seguindo a grade de critérios disponibilizada pelo Inep. “Ao longo do ano, as turmas fazem alguns simulados que a editora dos livros didáticos disponibiliza e a redação também entra nessa parte. Com isso, já é possível ter uma prévia de como será a prova em seu todo”, destaca.
Dicas importantes
André Botton finaliza dando algumas dicas bem importantes para os alunos que estão se preparando para os vestibulares e para os que em 2025 vão fazer o ENEM. Confira:
1 – De modo geral, o ENEM é uma prova de leitura e interpretação que associa alguns conteúdos com a capacidade do estudante de relacionar temas e refletir sobre eles. Nesse sentido, quanto mais os alunos lerem, mais preparados estarão para enfrentar as cinco horas ou mais de duração desse exame. Então, a sugestão é ler artigos de opinião, livros de literatura (principalmente dos autores que sempre caem na prova, como Machado de Assis), textos de jornais, blogs e etc.
2 – A segunda dica está voltada para a prática da prova. Por isso, baixar as provas anteriores e fazê-las é um bom exercício para “sentir” como será no dia, assim como a redação. Aqui, um macete: as maiores dúvidas dos alunos podem ser tiradas no edital. Então, baixar o edital e anotar os principais pontos pode contribuir muito para essa preparação.
3 – Organizar os estudos ao longo do ano pelas áreas e disciplinas que o estudante tem mais dificuldade. Começar e dar mais tempo durante a preparação àqueles conteúdos que o candidato tem mais dificuldade ajudará muito na preparação.
4 – Não dá para esquecer também de associar aos estudos uma rotina com exercícios físicos e alimentação saudável.
5 – A última dica vai para quem está no segundo ano do Ensino Médio. No Senac, os estudantes do segundo ano são incentivados a fazer a prova do ENEM como “treineiros”. Geralmente, eles apresentam um bom desempenho, pois não têm aquela pressão de ter uma nota boa e com isso se saem melhor. Além disso, muitas instituições permitem utilizar a nota de anos anteriores nos exames de vestibular.
Ensino Médio no Senac prepara o aluno
Interessado em fazer o Ensino Médio no Senac? Ele combina currículo integrado com a Base Nacional Comum Curricular e componentes técnicos. Oferece preparação para vestibulares e mercado, foco em tecnologia, autoconhecimento, pensamento científico, empatia, colaboração, protagonismo, autodisciplina, autonomia e raciocínio lógico.
Confira mais informações sobre o curso, que inclui o Técnico em Informática para Internet integrado, e as escolas que o oferecem AQUI.