“É preciso muito cuidado, carinho e, principalmente, amor na hora dos atendimentos”
A dedicação e o zelo com os clientes são de Amanda, egressa do Senac Canoas, e representante do Rio Grande do Sul na ocupação de Estética e Bem-estar na etapa nacional das Competições Senac de Educação Profissional. ?
Nascida em Porto Alegre, Amanda Cristine Moura de Godoy tem 20 anos e, em 2022, foi aluna do Senac Canoas. Ela será a representante do Rio Grande do Sul na ocupação de Estética e Bem-estar na etapa nacional das Competições Senac de Educação Profissional. ?
Nas provas, que serão realizadas em outubro, no Espírito Santo, os competidores serão avaliados nas respectivas funções de cada ocupação. Os primeiros colocados representarão o Brasil na WorldSkills, a maior competição de educação profissional do mundo, em 2024, na França.
O começo da trajetória
Amanda morou até os 18 anos em Esteio, com seus pais e seu irmão, e, desde 2021, passou a morar com a avó. Sempre foi uma criança vaidosa, que gostava de estar arrumada, e encantada com a área da beleza. ??♀️ Aos 16 anos, acompanhada de uma psicóloga, fez um teste vocacional. O resultado: a orientação foi seguir em alguma profissão ligada diretamente ao público. Pois seu lado comunicativo era muito forte. “Foi assim que uni a comunicação à vaidade e decidi começar a faculdade de Estética e Cosmética“, relembra. ?
Foi justamente na faculdade que ela conheceu as Competições Senac de Educação Profissional. Já que Amanda Bittencourt, ex-competidora da ocupação de Estética e Bem-Estar, e docente no Senac de Canoas era sua colega. “Ela me apresentou o projeto e logo já topei pelas experiências e aprendizados incríveis que a competição nos oferece”, destaca.
Em 2022, a competidora realizou a formação de extensão em cílios, no Senac Canoas. ? E seguiu, então, sua trajetória nas competições, vencendo a etapa estadual e se classificando para a etapa nacional.
Amanda reforça um dos grandes diferenciais do Senac: os docentes capacitados e apaixonados pelas suas profissões. ?? Fator que não impacta só no conteúdo aprendido, mas também no incentivo: “além de transmitirem os conhecimentos técnicos, eles também passam o amor pela profissão. Isso encanta e motiva o aluno”, comenta.
Dedicação e rotina
Atualmente, a competidora, que sonha em ser referência na profissão e construir uma família, treina 8 horas por dia durante 5 dias por semana. Até a etapa nacional, ela terá dedicado, no total, 1 ano e 5 meses aos treinamentos. ??♀️
“É uma realização representar o meu estado. Todos os ensinamentos e vivências ficarão para sempre na minha vida profissional e pessoal. Espero representar com excelência o RS e minha profissão na etapa nacional e, se possível, na WorldSkills”, afirma.
De acordo com o treinador de Amanda, Pedro Júnior Silveira de Brum, a rotina da competidora é bastante intensa. Geralmente, nas 8 horas diárias, treinam com curtos intervalos. ⏰
“No início da semana, por exemplo, geralmente fazemos o planejamento estratégico, a organização e a realização de procedimentos mais curtos; terças, quartas e quintas, desenvolvemos módulos completos – conjuntos de provas que têm duração de 3 a 4 horas cada. Já nas sextas-feiras, realizamos novamente procedimentos mais curtos ou refazemos algum módulo ou prova que julgamos necessário”, explica o treinador.
Além da disputa
As Competições Senac de Educação Profissional, segundo Pedro, ao contrário do que se pode pensar, não são apenas uma disputa por medalhas. ? “Elas são uma possibilidade de conhecer e disseminar novas tecnologias, novas técnicas, e, principalmente, adquirir muita experiência e bagagem profissional”, afirma.
E também não é só o competidor que cresce e aprende: “participar desse projeto, tanto para o treinador quanto para o competidor, é uma oportunidade única para o autodesenvolvimento. Além disso, é muito gratificante poder dividir toda a experiência adquirida durante o processo com os colegas e professores da instituição”, destaca ele.
Planos para o futuro
Se vencer as Competições Senac na ocupação Estética e Bem-estar, Amanda pretende descansar para focar para a WorldSkills. ? “Quero tirar uns dias de férias, viajar e recarregar as energias para voltar com tudo nos treinamentos para a etapa mundial“, projeta a competidora.
E qual o sonho de Amanda? A competidora revela que pretende ser referência na profissão e ter uma agenda lotada de clientes contentes. “Não apenas por números, mas por pessoas querendo ser atendidas por mim, para se sentirem acolhidas e felizes por terem seus procedimentos realizados”, conclui. ?
Dicas para iniciantes?
Para quem está começando na área, a porto-alegrense recomenda estudar, ? pois o mercado da beleza está em constante atualização, com novidades, e um profissional de excelência precisa estar sempre se reinventando.
E aconselha: “outra coisa muito importante é amar sua profissão. É preciso ter muito cuidado, carinho e, principalmente, amor na hora dos atendimentos para sempre oferecer o melhor serviço”, recomenda.
Como funcionam as Competições Senac de Educação Profissional
✅ Três etapas compõem as Competições Senac de Educação Profissional, tanto na categoria Estética e Bem-estar, quanto nas outras: escolar, regional e nacional. Elas funcionam como seletivas, ou seja, os vencedores da etapa escolar encontram-se na estadual; os medalhistas da estadual representam o RS na etapa brasileira. E os ganhadores representam posteriormente o país na competição internacional WorldSkills. ?
Durante as provas – tanto das Competições de Educação Profissional quanto da WorldSkills – os alunos são avaliados em simulações de contextos reais da profissão. Saiba mais em www.senacrs.com.br/competicoes. ?