Filho cozinheiro, mãe confeiteira: uma história de culinária e amor no Senac-RS
Cheirinho de comida de mãe, churrasco de domingo do avô, carreteiro do pai, bolinho de chuva da avó… A Gastronomia, muito além uma boa opção de ingresso no mercado de trabalho, é também símbolo de amor e carinho. ? E pode ser uma herança passada de geração para geração. Esse é o caso de Berenice Medeiros e Albuquerque de Azevedo Cavalheiro e Gabriel Medeiros e Albuquerque Cavalheiro, filho cozinheiro e mãe confeiteira, unidos pelo amor pela culinária e formados pelo UniSenac-RS – POA. Que tal conhecer essa história? ??
O filho cozinheiro
Gabriel tem 24 anos, é natural e residente de Porto Alegre, conheceu o UniSenac em 2017, quando procurava um curso completo, rápido e que o possibilitaria ingressar no mercado de trabalho facilmente. ? Resolveu fazer, então, o curso de Cozinheiro do UniSenac – Campus Porto Alegre para seguir os passos de sua mãe, Berenice, que já trabalhava na área da confeitaria. “Foi um curso excelente, o Senac me fez gostar ainda mais do processo que é se tornar cozinheiro. Conheci professores e colegas ótimos que me ensinaram além do que uma base curricular comum ensina”, destaca.
Mas além da formação, Gabriel também participou e foi medalha de bronze nas Competições Senac de Educação Profissional. ? “Foi sensacional. Aprendi muito durante as competições, tanto tecnicamente quanto psicologicamente. A disputa me preparou para o dia a dia da cozinha que estava por vir. Lidar com a pressão e os desafios da competição moldaram minha forma de ver essa profissão”, ressalta.
O porto-alegrense trabalha na área, como cozinheiro, há sete anos, e sente alegria de seguir os mesmos passos da mãe: “é uma sensação maravilhosa. A minha mãe sempre foi referência para mim durante esses anos. Assim, muito da minha vontade de aprender e conhecer surgiu por conta dela. Eu só tenho a agradecer”.
A mãe confeiteira
Berenice sempre gostou de cozinhar e fazer doces, também inspirada na mãe, que era doceira. “Cresci vendo ela produzir docinhos e quindins para entregar aos restaurantes e para as festas da família. ?? Então, resolvi fazer oficinas de culinária para aprender novas técnicas e acabei decidindo pelos cursos de Confeiteiro e Confeiteiro Avançado do UniSenac POA”, explica.
Quando seu filho decidiu fazer o curso de Cozinheiro, ainda menor de idade, com 17 anos, Berenice o acompanhou para assinar o contrato. O sentimento? Orgulho de ver que um talento estava se formando. “Hoje, o Gabi é um homem profissional respeitado pelos valores e pela ética que possui”, comenta.
Durante a pandemia, mãe e filho abriram a “Gaberê Cozinha“, onde faziam tortas e quiches sob encomenda. “Foi um momento difícil por conta do contexto, mas nosso envolvimento para fazer nascer esse projeto foi ótimo”, lembra o filho. “Deu super certo, formamos uma bela dupla!”, comemora a mãe. ?
Atualmente, cada um segue seu trabalho. ? Berenice na confeitaria e Gabriel na cozinha. “O Gabi, porém, continua sendo meu ‘mentor intelectual‘”, conclui ela.
A Gastronomia do Senac-RS
Exemplo no ensino e na formação de profissionais de excelência no ramo da Gastronomia, o Senac-RS está presente na área há mais de 40 anos com escolas localizadas em todo o Rio Grande do Sul. ?Atualmente, cursos e oficinas de Gastronomia são oferecidos no UniSenac – Campus Porto Alegre, Senac Bento Gonçalves, Senac Caxias do Sul, Senac Gramado, Senac Pelotas, Senac Rio Grande, Senac Santa Cruz do Sul e Senac Santo Ângelo.
No segundo semestre de 2024, estão sendo oferecidas mais de 900 vagas, por todo o RS, em diferentes capacitações. ? São 30 opções de cursos e oficinas de curta e média duração. Desde oficinas realizadas apenas aos finais de semana, até formações mais aprofundadas com 500 e 600h de aulas.
Curtiu a história do filho cozinheiro e da mãe confeiteira? Vem pra cozinha com a gente! ?