Formação em Moda: como o Senac-RS prepara futuros estilistas
O que diferencia um estilista formado no Senac-RS? De acordo com a coordenadora dos cursos de Moda do Senac Novo Hamburgo, Natálya Figueiredo, o profissional formado pelo Senac se destaca por ter uma formação completa, que alia teoria à prática desde o início do curso. “Aqui, o aluno aprende sobre processos criativos, modelagem, costura, tecnologia têxtil e também desenvolve um olhar crítico, reflexivo e inovador sobre a área da moda. Além disso, trabalhamos com metodologias ativas, que colocam o estudante no centro do aprendizado, incentivando a autonomia, a colaboração e a criatividade — qualidades essenciais para o mercado atual”, esclarece Natálya. Bem completo, concorda? No post de hoje, você vai saber com detalhes como o Senac-RS prepara futuros estilistas para um mercado competitivo.

Formação em moda no Senac e as tendências do setor
O Senac-RS está sempre atento às movimentações do mercado. “Nossos docentes atuam na área e trazem constantemente referências atualizadas, participam de eventos, feiras e acompanham publicações nacionais e internacionais. Além disso, mantemos o diálogo constante com empresas e profissionais do setor para entender as demandas reais do mercado. Isso tudo se reflete nos conteúdos das aulas e nas atividades práticas que propomos aos nossos alunos”, explica Natálya.
Outro fator que distingue a formação de Moda do Senac-RS são os projetos práticos e desafios reais realizados pelos alunos durante o aprendizado. A especialista concorda. “Sim, e esse é um dos grandes diferenciais da nossa formação! Ao longo dos cursos, os alunos participam de projetos integradores, desfiles, coleções autorais, desafios criativos, atendimentos a clientes reais e visitas técnicas. Essa vivência proporciona uma conexão direta com o mercado e prepara os estudantes para os desafios reais da profissão. Além disso, estimulamos muito o trabalho em equipe e a troca de experiências entre os colegas, o que enriquece ainda mais o processo de aprendizagem”, destaca Natálya.
A importância de montar um portfólio
O portfólio é uma ferramenta essencial para quem trabalha com a indústria criativa e, consequentemente, com a área da moda. Ele é o cartão de visitas do profissional— um espaço onde se pode mostrar o estilo, processos criativos e suas habilidades técnicas. A coordenadora destaca que, ao incentivar essa prática desde os primeiros trabalhos, contribui-se diretamente para a preparação dos alunos para o mercado de trabalho — permitindo que acompanhem sua própria evolução e se sintam mais preparados para processos seletivos, entrevistas ou mesmo para atuar como profissionais autônomos. “Um bom portfólio abre portas e transmite profissionalismo”, resume.

Habilidades para encarar um mercado competitivo
Por fim, vale dizer que no Senac-RS os alunos são preparados para desenvolver habilidades que, no caso dos cursos de Moda, vão além do design. Durante as aulas, também são incentivados para o empreendedorismo, gestão e marketing. “A formação no Senac não se limita ao desenho e à criação. Acreditamos que um bom profissional de Moda precisa entender de gestão, empreendedorismo e marketing para conseguir se destacar no mercado. Por isso, temos diferentes oportunidades de cursos que trabalham estes temas ao longo da formação, com foco em planejamento de coleção, precificação, branding, comunicação, vendas e até no uso das redes sociais como ferramenta de trabalho. Isso tudo dá ao profissional ainda mais autonomia e visão estratégica, seja para abrir o próprio negócio ou para atuar em empresas do setor”, conclui Natálya.
E você? Gosta de Moda? Quer se capacitar na área? O Senac-RS oferece vários cursos no segmento, inclusive graduação. Para saber mais acesse o site, busque o curso que mais tem a ver com o que você quer e não perca tempo: faça sua inscrição!