Guia completo: cuidados com a pele e cabelos em casa
Os salões de beleza e barbearias já podem reabrir após muito tempo fechados em razão das medidas de prevenção à Covid-19 em muitas cidades. Porém, muitas pessoas seguem com procedimentos de autocuidado em casa, e é aí que mora o perigo: tem gente seguindo “receitas” nada indicadas pelos profissionais sérios e responsáveis. Por isso preparamos esse Guia completo: cuidados com a pele e cabelos em casa.
“Cuidado com as dicas caseiras. Aquelas receitas que a vovó dizia que eram boas para a pele funcionam realmente? Nem sempre! Várias tentativas podem dar errado e até mesmo causar problemas sérios”, alerta a docente da área da Saúde e de Estética do Senac Canoas, Márcia Warken.
No caso dos cabelos, organizamos um e-book especial para você. É o Guia para deixar seu cabelo lindo e hidratado. Ele foi preparado especialmente pelas cabeleireiras do Senac-RS que sabem TU-DO de cuidados com os fios. A Vitória Guimarães e a Bruna Rúpolo foram alunas do Senac-RS e representantes do Brasil na WorldSkills – maior competição de educação profisisonal do mundo, sendo que ambas trouxeram medalha de Excelência para o Brasil!
Clique aqui na imagem abaixo e acesse!
Agora, se a sua preocupação é com a pele, nós também preparamos dicas essenciais para você não fazer nada de errado em relação aos cuidados com a pele em casa! Confira abaixo.
Receitas nada boas para a peles
Entre as receitas caseiras que Márcia já viu resultarem em desastres estão as com o uso de azeite de oliva, de vitamina C in natura e de limão no rosto e no corpo. Acredite: há vídeos na internet ensinando a fazer máscara com limão, o que pode ocasionar sérios danos à pele. “A fruta causa queimaduras em contato com o sol e pode deixar manchas escuras para sempre. Outro exemplo são os esfoliantes naturais como açúcar cristal e outros produtos abrasivos utilizados com intuito de afinar a camada córnea da pele. Só que o uso inadequado, com pressão exagerada, pode causar lesões, manchas e efeito rebote no que diz respeito à oleosidade, que é a proteção da pele”, afirma.
Mitos e verdades sobre cuidados com a pele do rosto
A aplicação de produtos inadequados no rosto e suas consequências ocorre muito devido à propagação de mitos, conceitos que, de tão repetidos, acabamos julgando como verdade. Abaixo, a especialista Márcia Warken desvenda algumas das afirmações mais comuns a respeito dos cuidados com o rosto:
Não preciso usar protetor solar, já que fico em ambiente fechado
MITO. Use protetor solar facial SEMPRE, mesmo em um ambiente fechado como escritório ou até mesmo em casa. A luz que emana dos computadores, tablets, celulares e demais eletrônicos é prejudicial para a saúde da pele. Portanto, use e não esqueça de passar mais de uma vez ao longo do dia.
Qualquer creme de rosto serve para mim
MITO. Cuidado: nem tudo que faz bem para a vizinha é bom para você! Existem diferentes tipos de pele: mista, oleosa, seca e normal. São várias especificidades (sensível, espessa…) e fototipos (mais claras, morenas, negras…) e por isso não podemos usar e nem arriscar qualquer produto, seja industrializado ou caseiro.
O frio resseca a pele
VERDADE. O clima frio e seco faz com que a camada externa da pele encolha, fazendo com que uma textura seca e escamosa apareça muitas vezes. Aliás, no inverno, as mãos e as bochechas são as partes do corpo que mais sofrem com as baixas temperaturas por serem as áreas mais expostas, e esse encolhimento das células prejudica a hidratação natural da pele.
Pele oleosa não resseca, nem com o frio
MITO. Pele oleosa pode ressecar sim, especialmente com as baixas temperaturas. Mas é preciso ter cuidado na hora de hidratar a pele oleosa: os hidratantes tem que ser oil free ou então loções específicas para o tipo de pele.
Beber água interfere na minha pele
VERDADE. A hidratação é fundamental para uma pele do rosto bonita e saudável. Aliás, se hidratar é bom para o corpo todo. Por isso, beba muita água. O indicado é 35 ml de água para cada quilo de peso corporal.
Cosméticos para o rosto são caros
DEPENDE. Existem cosméticos para todos os bolsos. O importante é reconhecer o tipo da sua pele e identificar o produto mais apropriado, mas nem todos os cosméticos são caros. Hoje há diversas marcas e linhas com diferentes valores.
Então, aqui ficam as dicas infalíveis para cuidar da sua pele:
– Beba água. A quantidade adequada é de 35 ml por quilo ao dia e sua pele agradece;
– Higienize a pele com sabonete específico para a área do rosto;
– Hidrate com produto específico para seu tipo de pele – pele seca, mista, oleosa, pele sensível ou mais espessa;
– Use fotoprotetor ainda mais agora que vivemos sob intensa exposição digital.
E se eu quiser usar alguma máscara, existe alguma que eu posso fazer em casa? Sim. As máscaras com mel e clara de ovo são as mais comuns. Confira abaixo a aplicação correta.
Máscara de mel: além de hidratar, dá uma leve esfoliada e deixa a pele sedosa.
Como aplicar: lave o rosto com um sabonete apropriado e aplique o mel. O tempo de 20 minutos é suficiente para a pele absorver e a máscara agir. Remova a máscara com água corrente, em temperatura ambiente.
Máscara com clara de ovo: muito cuidado com essa máscara: a albumina da clara tem efeito tensor e é clareadora, mas em algumas peles mais sensíveis pode provocar ardência. Se arder e der a sensação de “calorão”, retire imediatamente – isso significa que a pele está muito desidratada. Se não conhece sua pele, melhor não usar.
Como aplicar: mesmo processo da máscara de mel, porém retire imediatamente caso sinta os sintomas citados acima.
Veja também:
Passo a passo rápido de como cuidar da pele em casa