Jovem Aprendiz Senac-RS: quilombola se destaca na área de T.I.

Na maioria das vezes, o caminho para ingressar no mercado de trabalho é difícil e cansativo para os jovens. 🏃 🏃🏿‍♀️ Entretanto, há alternativas que podem facilitar a vida de quem procura uma primeira oportunidade.  É o caso do Programa Jovem Aprendiz, que transformou a vida de um jovem quilombola que hoje trilha seu caminho na área da T.I. 👩🏿‍💻 Quer se inspirar e conhecer de perto essa história? Leia esse post!

jovem aprendiz TI

Como funciona o Programa Jovem Aprendiz?  

Programa Jovem Aprendiz é uma ferramenta de inclusão social voltada para adolescentes e jovens de 14 a 24 anos de idade que buscam a tão sonhada primeira vaga de emprego. 😍💰🧑🏿‍💼

A iniciativa é regulamentada pela Lei de Aprendizagem 10.097/2000, a qual determina que as empresas incluam formalmente jovens no seu quadro de funcionários por meio de um contrato de trabalho de prazo determinado.  

Para participar do programa é preciso estar matriculado e frequentando a escola regular ou ter concluído o ensino médio. A empresa realiza o processo seletivo e encaminha o jovem para matrícula no Senac. A partir do início do contrato, o aprendiz alterna jornadas de aprendizado na escola e atividades da prática profissional na empresa. 

Do quilombo ao Tech: o impacto do Programa Jovem Aprendiz 

Willian da Silva Meireles, 18 anos, morador do Quilombo dos Flores, Zona Sul de Porto Alegre, sempre sonhou em ser jogador de futebol profissional, como muitos brasileiros. Mas a vida e as oportunidades o levaram para os outros campos: o da T.I. ⚽️💻

No segundo semestre de 2021, o jovem ingressou no Programe seu Futuro, uma iniciativa de Aprendizagem Profissional, com ênfase em Programação de Sistemas no Senac Tech.  

Anteriormente, o estudante já havia feito outros cursos, como Excel e Photoshop, mas considerava seus conhecimentos ainda rasos. Ele também não conhecia a pluralidade da área da T.I. Mas a oportunidade de ser Jovem Aprendiz em uma  empresa especializada em Segurança da Informação trouxe novos desafios e expectativas para o futuro do menino quilombola.  

🗣 “Acredito que não teria lugar melhor para eu começar, pois na Safeweb sempre houve profissionais que me orientaram e orientam até hoje. A empresa, em meio a tudo isso, teve um papel fundamental, pois eu pude aplicar na prática todos aqueles conhecimentos que vinha adquirindo no Senac”, relembra Willian, que hoje atua como Desenvolvedor de Software e já renovou seu contrato de estágio pelo terceiro ano seguido com a empresa. 

jovem aprendiz T.I.
Willian e sua mãe Geneci Flores

Alto desempenho e comprometimento  

De acordo com a pesquisa da Fundação Roberto Marinho, 68% dos brasileiros que participam da aprendizagem profissional conseguem empregos no mercado formal. 👏🏻 “O Willian foi um aluno muito comprometido com o curso, realizou todas as atividades que foram propostas, estava sempre disponível para ajudar os colegas e compartilhar seu conhecimento”, comenta o docente do Senac Tech, Miguel Angelo Matiolla.

Já a docente do Senac Tech, Patricia do Couto Borges, ressaltou o comprometimento de Willian, que executava tarefas com cuidado. “Adaptou-se às necessidades, condições e responsabilidades das atividades. Produziu mais do que o esperado, sempre foi pontual e assíduo. Ajudou e orientou os colegas. Alcançou níveis ótimos de desempenho e performance em apresentações de atividades”, enfatizou. 

Do Senac Tech à universidade 

Geneci Flores, mãe solo de três meninos e líder do Quilombo Flores, recorda das dificuldades que ela e o rapaz enfrentaram. Mas também lembra que sempre incentivou o filho a não desistir de estudar e conquistar os seus objetivos. “Sou muito grata ao Senac-RS e a projetos como esse, que promovem oportunidade aos jovens para a entrada no mercado de trabalho, e também a se esforçarem por um futuro melhor”, disse ela emocionada. 💛💙💜  

Sem contar para a mãe, Willian se inscreveu e prestou vestibular para o Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e foi aprovado. 🤭 Além disso, recentemente, o jovem recebeu uma ótima notícia: a empresa Safeweb irá custear a sua faculdade em reconhecimento ao empenho e destaque na área da T.I. “Ainda estou no início da faculdade, mas já estou gostando. Meus objetivos são me profissionalizar cada vez mais e me tornar um Desenvolvedor Pleno Full Stack”, afirmou.  

Geneci conta que Willian sempre foi um menino dócil, inteligente, com empatia e generoso. 🥰 “O Willian está aí lutando pelos seus espaços e ele sabe que não é só a família que acredita nele. Seus sonhos podem dar certo graças às oportunidades que ele recebeu”, ressalta a mãe orgulhosa do filho jovem aprendiz em T.I.  

Inspiração para outros jovens  

Por fim, Willian deixa um recado para outros jovens como ele: “meu conselho seria para aproveitarem cada oportunidade que tiverem. E se é na área de tecnologia que querem se desenvolver que sigam firme, pois a T.I necessita de profissionais, então vaga não irá faltar. Basta se esforçar, se dedicar e se profissionalizar”, aconselha. 💪 

Se encantou e se inspirou com a história Willian? Não perca tempo, conheça mais sobre o Programe seu Futuro e seja um Jovem Aprendiz da área de T.I. Mais informações, acesse o site www.senacrs.com.br ou acompanhe o Senac-RS nas redes sociais.  

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos! 😉 

jovem aprendiz TI

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

One thought on “Jovem Aprendiz Senac-RS: quilombola se destaca na área de T.I.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *