Jovem, aproveite o final de ano para se capacitar
Já estamos na primavera, daqui a pouco é Natal e Reveillon e logo listaremos as tais metas para o próximo ano. Que quase nunca são cumpridas, né! Para não correr o risco de querer e não fazer, não deixe para 2025 o que você pode fazer ainda em 2024. O futuro começa agora e essa reta final pode ser uma excelente época para começar um novo capítulo. Então, siga o nosso chamado: jovem, fique ligado em capacitações para o final do ano!
O docente Guilherme Cardoso, da Aprendizagem do Senac Comunidade, destaca que sempre é tempo de colocar em ação nossos objetivos.
Currículo atualizado e expansão da rede de contatos
Guilherme afirma que é comum que em setembro nossa energia para cumprir metas já esteja no fim. “Com a juventude, isso é ainda mais evidente pois são períodos de provas, formatura, ENEM, vestibulares, e se desmotivam fácil. Ainda na escola ou não, é importante lembrar que sempre é tempo para criar um plano de ações possíveis, ter uma disciplina para adquirir ou aprimorar novas habilidades comportamentais e técnicas.
Da mesma forma, nunca é tarde demais para atualizar o currículo. “Esse documento tem que ser uma motivação: ele é um espelho do momento atual, mas também daquilo que está faltando. É importante investir no próprio autoconhecimento para descobrir o que podemos aprimorar, conciliando com outros compromissos e demandas desse período. Se questionar: o que esse estudo, esse compromisso, agrega nas minhas habilidades?”, pergunta o docente.
Muitos cursos online e gratuitos são disponibilizados por diversas organizações, por isso é importante ficar atento. “Diferentes qualificações contribuem para o currículo e o autoconhecimento. No fim do ano também é comum ter muitos eventos familiares, entre amigos, na escola. Esses ambientes também podem ser interessantes para expandir a rede de contatos e obter novas chances”, completa.
Autoconhecimento e curiosidade
Perguntamos ao docente Guilherme o que é preciso para um jovem ir em busca de capacitação neste último trimestre no ano. A resposta? Investir no autoconhecimento e ser curioso em relação a si mesmo (a). “Ao ser um espelho do momento, o currículo nos evidencia também a parte comportamental que devemos aprimorar, não apenas nossa experiência profissional e habilidades técnicas. Sem curiosidade, pouco vamos além. Os aspectos do nosso comportamento, as tão faladas soft skills são aquilo que nos mantém no mercado de trabalho e permitem o desenvolvimento. Ou seja, um pensamento voltado a resolver problemas, exercer plena comunicação, a empatia com o outro, fortalecer a inteligência emocional, criar uma boa gestão do tempo e disciplina, entre muitas outras atitudes e habilidades”, aconselha.
A partir daí, Guilherme diz que se consegue traçar um plano de ações e segui-lo com disciplina. Sempre sabendo distribuir o tempo naquilo que deve ser melhorado, seja algo mais técnico como conhecimentos em informática ou idiomas, ou mais comportamental, como gestão do tempo e comunicação. “Sem curiosidade, não se sabe o que precisa aprimorar. Vamos treinando essa curiosidade à medida que temos a disciplina de procurar conhecimento, gostando desse processo”, conta.
No fim do ano também estamos mais reflexivos, com o pensamento mais introspectivo, e isso pode gerar bons resultados para o autoconhecimento. “A juventude é um dos momentos de maior potência da vida, com experiências que trazem aprendizado: vivenciar e expandir isso por meio do autoconhecimento e da curiosidade muda a visão de si mesmo. É aí que os hábitos se transformam”, fala.
Aproveite o final de ano para se capacitar
A maioria das pessoas interrompe a busca por emprego em dezembro e a adia até o próximo ano. No entanto, buscar capacitação nesta época é uma boa oportunidade para começar o novo ano. Isso porque as empresas estão construindo seu planejamento para o próximo ano e estão sim à procura de quem vai compor o quadro. Nesse período são criados novos processos e cargos.
“As vagas de aprendizagem não cessam, estão sempre se renovando. Investir em capacitação nos motiva a procurar novos objetivos. Além disso, nosso Estado está atravessando um período de reconstrução, desenvolvendo novas estratégias para enfrentar os desafios atuais, e o olhar atento da juventude será fundamental para moldar esse futuro. O mercado de trabalho tende a se aquecer no final do ano, não apenas com as vagas temporárias, mas, neste ano em particular, com o impulso gerado por esse processo de reconstrução. Com a ampliação do Programa Senac de Gratuidade, centenas de novas oportunidades de capacitação em cursos técnicos gratuitos estão sendo disponibilizadas, renovando as chances de crescimento profissional”, pontua Guilherme.
João Canedo, aluno do curso Técnico em Guia de Turismo no Senac, acha uma boa ideia iniciar uma capacitação nessa época do ano. “Fui Jovem Aprendiz no Senac Comunidade em 2023 e atualmente estou cursando o Técnico em Guia de Turismo. A experiência de estudar na instituição tem sido extremamente gratificante para mim. No início do ano, eu não tinha expectativas de retornar aos estudos, mas a oportunidade que surgiu me motivou a seguir em frente. Acho incrível que o Senac ofereça cursos ao longo do ano, especialmente de forma gratuita, pois isso proporciona a chance de aprendizado para muitas pessoas. Hoje, como colaborador e aluno, posso afirmar o quanto é inspirador testemunhar as transformações na vida de diversas pessoas que aproveitam essas oportunidades”, comemora.
Momento propício
Quais cursos um jovem pode encontrar nessa época do ano que podem ajudá-lo no mercado de trabalho? “Sempre menciono aos meus alunos que conhecer a área de Recursos Humanos é necessário em todo cargo e organização, e da mesma forma sugiro a área de Gestão de Pessoas. O aprendizado em Marketing, Administração ou Serviços Administrativos também abre muitos caminhos. O mercado de trabalho está permanentemente em busca de inovação e o momento é propício já que diversas áreas do conhecimento estão criando cursos de formação com esse olhar, integrando novos saberes. Essas áreas de conhecimento que mencionei sempre chamam a atenção no currículo e tem ampla oferta pelas instituições, como o próprio Senac. Do ponto de vista comportamental, cursos e formações voltados para o desenvolvimento da Inteligência Emocional são sempre ótimos exemplos, bem como o aprendizado em técnicas de comunicação”, lista Guilherme.
Então você já sabe. Não deixe para depois o que pode ser feito agora. As escolas Senac-RS têm cursos de várias áreas com inscrições abertas o ano todo, incluindo as turmas dos programas Jovem Aprendiz e PSG – Programa Senac de Gratuidade. A oportunidade é você quem faz. Acesse o site do Senac-RS e confira os cursos ofertados!