LeveMente: programa de atenção psicossocial para jovens

No ritmo acelerado do mundo de hoje, os desafios emocionais dos jovens estão cada vez mais evidentes. Pensando nisso, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac criou o Programa LeveMente, uma iniciativa que une educação em saúde mental e promoção de direitos para adolescentes e jovens aprendizes.

Desde dezembro de 2024, o LeveMente ampliou seu atendimento presencial para oito escolas do Senac-RS: Santa Maria, Caxias do Sul, Passo Fundo, Pelotas, Canoas, Gravataí, Novo Hamburgo e Porto Alegre, onde o projeto teve início. O programa conta com uma equipe interdisciplinar do Senac e do Sesc, garantindo um suporte mais amplo aos estudantes. Baita iniciativa, né?

Conforme a assistente social da Gerência de Educação Profissional do Senac-RS, Aline Tavares, o LeveMente é fundamental para a conscientização sobre direitos sociais e saúde mental.

“O programa combina as competências do Sesc-RS e do Senac-RS para qualificar o Programa de Aprendizagem Profissional. Com uma abordagem psicossocial, acolhemos os aprendizes de forma integral, considerando suas realidades e atuando preventivamente em situações de vulnerabilidade”, explica Aline.

Além disso, o projeto promove ações coletivas para educar e sensibilizar os jovens sobre saúde mental e cidadania. A ideia é que os aprendizes se tornem multiplicadores de conhecimento em suas comunidades. O trabalho também fortalece parcerias com serviços de saúde, educação e assistência social, facilitando o encaminhamento e atendimento às famílias dos estudantes quando necessário.

Para o psicólogo da Gerência de Assistência e Saúde do Sesc-RS, Guilherme Mobarack, o LeveMente é mais do que um programa. É, acima de tudo, um espaço de acolhimento, escuta ativa e desenvolvimento pessoal.

“Essa iniciativa realiza ações interdisciplinares de caráter educativo, no âmbito da promoção, prevenção e controle social da saúde. Ela busca a ampliação da autonomia, dos conhecimentos e habilidades para o autocuidado. Queremos pensar e promover saúde integral, levando em consideração que saúde não quer dizer a ausência de doenças, mas está diretamente influenciada pelo acesso aos direitos”, explica.

De acordo com Mobarack, a metodologia utilizada compreende a valorização da autonomia, conhecimentos e habilidades. “Queremos ofertar informação qualificada, mas sem desvalorizar o que já foi experimentado e aprendido por eles. A percepção de que as experiências de vida dos aprendizes impactam no seu aprendizado, na sua transição para a vida adulta e na sua responsabilidade como indivíduo é o compromisso desse trabalho. Entende-se que a realização viabiliza ao jovem um olhar para o futuro com esperança”, destaca.

Além das ações presenciais, o LeveMente lançou uma plataforma digital. A ferramenta tem conteúdos sobre saúde integral e desenvolvimento pessoal das juventudes, destinada apenas aos estudantes do Senac-RS. A proposta é complementar as atividades do programa, considerando a pessoa aprendiz em sua totalidade. Entre os conteúdos, há temas como juventudes, sexualidade, projeto de vida, depressão e ansiedade. 

O Senac realiza o Programa Jovem Aprendiz em parceria com empresas, capacitando e incluindo jovens no mercado de trabalho. A iniciativa promove a inserção de jovens de 14 a 24 anos incompletos no mercado de trabalho. Não há limite de idade para pessoas com deficiência. Os participantes são contratados pelas empresas e matriculados no Senac, onde alternam jornadas de aprendizado entre a instituição e o ambiente profissional. Esse modelo garante uma formação completa e alinhada às exigências do mercado.

Acesse o link e saiba tudo sobre esse programa que certamente pode oferecer oportunidades que mudam vidas!

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *