Mitos e verdades sobre queda de cabelo
Primeiramente, precisamos esclarecer um fato: apesar de gerar desconforto e estranheza, principalmente para as mulheres, a queda de cabelo é um processo natural do corpo humano. Por isso, em média, pelo menos 100 fios são perdidos durante o dia.
Você sabia que entre 20 e 30 anos, a cabeça humana tem, em média, 615 fios por centímetro quadrado, o que significa 150 mil fios, aproximadamente? Em seguida, dos 30 aos 50, o número cai para 485 fios e vai diminuindo lentamente.
Porém se você tem dúvidas se fazer determinados processos ou manter certos hábitos ajudam a aumentar na queda de cabelos, esse post é ideal para você. Nesse sentido, quem desmistifica algumas crenças sobre a queda de cabelos e dá dicas para manter os fios saudáveis é a docente da área da Beleza do Senac Centro Histórico, Vitória Guimarães. Confira:
O que provoca queda de cabelo?
Desde já é preciso compreender que a queda pode ter várias causas. Apesar de ser um processo natural, a queda de cabelo pode acontecer pelo uso excessivo de produtos químicos e ferramentas térmicas no geral. Portanto, o ideal é procurar o auxílio de um dermatologista para identificar a causa e saber o tratamento certo para o seu problema.
Se arrancar um fio de cabelo, nascem vários no lugar?
Isso não é verdade. Em suma, se você arrancar fios acreditando que irão nascer vários no lugar. Como resultado, você pode prejudicar o bulbo com o tempo e começar a perder fios.
Lavar os cabelos todos os dias acentua a queda de cabelo?
Não, pelo contrário. Em síntese, estudos indicam que, para evitar queda dos fios, o ideal é lavar o cabelo com frequência.
É verdade que o cabelo “enjoa” do shampoo e do condicionador com o tempo?
Não. Os nossos fios têm necessidades momentâneas. Em síntese, determinado produto já cumpriu com o seu papel, não que ele deixe de fazer efeito. No entanto é melhor intercalar com outros ajustando à necessidade do momento dos fios. Seja como for, o tratamento com uso de produtos para hidratação e nutrição dos fios é essencial para uma manutenção contínua.
Dica para evitar a queda de cabelo
Por fim, para cabelos fortes e saudáveis, devemos lembrar da importância de uma alimentação saudável e rica em nutrientes como ferro, zinco, vitamina E, D e do complexo B.
Veja também
Essencial Beleza: dicas para cuidar dos cabelos no verão
Guia completo: cuidados com a pele e cabelos em casa
Profissão cabeleireiro: por onde começo?
Extra: Guia para deixar o cabelo lindo e hidratado