Quer ser um profissional de tecnologia? Veja como começar
No decorrer deste ano já se sabe que os profissionais de Tecnologia da Informação ganharam ainda mais relevância na vida das pessoas e das organizações. Para quem tem interesse ou ingressou há pouco tempo na área, o coordenador da área de Tecnologia da Informação do Senac Caxias do Sul, Paulo Pasqual, dá algumas dicas. Veja abaixo como tornar-se um profissional de tecnologia.
1) Busque conhecer a área antes de ingressar de verdade
Isso significa estudar por conta, conhecer o que é programação e outras áreas de trabalho em TI; assistir vídeos e conversar com profissionais da área. Verifique se você se identifica com o trabalho e com a rotina. Se a resposta for sim, é hora de ir para o passo 2.
2) Procure uma formação
Existem muitos cursos no mercado para quem quer ingressar em TI. É importante investigar exatamente o que cada um oferece para observar as vantagens e desvantagens. Depois de escolher o curso certo é importante ter em mente que a formação é contínua e o profissional precisa estar sempre estudando novas tecnologias.
3) Aposte na qualificação contínua para além de qualquer formação!
Nenhum curso técnico ou superior ensina tudo e, evidentemente, não há como um curso abordar todos os conhecimentos fundamentais para uma área. Até porque, com o passar do tempo, esses conhecimentos se modificam. Então, o grande diferencial do profissional da área é focar na formação continuada, buscando o máximo de conhecimentos além do que é oferecido no ensino técnico ou superior.
Para finalizar, Pasqual não esqueceu daqueles que já estão atuando na área e que desejam crescer na profissão. Veja as sugestões do docente:
4) Como falei antes, formação continuada é um requisito para o profissional de TI
Então estar sempre estudando e se qualificando é fundamental para o crescimento.
5) Aposte nas soft skills
Ou seja, o profissional de TI de hoje não pode ficar limitado às competências técnicas, ele precisa ter sobretudo competências socioemocionais: saber se relacionar, trabalhar em grupo, ser proativo e ter inteligência emocional. Isso tudo fará a diferença na carreira de qualquer profissional da área de TI.
6) Procure qualificação na área de gestão
Muitas grandes oportunidades na área de TI não estão diretamente ligadas ao desenvolvimento e sim à gestão de grandes projetos de TI que demandam experiência na área de tecnologia da informação, mas sobretudo experiência em gerir equipes.
Nesse sentido, conhecer métodos ágeis como o Scrum, por exemplo, é fundamental para o crescimento.
Mas será que com a retomada das atividades, o mercado de trabalho para quem atua na área da TI seguirá em alta? Para o docente e coordenador dos cursos de TI, sim. “O fato de as pessoas terem que trabalhar em suas casas e consumirem cada vez mais tecnologia estimulou o crescimento das empresas de TI. Além disso, a pandemia não impactou diretamente no desenvolvimento de sistemas, porque os profissionais seguiram trabalhando”, afirmou.
Porém, Pasqual acredita que se a pandemia acelerou o surgimento das boas oportunidades de trabalho muitos profissionais não estavam preparados ou não tinham domínio de tecnologias necessárias para manter o trabalho realizado na empresa com a mesma qualidade em casa. “Por outro lado, muitos estavam preparados e utilizaram dessa possibilidade para mostrar que é possível realizar um bom trabalho sem necessariamente estar presente na empresa.
“Para os profissionais de TI, na minha opinião, não houve problema porque essa já é uma rotina comum para quem trabalha nessa área. Embora a empresa seja o lugar “oficial” de trabalho, muitos programadores e outros profissionais viajam para suprir demandas das empresas e seguem trabalhando com seus pares a distância”, explicou.
Veja também:
Networking: confira 10 dicas para potencializar a sua carreira
Dez características que o profissional do futuro precisa desenvolver