“Quero me tornar um exemplo a ser seguido por outros competidores”
Conheça o egresso do UniSenac – Centro Universitário Senac-RS, Josselan Cardoso Fioravanti, que representará o Rio Grande do Sul na ocupação de Serviços de Restaurante na etapa nacional das Competições Senac de Educação Profissional. ?
Natural de Porto Alegre, mas residente de Alvorada, na região metropolitana, Josselan Cardoso Fioravanti, é formado pelo UniSenac – Centro Universitário Senac-RS. Ele irá representar o Rio Grande do Sul na ocupação de Serviços de Restaurante na etapa nacional das Competições Senac de Educação Profissional. O evento será em Vitória, entre os dias 22 e 28 de outubro. Os mais bem colocados na etapa terão a oportunidade de representar o Brasil na WorldSkills, em 2024, a maior competição de educação profissional do mundo. ?

O início
Filho de Jusserlan Fioravanti e de Luciana Aparecida do Nascimento Cardoso, e criado com 3 irmãos, o estudante cresceu vendo seu pai atuando na área de eventos. ? Apesar de admirar, demorou para ingressar no ramo. “Um dia, meu pai me convidou para ajudá-lo em um evento, mas na época rejeitei, pois ainda estudava”, lembra. Mas após concluir os estudos, Josselan foi apresentado de forma oficial ao mundo dos serviços de restaurante. E começou a acompanhar o seu pai nos trabalhos extras. “Neles, tive a oportunidade de conhecer muitas pessoas e aprendi a me adaptar a situações extraordinárias, criando apreço pela área”, relata.
Foi a vontade de aprender e continuar os estudos que trouxe o estudante até o UniSenac. Através do Programa Senac de Gratuidade (PSG), ele concluiu o curso de Garçom, em 2022. ? “Logo vi que era uma grande oportunidade de me aprofundar na área e aprimorar ainda mais meus conhecimentos para me destacar como profissional”, ressalta.
Uma grande dificuldade: os pequenos detalhes
O treinador Felipe Rodrigo Soares recrutou Josselan para participar das Competições Senac de Educação Profissional, por sua experiência anterior com as atividades exercidas. Com uma rotina corrida, o aluno começou a conciliar os estudos e os treinos. “Era cansativo, mas me preparou para ser o que sou hoje”, enfatiza. ??♂️
O competidor tem um cronograma diversificado. São 8 horas de treino, de segunda a sexta-feira. “Com uma agenda de constantes atividades, avaliações e feedbacks, ele aprimora suas habilidades em tópicos como bar, barista, jantar casual, jantar fino e banquete”, explica Felipe.
“No mise en place (montagem de mesa), por exemplo, são avaliados até os mínimos detalhes. ? O alinhamento da toalha, talheres, taças e guardanapos. E é exigida perfeição, sem contar a pressão do cronômetro. Pois todas as provas contam com um tempo limite para entrega”, conta.
Mas vale a pena. Josselan enfatiza: “valorizo muito o conhecimento que estou adquirindo durante as Competições. ? Contamos com o apoio da Fecomércio-RS através de cursos, oficinas, palestras e muitas outras oportunidades de evolução”.
Na questão técnica e teórica, o treinador conta que Josselan destaca-se por ser calmo e não se abalar com eventuais erros. “O competidor consegue lidar com maestria em situações de dificuldade. Por isso, acredito que ele tenha total potencial de subir ao pódio”, conclui o treinador. ?

Motivações e próximos passos
Com determinação, o aluno prioriza não perder o foco nos treinos, mesmo em momentos de descanso. ? “Quando venci a etapa regional, fui treinar no outro dia. Quando muitas pessoas tiraram férias de Natal ou ano novo, eu treinei. Para se manter no topo é preciso estar em forma”, recomenda. Ele afirma: “quero me tornar um exemplo a ser seguido por outros competidores”.
A rotina de preparação para as Competições é desafiadora, mas Josselan evidencia que o apoio dos colegas torna essa jornada mais leve. ? “Tenho muito orgulho de representar o Estado na ocupação de Serviços de Restaurante, e não conseguiria me destacar tanto sem a incrível estrutura de apoio que tenho recebido, tanto em termos de treinamento quanto com a assistência dos colegas”, ressalta.
Além disso, em relação aos seus objetivos, o jovem aponta sua busca incessante pelo aprimoramento das habilidades. “Posso não ter as ambições mais grandiosas ou inspiradoras, mas meu desejo de aprendizado é forte e estou sempre em busca de melhorias”, conclui ele.
Como funcionam as Competições Senac de Educação Profissional
✅ Três etapas compõem as Competições Senac de Educação Profissional, tanto na categoria Recepção de Hotel, quanto nas outras: escolar, regional e nacional. Elas funcionam como seletivas, ou seja, os vencedores da etapa escolar encontram-se na estadual; os medalhistas da estadual representam o RS na etapa brasileira. E os ganhadores representam posteriormente o país na competição internacional WorldSkills.
Durante as provas – tanto das Competições de Educação Profissional, quanto da WorldSkills – os alunos são avaliados em simulações de contextos reais da profissão. Saiba mais em www.senacrs.com.br/competicoes. ?
