Cursos gratuitos Senac: saiba como iniciar uma qualificação sem custo para alavancar a sua carreira

Em um país no qual 35,9% dos jovens fazem parte da geração “nem-nem”, ou seja, pessoas com idade entre 18 e 24 anos, que não trabalham e nem estudam, de acordo com dados do relatório Education at a Glance 2022 em parceria com OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), fazer uma capacitação e estar constantemente qualificado pode ser o grande diferencial para se destacar no concorrido mercado de trabalho. Poder fazer uma capacitação de qualidade e, ainda por cima sem custo, melhor ainda. Não é? Para mudar esses dados alarmantes da OCDE e atender aquela parcela da população que não consegue arcar financeiramente com um curso, mas precisa de qualificação para mudar de vida, o Senac-RS oferece o Programa Senac de Gratuidade – PSG. De acordo com a coordenadora do Programa no Rio Grande do Sul, Maria Augusta Kampf, o PSG atende cerca de 19 mil estudantes por ano, por meio de cursos de diferentes níveis e modalidades de ensino. 

“O Programa Senac de Gratuidade pode ser a porta de entrada para jovens que precisam da sua primeira experiência profissional, além daqueles que querem e precisam se qualificar para se destacar frente à concorrência. Fazer parte do Programa pode ser o diferencial para mudar a vida de centenas de famílias por meio da educação profissional”, acrescenta.

Para quem está interessado em saber mais sobre as opções de cursos e começar uma qualificação gratuita, listamos as principais informações sobre o Programa. Confira:

Cursos alinhados com as exigências do mercado de trabalho

Entre as opções de qualificação, estão os cursos de Aprendizagem Profissional Comercial, Qualificação Profissional, Técnicos e de Aperfeiçoamento. As áreas prioritárias atendidas são: Comércio, Gestão, Tecnologia da Informação e Gastronomia.

“Todas as qualificações são pensadas para atender às principais demandas dos setores que representamos e formar profissionais capazes de atuarem em grandes empresas ou até mesmo empreender na área desejada”, destaca Maria Augusta. 

Com docentes experientes e ambientes de aprendizagem alinhados com as exigências profissionais, ​as formações são eficazes para uma rápida empregabilidade ou recolocação no mercado de trabalho.​

Senac-RS oferece Programa Senac de Gratuidade em cada nível de ensino 

  • Aprendizagem Profissional Comercial: tem como objetivo inserir jovens de 14 a 24 anos no mercado do trabalho, conforme a Lei 10.097/2000 e oferece cursos de Aprendizagem Profissional nas áreas do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, em diferentes ocupações, de acordo com o curso escolhido.
  • Qualificação Profissional: voltados para os que desejam desenvolver as competências profissionais necessárias ao exercício de ocupações do mercado de trabalho, de acordo com os respectivos perfis profissionais de conclusão. Possuem a carga horária mínima de 160 horas.

  • Técnicos: tem como objetivo o desenvolvimento de competências profissionais necessárias ao exercício de uma profissão técnica de nível médio.
  • Aperfeiçoamento: voltados para os que desejam aprimorar sua atuação profissional ou atualizar competências e técnicas demandadas pelo mundo do trabalho, atendendo à perspectiva da formação continuada. Possuem a Carga Horária mínima de 15 horas.

Quase 20 mil formandos por ano

Oferecido para a comunidade desde o ano de 2008, a partir de um acordo com o Governo Federal, o Programa Senac de Gratuidade – PSG, tem o objetivo de oferecer inclusão social totalmente gratuita para a população de baixa renda. Anualmente, cerca de 19 mil pessoas passam pelo Programa no Rio Grande do Sul em cursos de educação profissional, da Formação Inicial ao Nível Técnico. 

“É o Sistema S entregando para a sociedade profissionais capazes de mudar as condições socioeconômicas de famílias inteiras, dando oportunidade de qualificação e trabalho para quem não tem acesso à educação”, lembra a coordenadora do Programa.

Quem pode se inscrever

Senac-RS oferece o Programa Senac de Gratuidade para pessoas de baixa renda. Ter baixa renda é um dos principais requisitos de acordo com cada curso ofertado. A renda familiar mensal per capita é calculada somando-se a renda bruta dos componentes do grupo familiar e dividindo-se pelo número de pessoas que formam esse grupo familiar. Se o resultado for até 2 salários mínimos federais, o candidato poderá concorrer a uma vaga no PSG.

Entenda quem compõe o grupo familiar 

Grupo familiar – corresponde ao próprio candidato e as pessoas que moram com ele, que usufruam da renda bruta familiar e tenham com o candidato algum grau de parentesco: pai, padrastro, mãe, madrastra, cônjuge, companheiro(a), filho(a), enteado(a), irmão(ã), ou avô(ó).

Como calcular a renda?

Para calcular a renda familiar por candidato e saber se você está dentro dos requisitos dos cursos, temos uma calculadora exclusiva do Programa no site.

Faça a sua simulação!

Como fazer a inscrição

As inscrições são abertas em diferentes períodos por meio de editais. Ou seja, o Senac-RS oferece o Programa Senac de Gratuidade ao longo de todo o ano. Todos os editais de inscrição em cursos do Programa de Gratuidade do Senac são disponibilizados diretamente no site. Cada edital tem um passo a passo para a inscrição, seleção e efetivação da matrícula.

“Cada edital tem os pré-requisitos exigidos em cada qualificação, seja da Aprendizagem ou de Nível Técnico, bem como as etapas de inscrição, podendo ser realizada de forma presencial nas escolas do Senac espalhadas pelo estado ou on-line. Basta ficar atento ao site e suas atualizações”, fala Maria Augusta.

Saiba o que os alunos do PSG falam sobre o Programa de Gratuidade do Senac

“O PSG é um momento especial, pois recebemos nossa primeira oportunidade profissional. Podemos dizer que é por meio dele que iniciamos nossa jornada profissional. É um momento que aprendemos muito sobre diversos assuntos e descobrimos nossos talentos e habilidades. É muito importante entender que aprendemos algo para a nossa vida, assuntos importantes e corretos para agregar no dia a dia. Eu aplico bastante do que aprendi no Senac: postura, ética, meus direitos, trabalho em equipe, comunicação, liderança, normas e leis, entre tantos outros ensinamentos.”

Yan da Silva Dias – aluno Senac Comunidade

“Tenho 21 e faço curso de Aprendizagem na área da Tecnologia da Informação no Senac. É muito gratificante fazer o curso de Aprendizagem, pois além da parte técnica, de informática e programação que aprendemos com os professores em sala de aula, também atuamos diretamente nas empresas e aprendemos toda a parte socioemocional, super importante para o mercado de trabalho e para o desempenho das nossas atividades.”

Guilherme Pereira Menezes – aluno Senac Tech

Ficou interessado e ainda tem dúvidas sobre o Programa? 

Se você ficou interessado e quer iniciar o quanto antes uma qualificação gratuita em uma das empresas mais conhecidas nacionalmente pela qualidade dos cursos oferecidos, confira o site e veja as principais dúvidas sobre o Programa.

Por meio do site do PSG, você pode ver todos os cursos com inscrições abertas nas escolas Senac do RS. Escolha o curso que tenha mais relação com o seu objetivo profissional, faça uma qualificação de qualidade totalmente gratuita e se destaque no mundo profissional.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

5 thoughts on “Cursos gratuitos Senac: saiba como iniciar uma qualificação sem custo para alavancar a sua carreira

  • 12 de dezembro de 2022 em 18:05
    Permalink

    Gostaria de saber se é online. Ou presencial.
    E se posso fazer na cidade que moro que também tem Senac
    Pelotas. Rio grande do Sul.
    Obrigada 😊

    Resposta
  • 13 de dezembro de 2022 em 13:40
    Permalink

    OI, boa tarde.
    Tenho 63 anos e adoraria poder cursar um de seus cursos do programa PSG. Tem limite de idade?
    Moro em Porto Alegre.
    Gostaria de saber quais os cursos oferecidos aqui.
    Muito obrigada.

    Resposta
  • Pingback: Gratuidades de Sesc e Senac ameaçadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *