Soft Skills: cinco competências fundamentais para o profissional de TI

Você sabe o que são as soft skills? 🤔 Elas são as competências relacionadas à personalidade do indivíduo e são determinantes para o sucesso profissional. Na área da Tecnologia da Informação não é diferente. Claro que as habilidades são relevantes para quem atua ou quer um espaço na área da TI, mas são as soft skills que diferenciam um profissional bom de um profissional ótimo.

“É muito mais fácil para uma empresa, por exemplo, treinar uma habilidade em tecnologia como uma linguagem de programação do que ensinar e mudar comportamentos de colaboradores. Por isso que as soft skills são um diferencial para os profissionais de TI, assim como em qualquer outra área”, conta o docente do Senac Cachoeira do SulAlcemar Pothin

Bora descobrir o que são, na prática, essas competências?  🎯 Confira as cinco soft skills mais importantes na área da Tecnologia da Informação, segundo o especialista:

soft skills técnico em informática

💬 Comunicação

Trabalhar com TI está diretamente ligado com comunicação, não somente com o computador através de códigos, mas também com humanos. É essencial manter uma comunicação interpessoal fluida e sem ruídos. O profissional de TI precisa conversar com colegas, equipes e muitas vezes com clientes. Além de participar de reuniões, alinhamentos e, inclusive, vender a ideia e os benefícios de seu projeto. Assim, saber se posicionar e explicar sua linha de raciocínio e interagir de uma forma mais eficiente é, com certeza, uma grande vantagem competitiva. 

🤯 Criatividade

O trabalho com tecnologia exige cada vez mais senso criativo e inovador, pois não queremos mais do mesmo, e sim, algo novo. O mundo tecnológico evolui rápido e precisamos estar sempre evoluindo com ele, trazendo novos produtos e soluções de alto valor agregado. Nesse cenário, desenvolver a criatividade pode fazer muita diferença na carreira de um profissional de tecnologia. 

💪 Resiliência

Precisamos encarar desafios, e isso inclui acertar e também errar. Mas ao errar, é necessário se adaptar. Aprender com os erros e chegar ainda mais rápido ao resultado. Não é o acerto que leva à excelência, mas o quanto estamos dispostos a aceitar o erro e aprender com ele, nos tornando mais assertivos e eficientes naquilo que fazemos.

🧠 Pensamento Crítico

O questionamento é uma constante na vida de um profissional de TI. Por vezes, ao desenvolver uma aplicação, por exemplo, o profissional se percebe analisando o que está fazendo de errado ou que pode ser melhorado em seu código. O pensamento crítico leva o profissional a ser mais estratégico e expandir a mente e forma de pensar. Além disso, auxilia a ver o que os outros não vêem e questionar o que os demais não questionam, podendo assim encontrar falhas e soluções mais rapidamente. 

soft skills técnico em informática

💆‍♂️ Inteligência emocional

Em qualquer que seja o ramo de atividade, existem ocasiões em que vivenciamos momentos de cobranças, e até mesmo de pressão, e precisamos estar preparados para enfrentá-los com calma e paciência. Não é fácil, mas precisamos treinar essas habilidades para que quando situações assim ocorram, não sejam tão desgastantes. Essa é mais uma das soft skills necessárias na área da Tecnologia da Informação.

A mudança de perfil 

Houve um tempo em que os profissionais da TI eram conhecidos por serem pessoas com dificuldade de interagir. O estereótipo associado à profissão era de um homem sentado em frente ao computador, quieto e solitário. Mas esse perfil preconcebido já não existe mais. 🚫

“Sim, essa realidade vem mudando a passos largos, devido à necessidade de comunicação entre equipes, com gestores e com clientes. Nem mesmo o trabalho remoto a reduziu, uma vez que a distância levou para o virtual a interação. 👩‍💻 Com a distância, é preciso manter um alinhamento mais preciso de tudo que está sendo trabalhado”, enfatiza Pothin. 

soft skills técnico em informática

Como desenvolver as habilidades? 

O docente destaca que aprender novas soft skills na área da Tecnologia da Informação é possível, sim! 🏃🏻‍♂️ “E diria ainda que necessário. Basta se conhecer melhor e identificar quais delas já são bem desenvolvidas, quais precisam ser melhoradas e quais se deseja adquirir. Partindo desse ponto, podemos mudar a nossa forma de pensar e agir, começando a desenvolver no dia a dia – de forma gradativa e constante – novas habilidades”, ele explica.

Sobre a constância, ele destaca: “é preciso de uma dose maciça de esforço. ⌛️ Digamos que você queira ter um corpo atlético e resolve ir para a academia. Não será em alguns dias que você verá o resultado esperado, mas ele está ali, se desenvolvendo, e, se você tiver persistência, logo terá chegado onde deseja”. 

Mas quando começar? Essa resposta é fácil. 💡 “Alguém aí já conseguiu aprendeu a programar sem escrever sequer uma única linha de código? Então, bora para o treino! Inicie hoje mesmo, coloque no seu cronograma diário o treino das habilidades que precisa desenvolver e vá a luta. Sempre que identificar a oportunidade de exercitar alguma de suas soft skills faça sem medo, pois é o exercício que te leva a se desenvolver e ser sempre melhor. Vale lembrar que a maior luta não é com os outros, mas sim com a gente mesmo”, Alcemar conclui. 

👨🏽‍💻 O Senac-RS oferta vários cursos na área da Tecnologia e em todos os níveis: técnicos, graduação, pós-graduação, extensão e EAD, além do Ensino Médio Senac integrado ao curso Técnico em Informática para Internet. Acesse o site, escolha seu curso e faça sua inscrição. 

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *