Termos da área de tecnologia em inglês

Tempo de leitura: 3 minutos

A sociedade vive rodeada de tecnologia. Dos celulares até os programas usados na venda da esquina, passando pelos complexos algoritmos para desvendar os mistérios do mundo. Seja por prazer, como nos vídeos games ou filmes, ou na ciência, a tecnologia está sempre presente. E, mais do que isso, é uma área que sempre está à procura de novos profissionais. E você conhece o significado dos principais termos da área de tecnologia em inglês?

De acordo com a docente do Senac Santa Rosa Raquel Fernandes, estima-se que a área de tecnologia no Brasil chegou a marca de mais de 35 mil profissionais. “Ou seja, isso revela que a TI superou a pandemia e que conseguiu manter um crescimento constante em 2020, sendo que 20% dos cargos abertos são para funções remotas. O maior número de vagas remotas das 15 categorias de empregos em alta”, ressalta Raquel, docente de Idiomas. 

Entre os cargos com mais oportunidades em aberto estão: engenheiro(a) de software, desenvolvedor(a) de backend, desenvolvedor(a) de jogos, desenvolvedor(a) de frontend, consultor(a) de design de produto, designer de interface do usuário, desenvolvedor(a) de web e analista de segurança cibernética. 

Entretanto, além do conhecimento da área para conseguir uma vaga de TI, outro fator que é fundamental para este setor é a língua inglesa. “É necessário estar preparado, não só por conta das oportunidades em multinacionais, mas também porque o inglês é a linguagem da programação e de tudo que envolve esse segmento. Se você quer estar por dentro das novidades do mercado, dos novos sistemas e programas é o inglês que vai te abrir as portas”, destaca a docente. 

Pensando nisso, a teacher Raquel listou as principais palavras utilizadas a todo momento, mas que nem sempre sabe-se o significado. 

APP – é o diminutivo de “application”, que é um programa de software comumente usado em smartphones e tablets. 

SMARTPHONE – termo usado para os celulares inteligentes, que são aparelhos que misturam funções de computadores com a possibilidade de baixar “apps” e telefone. 

BUG – quem nunca ouviu a expressão abrasileirada “bugou”? Bug originalmente significa um tipo de inseto, mas na área de tecnologia vai ser usado quando acontece um problema inesperado no software ou hardware do computador. 

HARDWARE – parte física do computador. 

SOFTWARE – é a parte que instrui e mostra como um computador deve trabalhar, contém o conhecimento e informações. 

BIT – é o diminutivo de “binary digit”. É a unidade mais básica em computação e comunicação. É a representação de uma combinação de dois elementos. Na programação seriam 1 e 0. 

COOKIES – são pequenos arquivos criados por sites visitados e que são salvos no computador do usuário, por meio do navegador gravam o arquivo no PC do usuário para personalizar a navegação. 

DOWNLOAD – é você receber, copiar, um arquivo de um sistema remoto, ou seja, de outro computador. Seria nosso famoso “baixar”. 

UPLOAD – É você enviar um arquivo ou cópia para outro computador, para uma “cloud” ou para ser drive. 

KEYWORD – é “palavra chave”. É o conjunto de palavras que definem um texto, artigo, vídeo, busca, etc. 

PASSWORD – é sua “palavra para passar”, ou sua senha em bom e velho português. 

LAPTOP – são os computadores de colo, tão erroneamente conhecidos no Brasil com notebook (que em inglês significa caderno). 

SCREENSHOT – são as fotos de tela, literalmente. 

SPAM – é uma gíria usada para “junk e-mail”. São aqueles e-mails enviados em massa para diferentes usuários, muitas vezes contendo vírus. 

REVIEW – são os comentários que você deixa dando sua opinião sobre um produto ou serviço de alguma natureza. 

RESTART – start significa iniciar, restart, reiniciar. 

SETTINGS – são as configurações dos equipamentos eletrônicos que são possíveis modificar de acordo com as preferências dos usuários. 

Mas, afinal, quais os melhores lugares para procurar emprego na área de tecnologia? 

Aqui vão algumas dicas da docente: 

Geek Hunter

Trampos TI

LinkedIn e LinkedIn Jobs

APInfo 

Profissionais TI

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos!