Tradições natalinas nos países de língua inglesa

O Natal está aí! Já montou a árvore/pinheiro? Decorou a casa, instalou as luzinhas? E a troca de presentes na ceia da véspera, dia 24? Assim é o ritual natalino para a maioria dos brasileiros, mas como será em alguns países de língua inglesa? Compartilham muitas semelhanças com o nosso Natal, com a celebração do nascimento de Jesus Cristo? Ou existem algumas diferenças interessantes e curiosidades que tornam as comemorações nesses países únicas em comparação com o Brasil? No post de hoje, você vai conhecer as tradições natalinas em países de língua inglesa.  

Ah, as comidinhas típicas da ceia de Natal! Apesar de ser inverno nos países do hemisfério norte, a mesa da festividade aqui no Brasil segue a mesma tradição, mesmo em pleno verão. O peru assado e as frutas secas têm lugar garantido. No Reino Unido, a ceia de Natal é tradicionalmente composta por peru assado, batatas assadas, molho de cranberry, pudim de Natal (um tipo de sobremesa densa, feita de frutas secas e álcool) e mince pies (tortas pequenas de frutas secas). Já nos Estados Unidos, o peru também é o prato principal. Outros pratos como o purê de batata, molho de carne, torta de abóbora e panetone também são muito consumidos. No Canadá os bifes de carne de caça, como alce ou cervo, podem ser mais comuns em algumas regiões.

A docente dos cursos de inglês do Senac Camaquã, Djanane Bridi, ressalta que uma das grandes diferenças culturais é o valor atribuído ao Natal. “No Brasil, assim como na América do Sul em geral, damos muito mais importância à data, talvez por sermos países de tradição católica”, reflete. Ela menciona ainda uma observação feita por seu amigo Jorge Peña, um colombiano que vive em Toronto há dois anos. “Em Toronto, hoje uma cidade multicultural, os canadenses costumam apenas apreciar as luzes natalinas e aproveitar o feriado para descansar em casa. Como o Natal é uma celebração cristã, apenas os que se identificam com essa religião se reúnem para comemorar. É algo bem diferente do nosso Natal, marcado por grandes encontros familiares e uma ceia especial na véspera”, explica.

Djanane compartilha uma curiosidade sobre o Canadá: as luzes de Natal só são acesas após o Remembrance Day, celebrado em 11 de novembro, em memória das pessoas que perderam a vida na Primeira Guerra Mundial. Quanto à ceia natalina, ela explica que, diferentemente do Brasil, não inclui peru e outros pratos típicos daqui. “Na América do Norte, o peru está associado ao Thanksgiving, o Dia de Ação de Graças”, conforme a docente.

Sobre a tradição nos Estados Unidos, Djanane traz a experiência da prima AnnMarie Nunez que reside no país. “Também está muito influenciado pelas diversas culturas que se encontram por lá nos dias atuais. Por exemplo, caribenhos e sul-americanos festejam a véspera de Natal, chamada de Noche Buena, com a família, ceia e distribuição de presentes trazidos pelo Papai Noel. Os americanos também costumam ir de casa em casa na sua vizinhança para cantar músicas de Natal e auxiliar pessoas mais idosas a decorarem suas casas”, diz.

A docente compartilha também informações trazidas por sua sobrinha, Isadora Kober, que mora em Ohio, nos Estados Unidos. Segundo Isadora, os norte-americanos têm a tradição de reservar uma noite em dezembro para reunir a família e preparar biscoitos, casinhas de gingerbread e guirlandas. “E com pijamas combinando! Eles adoram! Também usam meias, chamadas de stockings, onde colocam pequenos presentes. Além disso, escolhem um dia especial para decorar os pinheiros”, detalha.

Isadora explica que a ceia de Natal é menos comum, já que eles preferem reunir amigos e familiares em torno da mesa no Thanksgiving, o Dia de Ação de Graças. “O Natal costuma ser mais intimista, reservado ao núcleo familiar”, acrescenta.

As celebrações de Natal nos países de língua inglesa podem ter, sim, algumas diferenças em relação ao Brasil. Sobretudo pelo clima, passando pelas comidas e tradições. Porém, tanto no Brasil quanto nos países de língua inglesa, o espírito de generosidade, de reunião familiar e de celebração do amor e da paz é sempre o grande destaque dessa data tão especial. E aí, curtiu conhecer mais sobre as tradições natalinas em diferentes países?

It’s time to get into the Christmas spirit! 🎅🎄

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *