Dicas de ações simples para praticar o inglês no dia a dia
Aprender inglês já é uma prática reconhecida como fundamental para o mercado de trabalho e para quem busca experiências no exterior. Mas para aprender um segundo idioma é preciso contato com a língua estrangeira, inserindo-a no dia a dia. E você sabia que com ações simples, você consegue praticar o inglês o seu dia a dia?
Segundo a docente de idiomas do Senac Santa Cruz do Sul, Silvana Thier, não é possível determinar um tempo médio de aprendizado, mas é possível aprender a língua de forma mais leve, relacionando-a com hobbies e inserindo-a no cotidiano.
Como fazer isso? Confira, abaixo, as dicas para aprender o idioma:
Habitue-se a ler em inglês
Notícias, livros, revistas online. Hoje, há um universo de possibilidades de leituras. Inclusive, a dica é ler sobre temas de seu interesse – seja esporte, games, moda, filmes, etc.
Também há gibis brasileiros em inglês, tornando mais fácil a associação entre as palavras e as figuras.
Mas atenção: cuide para que a leitura seja compatível com o seu nível. Em muitos casos, uma leitura muito mais complexa pode gerar frustração no aluno, fazendo com que ele acredite que não está evoluindo no idioma ou nunca irá aprender.
É preciso ir evoluindo aos poucos, aprendendo novas palavras dia após dia, mas respeitando o seu ritmo.
Televisão pode ser uma ótima aliada
Há diversos seriados e filmes com legendas em inglês que ajudam muito no aprendizado da pronúncia e de expressões idiomáticas.
Caso você ainda sinta que não consegue entender os áudios ou as legendas, assista primeiro com as legendas em português e depois troque para o inglês.
O ouvido precisa de tempo para se habituar à pronúncia das novas palavras.
Música em inglês para todos os momentos
Aquela música que você conhece e não entende o significado? Procure o significado em português, mas leia ela em inglês várias vezes, para relacionar a palavra à pronúncia.
Conversação
Ter um diálogo em inglês sem hesitar é o maior sonho de quem está aprendendo, mas também o maior receio.
No Senac Santa Cruz, uma das práticas em sala de aula é justamente a conversação orientada entre os alunos durante as aulas. “Dessa forma, o aluno reproduz o conhecimento e desenvolve segurança na pronúncia e desinibição”, explica a docente Silvana.
Aprender um outro idioma requer estudo, mas isso não significa dizer que você deve ler livros de gramática todos os dias. Ao contrário: o aprendizado acontece dia após dia.
Veja também: