O que você aprende durante o curso de Barbeiro

Tempo de leitura: 3 minutos

Segundo dados da Euromonitor International, empresa de pesquisa de mercado, o Brasil é o segundo maior consumidor mundial de cosméticos para homens. Por consequência, o curso de Barbeiro tem apresentado consideráveis crescentes.

Os homens mais vaidosos migraram dos salões de beleza, lugares onde maior parte do público é feminino, para as Barbearias, que cada vez se moldam mais para atender aos gostos masculinos, como futebol, cerveja e jogos de video game. Essa demanda de mercado resultou na necessidade de profissionais da beleza buscarem a especialização e profissionalização na área como aponta Igor Illana, docente do Senac Novo Hamburgo: “uma profissionalização rápida e de retorno garantido! ”.

Igor ressalta que é essencial ao profissional da área manter-se atualizado, tanto sobre aspectos das técnicas de barbearia, quanto sobre outros assuntos que permitam o desenvolvimento de diálogos com os clientes. “Atendemos públicos com diversos interesses e um profissional preparado para dialogar com seus diferentes clientes ganha muitos pontos” – comenta o professor.

Dando os primeiros passos na profissão

De acordo com o docente, o primeiro passo para quem tem o desejo fazer o Curso de Barbeiro e virar um profissional é apostar em especializações e, posteriormente, em aperfeiçoamento. “Para poder se destacar é necessário estar bem preparado” – complementa Igor. O docente do Senac lembra da importância de investir em publicidade, uma decoração estilosa, música ambiente e uma excelente apresentação dos profissionais que trabalham no local. Além disso, detalhes como um uniforme elegante para a equipe fazem a diferença.

“Hoje o carro chefe das Barbearias é um corte de cabelo bem elaborado e estiloso, uma barba bem-feita e desenhada”, alerta o professor. No entanto, entre as tendências deste mercado está também oferecer um espaço físico diferenciado. As Barbearias vieram com tudo, e o público masculino já aderiu a essa ideia. Destaca-se aquele que tiver um melhor atendimento e uma gama maior de serviços – reforça Igor.

Atento a essa demanda do mercado, o Senac-RS oferta o curso de Barbeiro. Composto de 172 horas, o curso aborda as seguintes competências:

• Organização do ambiente de trabalho do cabeleireiro/barbeiro

O profissional aprende a preparar o espaço de trabalho, selecionando os tipos e as quantidades de produtos. Também conhece os instrumentos, equipamentos e mobiliários necessários à realização de procedimentos de embelezamento e cuidados com os cabelos, conforme planejamento.

Corte e modelagem de barba e de cabelo

Os alunos aprendem sobre a preparação e higienização da pele e da barba, além da realização dos procedimentos de cuidados de barba, de acordo com as técnicas, características dos fios da face e do cabelo do cliente. Também aprendem a técnica de cortar os cabelos com a finalização.

• Realização do tratamento capilar, coloração, descoloração e alteração da estrutura da barba e dos cabelos

Os novos profissionais do ramo da Barbearia aprendem a realizar os tratamentos citados, com base na estrutura, nas características e nas informações fornecidas pelo cliente. Também seleciona produtos, equipamentos e instrumentos com base na avaliação dos fios e no procedimento a ser realizado.

Quer mais informações sobre o curso? Então entre em contato!

Veja também:

Profissão maquiador: capacitação constante

Profissão cabeleireiro: por onde começo?

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos!