Dia dos Namorados? Valentine’s Day celebra o amor

Tempo de leitura: 2 minutos

Uma data exclusiva para celebrar o amor: assim é o Valentine’s Day (Dia de São Valentim), comemorado no dia 14 de fevereiro, especialmente nos países de colonização inglesa. A data é conhecida como o “dia mais romântico do mundo”, mas a origem da comemoração nem sempre é conhecida, principalmente porque o Brasil celebra o Dia dos Namorados apenas no mês de junho. Mas você a origem e o significado do Valentine’s Day?

Valentim era um bispo que, mesmo proibido de fazer casamentos pelo imperador da época Claudio II, quebrou a lei e seguiu com as celebrações, por defender o amor. Na época, o imperador havia banido as cerimônias pois acreditava que a união dos casais desencorajava a ida dos homens à guerra, tornando-os soldados piores. Por consequência, São Valentim foi preso e sentenciado à morte no ano 270.

Conta a história que, durante o período em que estava na prisão, Valentim se apaixonou pela filha de um carcereiro. No dia de sua morte, 14 de fevereiro, ele enviou uma carta de amor à moça assinando: “do seu Valentim” – o que originou os envios de cartões para a pessoa amada nesta data.

A data na cultura de países de língua inglesa

Assim como outras datas comemorativas, o Dia de São Valentim, na atualidade, também conta com um viés comercial. No entanto, “o Valentine’s difere um pouco do nosso tradicional Dia dos Namorados por não ser celebrado apenas entre casais, mas também entre amigos, familiares, enfim, entre pessoas que se amam. Por esse motivo, as flores e principalmente cartões são os presentes que marcam a data”, explica professora dos cursos de Inglês do Senac Santa Cruz do Sul, Daniele Horta.

A data é bastante celebrada até hoje nos Estados Unidos e na Europa. “Minha dica é: escreva um cartão cheio de carinho para as pessoas que você ama! Se ambos forem estudantes de inglês, melhor ainda tentar escrever no outro idioma! Apesar de não ser uma festa tradicional em nossa cultura, dar e receber amor não precisam de aval do calendário”, diz Daniele.

Quer saber mais sobre a área de Idiomas do Senac? Acesse aqui.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.