Entenda como a tecnologia é utilizada no Ensino Médio Senac 

Como já sabem, o Ensino Médio Senac tem metodologia integrada ao Técnico em Informática para Internet, que oportuniza aos estudantes acesso a competências cada dia mais valorizadas pelo mundo do trabalho. Porém, você já deve ter se perguntado como a tecnologia é utilizada em sala de aula, na prática. Conversamos com o docente do Ensino Médio do Senac Caxias do Sul, Carlos Tadeu Queiroz de Morais. Ele explicou que o Senac aposta em várias iniciativas que buscam integrar o digital ao processo educacional. Entenda como a tecnologia é utilizada no Ensino Médio Senac.

Carlos deu exemplos de iniciativas que usam tecnologia no Ensino Médio Senac. “Algumas dessas práticas incluem Plataformas Educacionais Online: utilização de plataformas que oferecem conteúdos interativos, avaliações online e materiais de estudo que podem ser acessados a qualquer momento pelos alunos, como por exemplo Teams da Microsoft. Também incentivamos o aprendizado prático através de laboratórios equipados com notebooks atualizados, mesa digitalizadora e óculos de realidades aumentada. Além disso, temos projetos e feiras de iniciação cientificas onde os estudantes podem experimentar e criar utilizando tecnologia”, conta.

E ainda, de acordo com o professor, são utilizadas Metodologias Ativas. “Essa metodologias são focadas em projetos que colocam o aluno como protagonista do aprendizado, usando a tecnologia para facilitar pesquisas, projetos colaborativos e resolução de problemas. E capacitação de professores continuada para que eles possam explorar todo o potencial das ferramentas digitais no ensino”, frisa o docente.

O aluno do 2º ano do Ensino Médio do Senac Caxias do Sul, Arthur Bonatto, concorda com o mestre. “O uso da tecnologia no Senac é muito bom, pois os professores utilizam métodos inovadores para ter uma aula mais lúdica e interativa”, avalia.

Como garantir que investimentos e iniciativas em tecnologia realmente melhorem o desempenho dos estudantes? Primeiramente, devem estar diretamente ligadas aos objetivos pedagógicos. “Devem ser escolhidas e implementadas de forma a apoiar e enriquecer o currículo, em vez de serem usadas apenas por serem inovadoras. É preciso formação continuada de professores e envolvimentos dos alunos”, reforça Carlos.

Arthur acredita que os recursos ajudam muito no ensino. “Além de nos interessarmos mais pelos assuntos, podemos usufruir da tecnologia para um melhor aproveitamento dos trabalhos nos levando até para feiras tecnológicas”.

Assim, internet, tablets, computadores, aplicativos e outras plataformas usadas em sala de aula estimulam os alunos e podem ter impactos positivos não apenas nas notas, mas no desenvolvimento de habilidades e no engajamento dos estudantes. O docente enfatiza que a utilização de tecnologias digitais pode tornar as aulas mais dinâmicas e interativas. Isso aumenta o interesse e a participação dos alunos. “Possibilita que o aprendizado seja adaptado ao ritmo e às necessidades de cada aluno, oportunizando um maior desenvolvimento individual. No curso do Senac – Ensino Médio integrado ao Técnico de Informática para Internet, a familiaridade com a tecnologia prepara os alunos para o mercado de trabalho. No mundo profissional, a competência digital é cada vez mais valorizada”, destaca.

Existem várias tecnologias que podem ser utilizadas em sala de aula, mas o importante é saber adaptar ao seu plano de aula. “Por exemplo, softwares de Comunicação e Colaboração como Microsoft Teams, Zoom e Slack facilitam a comunicação entre alunos e professores e suportam o trabalho em grupo. Já os softwares de Criação de Conteúdo como Canva, Prezi e ferramentas de edição de vídeo permitem que os alunos criem apresentações e projetos de forma criativa. Simulações e Jogos Educativos: esses softwares que simulam ambientes e cenários reais podem ajudar no aprendizado prático e na aplicação de conceitos teóricos. E Realidade Aumentada e Virtual (AR/VR) oferece experiências interativas para explorar temas complexos de uma forma visual e prática”, conclui Carlos.

O aluno tem sua preferida. “O recurso que usamos em aula que eu acha mais efetivo é o Kahoot, uma plataforma de aprendizado baseada em jogos. É uma forma divertida e competitiva de aprender o conteúdo da aula”, relata Arthur.

É….o  Ensino Médio Senac é mesmo diferente e oferece muitas vantagens para o aluno. Agora que você já entendeu como a tecnologia é utilizada no Ensino Médio Senac, é hora de saber mais. Fique por dentro e acesse o site. O Ensino Médio Senac é oferecido nas escolas de Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul, São Leopoldo e Distrito Criativo (Porto Alegre).

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *