Projetos pedagógicos inovadores do Ensino Médio Senac
No mundo cada vez mais digital, ter a atenção dos alunos em sala de aula também pode ser desafiador. Por isso, é preciso ser criativo, sair do lugar comum. É o que tem acontecido nas escolas Senac: os projetos pedagógicos inovadores desenvolvidos têm se destacado pelo sucesso entre os alunos do Ensino Médio. E o melhor: fazem a diferença no desenvolvimento dos jovens.
Conforme o docente André Natã Mello Botton, do Senac São Leopoldo, o desafio entre tecnologia e educação está mal colocado. “Não deve haver ‘desafio’ ou ‘competição’, mas relação, ou integração. Pensar uma educação baseada em projetos é possibilitar que os estudantes confrontem questões e problemas advindos da realidade. Ou seja, que possuam significado concreto em busca de soluções”, disse.

Projetos em destaque: mostras
Apenas em 2025, o Senac São Leopoldo teve três grandes projetos pedagógicos do Ensino Médio que se destacaram. São eles:
1️⃣ I Mostra Científica de Integração e Inovação (MOCIn²) – A manhã de apresentações reuniu os estudantes das 9 turmas de Ensino Médio que expuseram – individualmente ou em grupo – os seus trabalhos de pesquisa que vêm desenvolvendo. O objetivo, com isso, é de unir reflexão acadêmica, inovação tecnológica e articular saberes voltados para a formação profissional e o mundo do trabalho. A MOCIn² ainda contou com a participação de estudantes de cursos de graduação da Unisinos, além de ex-alunos do Senac que voltaram à escola para avaliar seus ex-colegas.
2️⃣ Mostra de Curtas – Este é um projeto que envolve diretamente todas as disciplinas que compõem a área de Linguagens. No entanto, integrou todas as áreas e componentes. Os alunos vêm trabalhando nesse projeto desde o início do ano: primeiro a exposição do tema, “Distopia: narrativas para adiar o fim do mundo”, após a reflexão e discussão em sala de aula, o trabalho com o gênero do roteiro cinematográfico. Em seguida, em parceria com o curso de Produção Audiovisual da Unisinos, os alunos tiveram uma tarde de oficina nos estúdios de gravação no campus de São Leopoldo.
Após, as turmas começaram a gravar as suas histórias e a editar seus curtas. “A Mostra de Curtas reuniu ainda uma comissão externa (com duas pessoas especialistas em cinema, duas professoras, um músico e um especialista em marketing digital) que avaliou os filmes para a noite de premiação no Teatro Municipal de São Leopoldo – com direito a tapete vermelho e troféus, estilo Oscar! Esse trabalho marcou a presença do Senac na comunidade Leopoldense, engajou os alunos desde a produção de seus filmes até a organização do espaço que ocupamos no centro da cidade. Em outras palavras, desenvolveu nos estudantes habilidades e competências próprias previstas na BNCC, mas também permitiu que eles tivessem esse senso de pertencimento: afinal, a escola está inserida em uma sociedade e não deve estar à parte dela.”, conta o docente
Mais um projeto criativo: a revista
3️⃣ Revista Senac.js – Nas aulas de língua portuguesa, ocorreu a construção em grupos de reportagens, entrevistas, ensaios, críticas (de filmes e jogos) e outros gêneros textuais que compõem esse produto totalmente digital. Para além da produção de textos, os estudantes também tiveram que pesquisar e analisar fontes (algo cada vez mais necessário em um mundo que transborda informações falsas). Também realizaram todo o trabalho de diagramação da revista. Esse produto serviu ainda de base para o trabalho com os segundos anos, que estão responsáveis pela segunda edição que será lançada em novembro deste ano. “O que temos é um artefato educacional realizado 100% pelos estudantes. Assim, eles se tornaram protagonistas não apenas da produção ou formatação, mas na seleção daquilo que lhes interessa. E, a partir disso, construíram seus textos e reflexões”, explicou André.
Como surgiu a ideia
O mais importante é que esses trabalhos fazem parte de um projeto maior. Trata-se do Ideias para adiar o fim do mundo, baseado na obra homônima de Ailton Krenak.
O docente conta que o objetivo era ter um tema comum para trabalhar durante o ano letivo de 2025. “Após discussão coletiva entre o corpo docente, propusemos a leitura desse texto. Em seguida, começamos a levantar ideias e propostas de como abordá-lo em sala de aula. Tanto a Mostra de Cinema quanto a Científica são resultados de muito trabalho dentro e fora de sala de aula. São o desdobramento do esforço, da criatividade e da articulação de competências e conhecimentos básicos para a formação plena de nossos jovens. O livro de Krenak nos faz refletir sobre o mundo contemporâneo e de como chegamos até aqui. Ele propõe um “olhar outro” para essa realidade”, afirmou.
André explicou que começaram olhando para o nosso mundo e voltaram para dentro da sala de aula. Por fim, saíram novamente de dentro da sala para olhar para fora. Foi a hora então de apresentar soluções inovadoras (na Mostra Científica) ou refletir sobre futuros distópicos (Mostra de Cinema). Tudo isso levando em considerações conceitos éticos e morais em defesa da vida em sua plenitude.
Os projetos pedagógicos do Ensino Médio e o desenvolvimento dos alunos
Como os projetos pedagógicos inovadores podem fazer a diferença no desenvolvimento do aluno? “Em um mundo cada vez mais ensimesmado, no qual nos voltamos individualmente para uma tela (geralmente, de celular), propor projetos pedagógicos inovadores desafia diretamente essa realidade. Temos um trabalho que explora a coletividade, que dinamiza os processos de escuta do outro, que considera perspectivas distintas que não sejam apenas de um único eu. Acredito que essa coletividade, senso de pertencimento, relação com o outro possam contribuir para a construção de sujeitos inseridos em uma sociedade que sejam críticos de si e do mundo ao seu redor, mas que também tenham a sensibilidade de olhar para o outro e perceber que para adiar o fim do mundo está nas nossas mãos”, conclui.
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