Talentos gaúchos prontos para brilhar na etapa nacional das Competições Senac

De 17 a 21 de setembro, no Rio de Janeiro, mais três jovens carregarão o nome do Rio Grande do Sul na etapa nacional das Competições Senac. A disputa reúne os melhores alunos de todo o Brasil em provas que simulam os desafios reais da profissão. Os vencedores garantem vaga na WorldSkills, a maior competição de educação profissional do mundo, que terá sua próxima edição em 2026, em Xangai, na China. No post de hoje, conheceremos os talentos gaúchos que estão prontos para brilhar na etapa nacional.

Natural de Camaquã, Ronaldy Kauan, 19 anos, descobriu cedo o talento para a área de beleza. Aos 13 anos, começou a trabalhar em uma barbearia e logo percebeu como o ofício era capaz de transformar a autoestima das pessoas. Hoje, como aluno do curso de Cabeleireiro do Senac, ele comemora a oportunidade de representar o Estado.

“É um orgulho muito grande e também uma responsabilidade. O Senac me deu toda a base e acreditou em mim. Representar o Rio Grande do Sul nessa competição é uma honra”, afirma.

Com treinamentos diários em técnicas como corte, coloração e penteados, Ronaldy se prepara para mostrar seu potencial na etapa nacional das Competições Senac. “Espero viver uma experiência única, cheia de aprendizado e troca com competidores de todo o Brasil. Quero dar o meu melhor e aproveitar cada momento”, destaca.

Porto-alegrense de 20 anos, Gustavo Argoud cresceu cercado pelo universo da gastronomia, já que seus pais também são da área. De acordo com o estudante, essa convivência despertou uma paixão verdadeira, que se consolidou durante o curso de Cozinheiro no Senac.

“O que me motivou foi a oportunidade de adquirir conhecimento e viver experiências únicas. Saber que cada prova me faz evoluir como profissional é a maior inspiração”, conta.

A rotina de treinos é intensa, tanto na parte técnica quanto na preparação emocional. “Todos os dias acordo com o propósito de me superar, treinar mais e me preparar melhor. Quero absorver ao máximo essa experiência e voltar ainda mais preparado para os próximos passos”, completa.

O sonho de Gustavo é abrir o próprio restaurante. “Quero que cada prato seja uma experiência única, que conte uma história e desperte sentimentos”, projeta.

Inspirada pela mãe, cuidadora de idosos, Cássia Eloá Martins de Oliveira, 20 anos, encontrou na Enfermagem o caminho para transformar sua vocação em carreira. Natural de São Borja e aluna do curso Técnico em Enfermagem do Senac, ela será a representante do Estado na ocupação Cuidados de Saúde e Apoio Social.

“Ser representante do Rio Grande do Sul é uma responsabilidade e tanto, mas também uma honra. Eu vou entregar o meu melhor, viver um atendimento de cada vez e trazer o que venho treinando tanto”, diz.

Mas para chegar à etapa nacional, Cássia passou por seletivas acirradas e contou com o incentivo de seus treinadores. “Eles sempre acreditaram em mim e me fizeram acreditar que eu era capaz de chegar a lugares incríveis. Estar aqui é resultado desse apoio e da dedicação diária”, relembra.

Com o sonho de se tornar uma profissional de excelência, Cássia também mira voos internacionais. “Quero muito ir para Xangai e representar o nosso país na WorldSkills”, projeta.

As Competições Senac são divididas em três etapas: escolar, regional e nacional. Por fim, os vencedores da etapa nacional garantem vaga na WorldSkills. Durante as provas, os alunos são submetidos a situações reais da profissão. No Cabeleireiro, por exemplo, podem ser desafiados a realizar um penteado de noiva em tempo determinado. Em resumo: além da técnica, criatividade e capacidade de lidar com imprevistos também são testadas. Mais informações em: www.senacrs.com.br/competicoes.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *