Técnico em Óptica: saiba mais sobre esse mercado em expansão
O que faz um técnico em óptica e quais são as principais áreas de atuação desse profissional? A pergunta foi respondida pela coordenadora do curso Técnico em Óptica do Senac EAD e Senac Saúde, Joice Arruda. Antes de tudo, ela conta que o profissional em questão é a autoridade técnica dentro dos estabelecimentos ópticos. No post de hoje, saiba mais sobre esse mercado em expansão.

Conforme Joice, o técnico em óptica pode atuar diretamente na produção, adaptação e comercialização de lentes e armações oftálmicas. “Ele interpreta as prescrições emitidas por oftalmologistas e optometristas, confecciona e ajusta óculos e lentes de contato, orienta os clientes sobre o uso correto desses produtos e opera equipamentos de alta tecnologia em laboratórios ópticos”, relata.
Conhecimentos e habilidades mais valorizados do técnico em óptica
Hoje, o mercado valoriza técnicos em óptica que aliam conhecimento técnico com habilidades de atendimento e relacionamento interpessoal. “Os profissionais que dominam óptica oftálmica, anatomia ocular, técnicas de montagem e ajustes de armações, além do uso de softwares e equipamentos modernos são altamente requisitados. Além disso, habilidades como atenção aos detalhes, boa comunicação, empatia com o cliente e senso estético fazem toda a diferença na atuação profissional. O técnico em óptica precisa ser preciso, ágil e capaz de oferecer uma experiência de atendimento personalizada e de alta qualidade”, conta Joice.
Mercado em expansão: aumento da procura por produtos ópticos
A tecnologia aumenta a demanda por profissionais técnicos na área da óptica. De acordo com a especialista, o crescimento do mercado óptico é impulsionado por fatores como o envelhecimento da população, o uso precoce e intenso de dispositivos digitais e a maior conscientização sobre a saúde visual.
Então, se você tiver interesse nesta área, saiba que todos esses fatores têm impacto sobre o mercado de trabalho para os técnicos em óptica. “Há uma demanda crescente por soluções ópticas personalizadas e tecnologicamente avançadas. Essa realidade aumentou significativamente a procura por técnicos em óptica capacitados, que saibam interpretar dados com precisão e oferecer soluções adaptadas a diferentes perfis de clientes. O resultado é um cenário promissor, com muitas vagas abertas e salários atrativos para quem se qualifica”, explica a especialista.
Capacitação é essencial

Portanto, só boas notícias para quem está pensando em ingressar nesse segmento, né? E como a Joice destacou: é necessário se capacitar. Além disso, quais são os principais desafios e as maiores recompensas da profissão de técnico em óptica? A coordenadora do curso do Senac afirma que entre os desafios da formação estão a exigência por domínio técnico, o aprendizado contínuo para acompanhar as inovações do setor e a necessidade de desenvolver um olhar analítico e sensível às necessidades dos clientes.
Mas está tudo bem, pessoal! Apesar disso, esses desafios elencados pela Joice são superados pelas recompensas que a profissão oferece. “A área de óptica tem alta empregabilidade, permitindo uma rápida inserção no mercado de trabalho, além de oferecer boa remuneração e possibilidades reais de crescimento profissional. Mais do que isso, é uma profissão que proporciona satisfação pessoal, pois contribui diretamente para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, promovendo bem-estar e saúde visual. E isso, com certeza, faz dessa carreira uma escolha inteligente, humana e cheia de propósito”, conclui.
Gostou? Se interessou pela profissão? O Senac EAD está com inscrições abertas para o curso Técnico em Óptica. Acesse o site do Senac EAD para fazer sua matrícula ou obter mais informações sobre a formação.