Aprender Ciências pode ser divertido e leve! Como? O Ensino Médio Senac te mostra!

Um dos diferenciais do Ensino Médio do Senac é a metodologia. 👩🏼‍🏫 Nas nossas escolas, utilizamos projetos e formação integrada nas diferentes áreas do conhecimento como forma de ensino. No ensino de Ciências, essa metodologia colabora para que os conceitos científicos possam ser percebidos, aplicados e compreendidos por meio de situações cotidianas e reais. “A curiosidade dos estudantes, principalmente quando investigamos um projeto que possui associação com a sua vida, permite a aplicação do conceito na prática”, conta a docente de Ciências no Senac Santa Cruz do Sul, Nêmora Backes.

Mas a professora não para por aí, ela costuma indicar para os alunos canais da internet que falam de Ciências de modo acessível e leve. 🧠 Com ajuda da docente, explicamos nesse post o porquê aprender Ciências no Ensino Médio Senac é produtivo e divertido. E ainda listamos algumas dicas de conteúdo grátis sobre o assunto. 💡

Aprender Ciências no Ensino Médio Senac
Alunos da professora Nêmora fazendo seus experimentos em sala de aula. 🧪

Criatividade e dinamismo

Nêmora explica que o despertar do interesse para a Ciência é realizado por meio de atividades criativas, dinâmicas e que envolvam a realidade. Alguns exemplos? 🧫 “O uso de ferramentas digitais, como simuladores computacionais que proporcionam a visualização de situações microscópicas, a resolução de problemas reais por meio de pesquisa e investigação, e atividade prática experimental com recursos alternativos”, conta.

Mas os alunos aprendem Ciência fora de sala de aula também. “Realizamos outros experimentos na cozinha, por exemplo. Sempre associando conceitos com práticas e situações reais”, destaca a docente. 👨🏽‍🍳

A associação com a realidade é confirmada pelo aluno do Ensino Médio do Senac Santa Cruz, Pedro Henryque da Silva. Curioso e apaixonado por Ciências, Pedro quer descobrir o mundo ao seu redor. 🗣 “Quero conhecer coisas que são invisíveis a olho nu e desfrutar de experiências e experimentos que não podemos presenciar todos os dias!”, ele conta. Será que ele gosta de ir pra escola? 🧐 “Eu adoro as aulas no Senac! Os professores são muito carismáticos e atenciosos aos alunos, sempre que algo fica confuso nos trazem maneiras e exemplos diferentes para entrar em nossa realidade. Eu amo as aulas, principalmente as com experimentos.”, diz empolgado.

Pedro não é o único entusiasmado na turma. “Os estudantes sentem-se empolgados quando realizamos experimentos, pois é dinâmico, visual e principalmente proporciona o protagonismo, pois são eles que os executam na prática. 🔬 Também é evidente durante as aulas, que conforme realizam as atividades propostas, o mundo na sua volta começa a ser ‘descodificado’. E a relação entre conteúdos de sala de aula e a vida passam, portanto, a ter sentido”, explica Nêmora.

Aprender Ciências no Ensino Médio Senac
A docente Nêmora (de crachá) aplicando a ciência também na cozinha! Fotos: Patricia Andrea Kolberg

Aprendizado e diversão

Mas onde os conteúdos disponíveis na internet entram nessa equação? 👩🏻‍💻 A utilização de canais de Ciências na internet é uma ferramenta de aprendizado. Para Otaviano Hoeper Sulzbacher, aluno do Ensino Médio do Senac Santa Cruz, as dicas dos professores fazem a diferença. “Pois além do conteúdo aprendido na escola, o aluno pode se interessar em estudar em casa. O que mais assisto é o canal “Ciência Todo Dia” do Pedro Loos”, conta o aluno. 💻

Otaviano reforça que as aulas de ciências do Senac são muito diferente das outras escolas. “Aqui os professores nos ensinam na teoria, e sempre que possível, também em aulas práticas, de maneira divertida, o que nos faz entender o conteúdo mais facilmente”, avalia.

Aprender Ciências no Ensino Médio Senac
Otavino, à esquerda, e Pedro, à direita.

As dicas

Para quem ficou curioso, a docente separou 5 dicas de canais da internet que abordam Ciência de maneira lúdica, divertida e cheia de conteúdo interessante. É só clicar e assistir! 🎥

Viu como aprender Ciências no Ensino Médio Senac é divertido? 😉 Ficou interessado? Pois saiba que as matrículas para 2024 estão abertas!

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *