Como se preparar para ENEM e vestibular? O Ensino Médio do Senac te ajuda!

Reta final do Ensino Médio, hora de pensar no futuro e nos próximos passos. 🤔 Vêm à tona as perguntas que não querem calar: qual carreira seguir? 👩🏻‍🎓 Que profissão escolher? 🤷🏿 Como se preparar para ENEM e vestibular? Pois, você sabia que o Senac-RS oferece Ensino Médio? E a metodologia dele ajuda na hora de escolher e estudar para as provas? Te contamos a seguir! 🤓

As respostas não são fáceis de obter, nós sabemos. Mas a pedagoga do Ensino Médio da Escola Senac Santa Cruz do Sul, Mariana Getirana, tem dicas que para auxiliar na hora dos estudos. 📚 Separamos algumas ali no finalzinho desse texto. 📚

Além disso, conversamos com alunos que estão justamente nesse momento da vida. Os estudantes nos contaram sobre suas angústias e dúvidas. E sobre como as aulas do Ensino Médio Senac tem ajudado! Vem conferir como funciona nossa metodologia! 🔎

montagem com quatro fotos de estudantes em sala de aula montando estruturas geométricas

As dúvidas e a preparação

A aluna do 3º ano do Ensino Médio do Senac Santa Cruz do Sul, Bruna Fischer, relembra que passou boa parte do ano se perguntando qual faculdade vai cursar. 🗣 “Antes de eu me preparar para o vestibular eu precisava saber por que eu iria estudar o curso escolhido. E nesse sentido, as aulas do Senac me deram um grande suporte, me ajudaram a descobrir quais são as minhas melhores habilidades e no que eu desejo me aprofundar”. 💁

E como a escola ajudou? Bom, no Senac, os estudantes cursam as disciplinas projeto de vida e projeto profissional. “Nelas, temos a oportunidade de conversar com profissionais que já estiveram na mesma situação que estamos hoje. 🤗 Então, confesso que ouvir eles falando que na nossa idade também estavam confusos é confortante”, destaca Bruna.

Há poucas semanas, ela tomou a decisão: “vou me preparar para a facul de administração, por ser um curso mais amplo”.

Sobre a preparação para a prova, ela conta como a escola tem ajudado: “todo mês realizamos um simulado parecido com o do ENEM. E desde o início do ano, estamos escrevendo redações e fazendo questões e simulados referentes ao ENEM e vestibulares de faculdades”, conclui. 📕🖋

jovem de cabelos longos pretos e uniforme do senac ensino médio
Bruna Fischer, aluna do 3º ano do Ensino Médio do Senac Santa Cruz do Sul

Os diferenciais do Ensino Médio Senac

Metodologia

O apoio que recebe do Ensino Médio Senac que a Bruna narrou é consequência da metodologia utilizada, que desenvolve autonomia, protagonismo e senso de responsabilidade. 💪 Essas habilidades desenvolvidas são exemplos que ilustram como o Senac ajuda a se preparar para ENEM e vestibular.

“Trabalhamos com projetos, o que estimula a prática da pesquisa e o compromisso com prazos, que irão refletir na dedicação ao se preparar para as provas”, explica a pedagoga Mariana.

Organização

Ao mesmo tempo, a escola também auxilia na organização dos estudos além do horário de aula. 🕕 Segundo Mariana, “os estudantes são acompanhados na elaboração e manutenção de seus planners. Através da ferramenta, eles manejam o tempo de dedicação ao estudo fora do espaço escolar”.

montagem com duas fotos: à esquerda, dois alunos cozinhando, à direita, alunos usando óculos de realidade virtual

Técnico integrado

Além disso, o Senac conta com o técnico integrado – uma prática educacional desafiadora que desenvolve de habilidades importantes para o mercado profissional. 💼 “Trabalhamos raciocínio lógico, interdisciplinaridade, e outras práticas que auxiliam no entendimento e resolução de questões dos vestibulares”, detalha.

Professor mentor

Outro diferencial é a figura do professor mentor 👨🏽‍🏫: “ele é o ‘responsável’ por realizar um feedback individual com seu mentorando, sinalizando competências e fragilidades e trazendo dicas de potenciais, que poderão ajudar na hora da escolha do curso”, destaca a pedagoga.

duas fotos: à direita, grupo de alunos do ensino médio montam trabalho manual; à esquerda, aluno é orientado por professor

Preparados para o futuro

Gabrielle Fernanda Machado, também aluna do 3º ano do Ensino Médio Senac Santa Cruz do Sul admitiu que estava perdida na escolha da futura profissão. 😵 “Comecei então a pesquisar sobre faculdades que poderia fazer, universidades que poderia entrar e acabava ficando cada vez mais confusa”, confessou.

Mas foi na escola que ela encontrou apoio para tomar uma decisão mais certeira: “os professores vêm trabalhando isso com a gente em aula, para nos deixar mais tranquilos e mais preparados para o futuro. Eles dão um enfoque para todos os conteúdos que normalmente caem em provas”.

E como ela se sente agora? Nas palavras dela: “bem mais preparada para encarar o futuro”! 💆‍♀️

jovem sentada em bancada em laboratório de ciências
Gabrielle Fernanda Machado, também aluna do 3º ano do Ensino Médio Senac Santa Cruz do Sul

Já o aluno Luís Joaquim de Queiróz tem como meta cursar Arquitetura em alguma federal do Rio Grande do Sul. ✍🏾 “Este ano pretendo fazer o ENEM e tentar entrar pelo Sisu, além de também tentar pelos vestibulares próprios”, ele afirma.

Ele conta que o curso técnico na área da TI, 💻 como resultado, ajuda nessa preparação. “Na faculdade de arquitetura são usados muitos softwares, portanto já ter uma expertise nesse assunto pode me ajudar”.

E ele se mostra tranquilo, caso a aprovação não venha na primeira tentativa: “se eu não passar nesse ano, no próximo irei trabalhar na área de tecnologia enquanto estudo para as provas”. 💡

grupo de alunos do ensino médio segurando computadores exibindo trabalhos realizados

As dicas

Conforme foi dito no início do texto, a pedagoga do Ensino Médio da Escola Senac Santa Cruz do Sul, Mariana Getirana tem dicas importantes sobre como se preparar para ENEM e vestibular. Elas são especialmente para quem está na reta final para escolher o curso e lidando com as provas do ENEM e dos vestibulares:

📋 Estabeleça um cronograma de estudos;

Separe seu dia em “blocos de tempo” e organize eles da melhor forma.

📲 Escolha um local sem distrações para estudar;

Celular? Melhor deixar longe, né.

📝 Faça simulados anteriores às provas;

Treine, treine e treine. Emular as condições de prova, inclusive com tempo cronometrado, é uma ótima forma de se testar.

📖 Defina e elenque prioridades entre as matérias para estudar;

Reforce seus pontos fracos e foque nos conteúdos com maior peso para seu curso escolhido.

🗞 Leia! É muito importante estar atualizado sobre o que está acontecendo no mundo;

Jornais, revistas, portais de notícias, enfim…

E não esqueça de… descansar! Isso mesmo, estabeleça momentos de lazer. Manter a saúde mental em dia, é fundamental para um bom desempenho. 💆‍♂️

grupo de alunos do ensino médio cozinhando

Gostou da metodologia do Ensino Médio Senac? Viu como ela ajuda a se preparar para ENEM e vestibular? Quer estudar lá ou matricular seu filho? Acesse nosso site e confira mais detalhes. O EM Senac é oferecido em nossas escolas de Santa Cruz do Sul, São Leopoldo, Caxias do Sul e Distrito Criativo. Estamos te aguardando!

📸 Ah, todas as fotos desse post são dos alunos do Ensino Médio Senac de Santa Cruz do Sul! Eles foram fotografados pela nossa multiplicadora de marketing da escola – a Patricia Andrea Kolberg.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

2 thoughts on “Como se preparar para ENEM e vestibular? O Ensino Médio do Senac te ajuda!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *