De Caxias do Sul para o mundo: alunos do Senac participam de fórum em Londres
Já pensou viver uma imersão de duas semanas na Imperial College London, na Inglaterra? Entre os dias 24 de julho a 7 de agosto, os três alunos dos cursos de Idiomas do Senac Caxias do Sul, Natália Ritter, Nícolas Fernandes e Raíssa Herardt, juntamente à professora Luana Gonçalves Soares viajaram para Londres. Eles viveram intensamente o LIYSF (London International Youth Science Forum) – 65th. O fórum promove palestras com cientistas renomados e visitas a instalações, centros de investigação científicas e laboratórios da universidade. De Caxias do Sul para o mundo!
Alunos do Senac em Londres
Com o título “Produção e análise de filmes poliméricos biodegradáveis a partir da casca do arroz e da palha do milho”, o projeto dos estudantes ficou em 1º lugar na categoria Geral Ciências Agrárias. Alcançou também o 2º lugar no Prêmio Por um Mundo sem Lixo. Por fim, foi escolhido como trabalho destaque da região sul do Brasil na Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia (FENECIT), realizada pelo Instituto Princípio do Saber na cidade de Recife, Pernambuco. Como premiação, o grupo recebeu a credencial para participar do LIYSF e a oportunidade de apresentar o projeto no fórum.
Aprimoramento profissional, cultura e ciência
A participação fez com que os alunos vislumbrassem novas possibilidades para suas vidas e carreiras profissionais. Eles puderam aprimorar o inglês, ter contato com pessoas do mundo inteiro e verem de perto grandes nomes da ciência. De acordo com a professora Luana, foram várias palestras com temáticas semelhantes ao projeto desenvolvido pelo trio. “Por exemplo, a reutilização de algum material para criação de produtos. De certa forma, foi possível ver que estavam no caminho certo e que existe uma possibilidade de dar continuidade às pesquisas já realizadas”.
Desenvolvimento de habilidades
Segundo a professora, a participação em feiras científicas ou tecnológicas permite que os alunos desenvolvam habilidades essenciais. Ela cita o pensamento crítico, a resolução de problemas, o trabalho em equipe, comunicação e gerenciamento de projetos. “Essas competências são fundamentais para o sucesso acadêmico e profissional”, explica.
Experiência marcante
Natália tem 19 anos e conta que participar do Fórum foi uma das melhores experiências de sua vida. “Conhecer ganhadores de prêmios Nobel e conversar com pessoas de todo o mundo foi maravilhoso. Participamos de visitas a universidades renomadas. Sem o apoio dos professores e coordenadores, não poderíamos ter representado o Senac Caxias do Sul e o Brasil em Londres”.
Nicolas, de 18 anos, destaca que a participação foi uma oportunidade única de aprender novos conteúdos. Ele reforça a troca cultural e a importância de representar o Senac. “Gostaria de destacar o ponto fundamental que foi todo o incentivo que o Senac teve em relação ao nosso projeto. Sempre acreditando e apoiando-o em todos os sentidos. Isso nos guiou para chegar a esse ponto”.
Já Raíssa, de 18 anos, afirma que a experiência foi enriquecedora para habilidades profissionais e pessoais. “No aspecto profissional, com as apresentações, estudos e conversas com pessoas renomadas. No aspecto pessoal, tivemos a oportunidade de dividir momentos, trocar experiências e ter contato com diversas culturas de vários lugares do mundo. A todos que queiram seguir o ramo científico como nós, recomendo ter coragem para arriscar e determinação para não desistir no meio do caminho. E, claro, jamais esqueça do seu potencial. Esse é o primeiro passo para uma jornada promissora”.
Aprenda no Senac Idiomas
O Senac Idiomas se destaca pela sua metodologia baseada na prática e na criação colaborativa. Os cursos focam no desenvolvimento das quatro habilidades linguísticas: leitura, escrita, audição e fala. Em cada aula, os alunos são incentivados a falar, aumentando sua confiança e desempenho em futuras situações de comunicação. E os cursos utilizam materiais didáticos de alta qualidade, fornecidos por parcerias com editoras renomadas como National Geographic Learning e Cambridge University Press.
Interessado em aprender um novo idioma? Para mais informações, visite o site. Entre em contato com a escola mais próxima e amplie suas oportunidades!