Intercâmbio: uma experiência multicultural para além do idioma

O intercâmbio é uma experiência valiosa para o desenvolvimento pessoal e profissional, além de uma alternativa divertida e enriquecedora para quem estuda um segundo idioma. ✈️🌎 Em 2024, o Senac-RS vai oferecer um intercâmbio para Londres, no Reino Unido. 💂🏻‍♂️ Diante disso, preparamos esse post para você entender a importância do intercâmbio como fator de desenvolvimento de currículo. E também, claro, saber mais detalhes sobre a viagem. Vamos lá! 🤓

A importância de um intercâmbio

Além da troca cultural, o estudante ainda tem a oportunidade de viver por um período como um morador local, aprendendo gírias e dialetos, fazendo atividades de lazer típicas da cidade, e conhecendo a gastronomia, a arte e os pontos turísticos e importantes do país escolhido. 🎨🍴🎭

Desta forma, o intercâmbio possibilita que uma pessoa aprenda sobre uma nova cultura de maneira mais profunda e autêntica, experimentando-a em primeira mão. Isso leva a uma maior compreensão e apreciação de outros hábitos culturais, além de ampliar a visão de mundo.

Ao ser exposto a um ambiente onde o idioma é falado, há uma melhora das habilidades de comunicação na língua estrangeira. 🗣 Essa imersão acelera o aprendizado do idioma, tornando mais fácil se comunicar e se conectar com pessoas de diferentes partes do mundo.

Com isso, o intercâmbio pode oferecer também a oportunidade de adquirir novas habilidades profissionais ou aprimorar as já existentes. Além de permitir o contato com diferentes práticas e técnicas do mercado de trabalho em outros países. Essa experiência é um grande diferencial no currículo e nas entrevistas de emprego. 💼

E ainda, o intercâmbio permite que conheçamos pessoas de diferentes partes do mundo, criando uma rede de contatos internacional. Essa rede pode ser útil para oportunidades de trabalho, negócios e colaborações futuras.

Em outras palavras, o intercâmbio ajuda a pessoa a desenvolver habilidades importantes, como resiliência, adaptabilidade, independência e autoconfiança. 💪 E essas habilidades são valiosas ao longo da vida, tanto em nível pessoal, quanto profissional.

Os principais diferenciais para o currículo

O intercâmbio traz diversos benefícios e diferenciais – a curto e a longo prazo – para o currículo de estudantes e profissionais. Confira abaixo os principais:

🎯 Fluência em outro idioma: o intercâmbio auxilia o aluno a aprimorar suas habilidades de comunicação em um idioma estrangeiro. Isso é um grande diferencial, especialmente em trabalhos que exigem interação com pessoas de diferentes partes do mundo.

🎯 Experiência internacional: o intercâmbio permite que o aluno tenha uma experiência única de imersão em uma cultura diferente. Tal experiência estimula a empatia e a alteridade – diferenciais valiosos em um currículo.

🎯 Desenvolvimento de habilidades profissionais: o intercâmbio ajuda a criar novas habilidades e aprimorar as já existentes. Essas habilidades podem ser ponto crucial na hora da escolha do candidato.

🎯 Rede de contatos internacionais: o intercâmbio ainda possibilita o contato com pessoas de diferentes partes do mundo. E, por isso, a criação de uma rede de contatos internacional. Essa rede pode ser útil na busca por oportunidades de trabalho, negócios e colaborações futuras.

Desenvolvimento de habilidades pessoais: o intercâmbio estimula a independência e a adaptabilidade. Além de fazer o intercambista praticar a resiliência e ganhar autoconfiança.

Atenção, passageiros, destino final: Londres

De 13 a 27 de janeiro de 2024, o Senac Idiomas promoverá um intercâmbio para a cidade de Londres, no Reino Unido, na Europa. 🛫🎡 Para participar é necessário ter no mínimo 13 anos de idade. A iniciativa é uma parceria com a agência Experimento Intercâmbio Cultural.

Localizada ao sul da Inglaterra, Londres é a capital política e econômica do Reino Unido. É uma das cidades mais visitadas do mundo e conta com cartões postais como London Eye, Big Ben e o Palácio de Buckingham. Multicultural e cosmopolita, a cidade é considerada o berço da língua inglesa. 🖋📖

De acordo com a coordenadora de idiomas e docente de Inglês do Senac Erechim, Jessica Zago Osório, Londres oportuniza estar imerso em cultura e história viva, não somente da Inglaterra, mas do mundo. “É uma cidade com cenários e atividades diversificadas, unindo o antigo e o moderno, agradando a todos os gostos e a todas as idades”, ressalta. 🙋

Nesse sentido, por ser tão rico, é um local onde sempre há algo interessante a se conhecer, um passeio a ser feito. Podemos passar meses e ainda assim não conseguir conhecer e fazer tudo que acidade tem a oferecer.

Por que ir para a capital da Inglaterra?

📌 História e cultura: Londres é uma das cidades mais históricas e culturalmente ricas do mundo. O local conta com museus renomados, como o British Museum, e pontos históricos importantes, como a Torre de Londres e o Palácio de Buckingham.

📌 Arquitetura: sua arquitetura é diversa, com edifícios históricos ao lado de arranha-céus modernos. Há muitos edifícios icônicos para visitar, como o Big Ben, o Parlamento Britânico e a Catedral de St. Paul.

📌 Comércio e gastronomia: a cidade é conhecida pela gastronomia e por ser um belo local de compras. Há muitos comércios de alta qualidade, desde lojas de departamento famosas até butiques independentes, Além de restaurantes com estrelas Michelin e cozinhas internacionais.

📌 Parques e espaços verdes: locais como o Hyde Park e o Regent’s Park são famosos e acolhedores. Esses espaços oferecem oportunidades para atividades ao ar livre, como caminhadas, ciclismo e piqueniques.

📌 Transporte: é uma cidade muito bem conectada, com uma rede de transporte público eficiente e abrangente. Isso torna mais fácil para o visitante se locomover e visitar os pontos turísticos.

Mercado de trabalho & intercâmbio

Em um mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo, a experiência de ter morado — mesmo que por um período curto — em outro país, e convivido com uma cultura nova se torna um diferencial entre os demais profissionais e candidatos. ✨

Assim, durante o intercâmbio do Senac-RS, o aluno é imerso na cultura de outro país e é responsável por suas próprias ações. Isso faz com que além de se aprofundar no idioma estudado, o intercambista consiga desenvolver suas soft skills, ou seja, suas habilidades comportamentais. Além disso, os alunos tem contato com pessoas do mundo inteiro em sala de aula, ampliando sua rede de contatos. 🌎🌍🌏

Segundo Jéssica, dentre as habilidades desenvolvidas durante um intercâmbio, a mais significativa é a autonomia, pois os alunos são responsáveis pela organização de seus horários, locomoção, alimentação e gastos, o que incide no amadurecimento e autoconfiança. 😌 “Outro aspecto relevante a ser mencionado é a adaptabilidade ao lidar com um estilo de vida diferente do que temos no Brasil”, pontua a docente. Então, além de terem no currículo um curso de 30 horas realizado diretamente no berço do idioma, os alunos ainda podem citar todas essas habilidades extras obtidas, e que hoje são aspectos extremamente relevantes na contratação.

Sobre o intercâmbio Senac-RS em Londres

Um docente do Senac RS será responsável por acompanhar grupos de até dez alunos. Este professor estará disponível, não só durante a viagem, mas também antes, ajudando na organização das atividades e do melhor roteiro possível para que todas as necessidades sejam atendidas.

Além disso, o docente auxiliará com todas as informações para uma melhor adaptação do aluno em Londres. 📍 Além de estar presente em todas atividades realizadas pelo grupo. “Os alunos do Senac-RS terão a oportunidade de estar imersos no idioma inglês, mas mais do que isso, conhecendo novas culturas, novos lugares e estudar com pessoas do mundo inteiro”, enfatiza Jéssica.

Para isso, os intercambistas serão alocados em casas de família, para que possam estar em contato com o idioma 100% do tempo, ampliando seus conhecimentos sobre o dia a dia e a cultura inglesa. 🏡 “E para que a experiência seja ainda mais significativa, serão oportunizados momentos de passeios na cidade e arredores, onde poderão vivenciar Londres e conhecer um pouco mais sobre a história local em todos os dias da viagem”, conta a professora.

E ainda em sala de aula, os alunos estudarão com pessoas do mundo inteiro, onde poderão conhecer variados sotaques do idioma inglês e também diferentes culturas do mundo. Isso faz com que aprendam e vivenciem para além do idioma estudado. 😍

  • O que está incluso  

✅ Duas semanas de aulas de inglês na Oxford International; 

✅ Acomodação em Londres – Generator Hostel ou similar, em quartos e banheiros compartilhados; 

✅ Alimentação – pensão completa (café da manhã, almoço e jantar); 

✅ Acompanhamento de 1 líder brasileiro a cada 10 participantes; 

✅ Passeios e atividades, conforme calendário entregue na chegada; 

✅ Uma excursão de dia inteiro no final de semana; 

✅ Material didático e certificado de conclusão de curso; 

✅ Traslados de chegada e saída no aeroporto de Londres; 

✅ Seguro Universal Assistance, com cobertura de até USD 200.000; 

✅ Kit embarque com camiseta, mochila, porta documentos, tag de mala e adaptador de tomada.

Ficou interessado? Que tal conhecer um lugar novo e afiar seu Inglês? 💂🏽‍♀️ 💂🏽 Saiba mais sobre o intercâmbio para Londres acessando o site www.senacrs.com.br/intercambio ou entrando em contato pelo telefone (51) 3375-7368. Confira nossos pacotes exclusivos! 😉

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos! 🤸‍♀️

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

2 thoughts on “Intercâmbio: uma experiência multicultural para além do idioma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *