Alô, jovem: capacite-se e encontre um bom emprego  

O desemprego atinge 73 milhões de jovens no mundo em 2022. 🌎 Essa é a pior taxa desde que a Organização Internacional do Trabalho – OIT, agência das Nações Unidas, começou a coletar o dado, em 2005. No Brasil, o cenário é ainda pior, acima da média mundial. Por aqui, mais de 23% da população entre 15 e 24 anos nem trabalha nem estuda. 😱 Como agravante a esse contexto, temos a pandemia, que atingiu duramente o país. Apesar das taxas de desemprego juvenil terem retornado aos níveis pré-pandêmicos, 1 em cada 4 jovens brasileiros continua desempregado. Por isso, no mês em que se comemora o Dia do Jovem Trabalhador 24 de abril -, falar sobre educação profissional ganha um grande destaque e relevância. 🗣 Vamos conhecer uma história de sucesso de um jovem trabalhador do Senac-RS, então?

jovem trabalhador

O caminho 

Já que a educação é o caminho para termos uma nação mais justa e próspera para a juventude, o Senac-RS apresenta João Pedro Grahl Trein. Com 17 anos de idade, ele é aluno do Ensino Médio do Senac São Leopoldo. 📓✒️ E, no final do ano passado, começou um estágio na empresa V4 Company, por meio de uma parceria com a escola.

“Ingressei no Senac em 2021. Decidi entrar, porque fiquei empolgado com a proposta da escola que oferece o curso Técnico da tecnologia da informação para a internet integrado ao Ensino Médio. E como um amante da tecnologia, quis aproveitar a oportunidade”, conta. 👨🏻‍💻  

Por isso, João Pedro diz que o curso no Senac São Leopoldo lhe abriu muitas portas. E fez com que ele conhecesse e se identificasse com a área da programação. “Devo seguir na carreira de cientista da computação. Uma faculdade que abriu meus olhos, após eu aprender mais sobre tecnologia e programação”, explica. 

joão pedro educação profissional

Mundo digital e oportunidades 

Sobre o estágio na V4 Company, uma assessoria de Marketing Digital que está no mercado há mais de 10 anos, João se empolga. “A empresa ajuda clientes a venderem seu produto. Venderem para mais pessoas e venderem mais. Dentro da empresa temos diversas áreas incluindo a área de tecnologia”, relata o jovem que atualmente mora em São Leopoldo com o pai. 

Para ele, o mercado de trabalho está cheio de oportunidades para a juventude. 💼🏃‍♀️ 🏃 “Com muitas vagas para estágio, por exemplo, que requerem pouco conhecimento técnico. Estamos em uma época em que a tecnologia está em todo o lugar”.

Além disso, ele destaca o potencial da tecnologia para desenvolvimento pessoal: “os jovens mais que nunca estão 100% conectados com o mundo digital, que pode ser usado para aprendizados. E como uma forma de adquirir conhecimento de graça, conhecimentos que podem ser muito úteis no mercado de trabalho”. 💻📱

jovem trabalhador 2

A dica: estude! Capacite-se! 

Assim, João Pedro conclui com um conselho para quem quer entrar no mercado de trabalho ainda jovem. 💡 “Estude, seja curioso, seja diferente. A internet é um grande lago cheio de conhecimento. Basta você saber pescar o que será útil para você. 🐟 Se permita aprender, conhecer o diferente. Se persistir e mostrar que é hábil para entregar ao mundo o seu conhecimento. Com certeza terá uma carreira de sucesso”. 

E então, gostou da dica do João? 👏 O Senac-RS oferece educação profissional através de vários cursos de todos os níveis que vão te capacitar para o mercado profissional. Entre eles, Ensino Médio integrado ao curso Técnico em Informática para Internet, cursos técnicos em diversas áreas. Como cursos livres, graduações, pós-graduações, especializações, idiomas, extensão e EAD. Todos ofertados em mais de 50 escolas em todo RS. 📚 Para mais informações e inscrições acesse www.senacrs.com.br. 😉  

jovem trabalhador 3

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *