Dê o play and let’s study: 5 podcasts para treinar seu inglês
Você sabia que o Brasil é o país que mais consome conteúdo por podcasts no mundo? ? Segundo relatório do DataReportal 2023, 42.9% dos usuários brasileiros de internet, com idade entre 16 e 64 anos, escutam podcasts toda semana. Então, que tal unir o entretenimento ao aprendizado de algum de idioma? A seguir, listamos cinco dicas de podcasts em inglês que vão te ajudar a praticar e treinar your english. ?
Ouvir estudando ou Estudar ouvindo
Para o docente de Idiomas do Senac Erechim, Túlio de Almeida Bertagnolli, aprender idiomas é muito diferente de aprender matemática, fórmulas químicas ou um fato histórico. ? “Exige prática das habilidades de comunicação, exige contato, exige exposição não só ao idioma, mas a uma nova cultura inteira. Para isso, é necessário que utilizemos estratégias para manter esse contato. E existem inúmeras formas de praticar”, explica.
Se o aluno aprende facilmente enquanto executa outras atividades, como lavar louça, varrer a casa, preparar comida, organizar as roupas, ele pode, também, beneficiar-se ao ouvir podcasts. “Todas as formas de aprendizado são interessantes, mas o mais importante é estar sempre em prática. Isso se torna muito mais fácil se você gostar do método está usando para praticar”, destaca.
Segundo Túlio, o podcast é um ótimo aliado do aprendizado, pois com ele é possível transformar atividades comuns, mundanas (e por muitas vezes, chatas), em algo construtivo, produtivo e mais interessante. “Quando tratamos de aprendizado de idiomas com podcasts, fica ainda mais claro o quanto ele pode ser útil. Pois a prática do idioma é a parte mais importante, assim como ir à academia e fazer musculação: você pode saber como fazer os exercícios, qual a melhor forma, para que eles servem e quando se deve ou não fazer cada um deles, mas se você não for para a academia e treinar, o conhecimento não vai adiantar de nada. E usar o podcast para aprender é uma ótima forma de deixar seu aprendizado em boa forma”, exemplifica. ?
“Aprender idiomas não é uma corrida, é uma maratona“
O especialista indica que a maior diferença dos podcasts é não precisar estar sentado fazendo aquilo e somente aquilo. O aluno consegue utilizar o podcast, por exemplo, enquanto passeia com seu cachorro, diferentemente de ler um livro enquanto caminha com seu animalzinho. Portanto, não é necessário que esteja 100% focado naquilo. Assim é possível otimizar e deixar mais interessante e dinâmico o tempo de aprendizado.
“Ainda que alguém possa pensar que o aprendizado é prejudicado enquanto não estiver focado completamente, podemos considerar que é melhor ter 80% de prática ou de compreensão do que nada. Devido ao estilo de vida corrido em que o mundo se encontra, é difícil que as pessoas decidam sentar e se concentrar 100% em uma tarefa por muito tempo para poder aprender; ainda mais quando falamos de algo que leva tempo para acontecer. Aprender idiomas não é uma corrida, é uma maratona“, conclui. ?
Níveis de conteúdo
E atenção, o tipo de conteúdo de podcasts que se deve procurar quando se está tentando utilizá-los para auxiliar no aprendizado varia de acordo com o que se pretende. Entenda os níveis, segundo o docente:
? Básico – “é melhor buscar podcasts que contenham bastante vocabulário, pouca gramática e sem mistura de conteúdos. Episódios pequenos que repitam vocabulário novo para agregar no seu banco de palavras mental”.
? Aperfeiçoamento – “busque um podcast com leitura, com histórias e que tenha episódios entre 7 e 15 minutos que possam prender a atenção e direcionar seu foco”.
? Avançado – “prefira podcasts mais sérios, como os de notícia, com palavras mais rebuscadas, mais específicas e de maior duração”.
Só dar o play
O especialista ainda elaborou uma lista com 5 dicas de podcasts para o aprendizado de inglês:
? 6 Minute English – podcast com episódios curtos, de nível básico;
? Espresso English – bem similar, mas contém uma linguagem um pouco mais elaborada;
? Learn English – com linguagem simples e de episódios pequenos;
? The Nerdist – um pouco mais elaborado para alunos que já estejam no nível intermediário;
? TedTalks – mesma versão do Youtube, com palestras em inglês de especialistas e profissionais em diferentes áreas.
Dica extra: “se você já sabe inglês e quer aprender outros idiomas, siga Coffee Break no Spotify. É uma série de podcasts de cada idioma. Por exemplo: Coffee Break French ensina francês em inglês”.
Gostou das dicas de podcasts em inglês? Se você deseja começar a aprender ou investir em se aprofundar no idioma, o Senac-RS pode te ajudar. Nossas escolas estão com matrículas abertas em vários cursos de diferentes níveis e propósitos. Confere a mais perto e não deixe de se inscrever!