Estudante é protagonista no nosso Ensino Médio: descubra a Aprendizagem Baseada em Projetos

Já ouviu falar em Aprendizagem Baseada em Projetos? ? Conhecida como metodologia ativa de ensino, a prática surgiu como uma forma inovadora de pensar o ensino, valorizando a participação dos alunos na construção do conhecimento. Desse modo, promovendo a autonomia e o desenvolvimento de competências, seja dentro ou fora das salas de aula. E está dentro dos princípios previstos na Base Nacional Comum Curricular – BNCC, que é, pode-se dizer, o guia de toda educação básica brasileira. E adivinha só? Essa metodologia de aprendizagem por projetos é aplicada, é claro, nas nossas escolas Senac de Ensino Médio. Já que fazer Ensino Médio no Senac muda tudo. ?

Normalmente, os projetos seguem o seguinte roteiro:

? sugere-se um problema;

? os alunos investigam possíveis causas e elaboram hipóteses;

? após conhecer melhor o desafio, são definidas algumas táticas para sua resolução;

? estabelecem um plano;

? executam e demonstram os resultados encontrados;

? o professor realiza avaliação.

“Estes projetos são uma ótima ferramenta para o aluno aprender a partir da realidade a sua volta. Entendendo seu lugar no mundo e principalmente seu potencial como cidadão”, afirma Barbara Darski, docente do Ensino Médio do Senac Distrito Criativo. A professora comandou com seus alunos o projetoCidade e Cidadania“.

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Conhecer a cidade, se tornar cidadão

O projeto “Cidade e Cidadania” foi desenvolvido ao longo do ano de 2023 com todas as turmas do segundo ano da Escola de Ensino Médio Senac Distrito Criativo. Assim, para a realização da atividade, que envolveu teoria e prática, foram realizadas duas saídas de campo. ??‍♂️ Uma no início do projeto, com o objetivo de circular e conhecer pontos importantes da cidade de Porto Alegre. Posteriormente, a segunda envolveu a realização de atividade simulada na Câmara dos Vereadores do município.

Mas qual objetivo do projeto e das saídas? ? Barbara conta que a cidade, palco de encontros e desencontros, cultura, lazer e trabalho, testemunha a fusão diária desses elementos na movimentação incessante das pessoas. “Na trajetória histórica, a cidade emergiu como um espaço moderno. No entanto, o cenário que inicialmente prometia prosperidade financeira e intelectual permaneceu apenas na imaginação coletiva. Já que as desigualdades sociais acabaram ficando bastante evidentes”, explica. 

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O projeto envolveu saídas a campo que renderam muito conhecimento!

Espectador passivo ou participante ativo? 

Além dos direitos e das oportunidades, também surgem os deveres e responsabilidades. ⚖️ O indivíduo não é somente um espectador passivo da cidade. Mas sim um participante ativo na sua construção. A relação entre o “eu” e a “cidade” é uma sinfonia constante entre identidade e ambiente, moldando e sendo moldado. “Quem encontra seu espaço e quem meramente sobrevive? Explorando Porto Alegre, surge a reflexão: até que ponto a cidade viabiliza a expressão plena da cidadania?”. Estas foram, portanto, algumas das questões que Barbara propôs que os estudantes refletissem e respondessem.

Alunos & pensadores

Ao todo foram 55 alunos que participaram de todas as etapas da atividade, no decorrer de 2023. Arthur Fetzner, aluno do Ensino Médio do Senac Distrito Criativo, considera muito importante ser parte do projeto “Cidade e Cidadania”. ? “Por meio de atividades práticas, tivemos a oportunidade de entender como funciona o sistema legislativo: a escrita, revisão e votação de um projeto de lei, por exemplo”, disse ele, referindo-se à visita à Câmara de Vereadores da capital gaúcha. “Com certeza, o projeto agregou muito ao meu desenvolvimento. Pude entender como funciona o processo, as dificuldades na criação de um PL e vivenciar na prática a ineficiência estatal”, avalia Arthur.

? “Foi muito importante! Com o auxílio dos professores, aprendemos sobre o que os cargos públicos fazem de fato. Como trabalham e como é importante acompanharmos de perto os projetos feitos por quem votamos. Em aula, refletimos sobre como tantas pessoas não sabem como o sistema funciona e isso é muito preocupante. Graças ao projeto, podemos traçar nossas escolhas de acordo com nossos direitos e deveres como cidadãos. É muito além de um ‘projeto de escola’, e sim conhecimento para a vida toda”, essas são as palavras de outra aluna, a Anna Lia Alves Lira.

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Teve até projeto de lei

Durante o projeto, os alunos tiveram que produzir três diferentes propostas de Projeto de Lei, todos baseados em problemas reais levantados pelos próprios estudantes ao longo das aulas. ? O grupo de Anna e Arthur propôs, então, parcerias público-privada para melhorias em escolas públicas. “Através de patrocínios de publicidade, as escolas municipais de Porto Alegre de ensino infantil e fundamental teriam a chance de obter uniformes, materiais escolares e reformas estruturais. Além de manutenções dos espaços de aula, bibliotecas e quadras esportivas. Após a concepção e construção do projeto de lei, fomos à Câmara Municipal de Porto Alegre fazer uma simulação de votação dos projetos. Nela, tivemos uma experiência de vereadores e foi muito legal essa troca de pensamentos”, afirma Anna.

“Nosso projeto de lei consistia em responsabilizar empresas interessadas em manter a infraestrutura predial das escolas. ? Seja na área de limpeza; mantendo e oferecendo equipamentos esportivos para as quadras, ou ainda dispondo livros para a biblioteca. As empresas também poderiam ser responsáveis por outros serviços, como as merendas. Oferecendo, então, os alimentos e a mão de obra necessária para a sua preparação”, defende o aluno.

Resultado: cidadania!

Se a aprendizagem por projetos ensinou algo para os alunos? “Com certeza!”, disse Anna enfaticamente. ? “O projeto nos deu entendimento a respeito do nosso papel na sociedade e política, como podemos fazer a diferença e participar ativamente de melhorias para toda a população. Antes, a política não parecia um espaço nosso. Mas, através das aulas, descobrimos que, na verdade, é um direito e um dever observar de perto os problemas e contribuir para a melhoria dos espaços públicos!”, conclui a aluna.

Conheça mais sobre o Ensino Médio do Senac-RS

Curtiu a aprendizagem por projetos? Percebeu como ela é inovadora e transformadora? Para saber mais sobre essa e outras metodologias disruptivas aplicadas no Ensino Médio Senac, acesse o site. O Ensino Médio Senac é oferecido nas escolas de Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul, São Leopoldo e Distrito Criativo (Porto Alegre). ?

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