Ensino Médio Senac-RS: por onde andam nossos ex-alunos?

Com metodologia integrada ao curso Técnico em Informática para Internet, o Ensino Médio do Senac-RS prepara os estudantes para enfrentarem os desafios acadêmicos e profissionais. 💪 Muito além de um diploma, os jovens recebem uma base sólida para construir suas carreiras com sucesso e contribuir com a sociedade de maneira ativa. Os benefícios do nosso modelo educacional, que une teoria e prática, são evidenciados quando observamos a trajetória dos (ex) alunos da instituição. Eles se destacam como acadêmicos determinados, profissionais competentes e cidadãos conscientes! Vem com a gente conhecer, então, a Andressa e a Amanda, dois exemplos de ex-alunas do Ensino Médio do Senac São Leopoldo que nos enchem de orgulho! 🎓

A ex-aluna do Senac São Leopoldo, Andressa Hensel Cardoso, conta que atualmente cursa Ciência da Computação na Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos. E já está atuando na área de tecnologia graças a um projeto que participou durante o ensino médio. 👩‍💻 “Ingressei no Senac em 2021, quando ainda estávamos no modelo híbrido. Mas já no primeiro ano consegui perceber o quão diferente era o modelo de ensino proposto. Mas foi de fato em 2022, quando estávamos de volta às aulas presenciais, que consegui perceber o impacto positivo que tudo isso estava gerando na minha vida”, comenta. 

A estudante descreve que, durante o segundo ano, teve a oportunidade de participar de um projeto da empresa SKA, especializada em soluções tecnológicas e sustentáveis para a indústria 4.0. Em parceria com o Senac, a instituição selecionou quatro alunos para realizarem estágio. “Foram várias etapas de seleção. Sendo uma delas um curso de dois meses, através do qual tivemos a oportunidade de aprender com profissionais da área de tecnologia. Ao fim do curso, cada participante apresentou um projeto com uma proposta de solução para um problema que víamos ou enfrentávamos no dia a dia. Fui selecionada, então, e iniciei no meu primeiro estágio, que hoje, se tornou também o meu primeiro emprego! Fui efetivada no início deste ano!”, celebra. 🎉

Da mesma forma, a ex-aluna do Senac São Leopoldo e acadêmica de Ciência da Computação, Amanda Benites Moraes, também foi selecionada no projeto para estagiar na instituição. 💻 “Em junho de 2022, iniciei meu estágio dentro da SKA e, naquele momento, comecei uma história que ainda escrevo”.

E o final feliz também chegou para ela. “Desde o início de 2024, estou oficialmente trabalhando como funcionária da empresa, colocando em prática todo o conhecimento adquirido durante os últimos três anos”, ressalta.     

ex-alunas ensino médio
Da esquerda para direita: Andressa e Amanda na sonhada formatura do Ensino Médio!

Para Amanda, “a vivência no Senac foi reveladora, por ter apresentado sonhos que nem imaginava ter, e inesquecível, por ter proporcionado vivências intensas e fantásticas”. Ela aponta que sempre foi uma pessoa tímida, mas que, ao longo dos anos na escola, passou a ser muito mais confiante e segura. 🎯

“O Senac passava mais certeza de que eu era parte de todos os acontecimentos que nos rodeavam, que eu estava ajudando a construir aquele mundo. Hoje sei que o Senac tem uma marca permanente na pessoa que me tornei. E espero utilizar tudo que me ofereceram para me tornar sempre melhor”, ressalta Amanda.

Já Andressa diz que o ensino médio lhe permitiu crescer em diversos aspectos da vida, como pessoa e profissional. “Participei de hackathons e competições de programação que só aumentaram ainda mais minha motivação por trabalhar em uma área que só cresce, que é a TI“. Se sente saudades da escola? Ela diz que com certeza! 💚 “Nesse último ano, então, que percebi a falta que iria sentir de todos os meus colegas e professores. Porque o ambiente acolhedor e aberto que tivemos oportunidade de participar e de construir, como turma, foi muito importante”. E ela completa: “a saudade já tomava conta antes mesmo de acabar”.

Cientes do seu papel no mercado de trabalho e na sociedade, Andressa e Amanda, nossas super ex-alunas do Ensino Médio do Senac, estão certas de que ainda há muito a se fazer e a jornada está só começando. 🚀

Desse modo, ambas pretendem continuar na área de tecnologia, aprendendo novas habilidades, estudando tendências e realizando mudanças significativas para o mundo.

ex-alunas ensino médio

A infraestrutura das escolas e a grade curricular desenhada de forma integrada e articulada entre os componentes da Base Nacional Comum Curricular e os componentes técnicos profissionais são pontos altos do nosso ensino.

📝 O estudante sai preparado, portanto, para prestar o ENEM, vestibulares e para o mercado de trabalho. Além disso, os jovens têm a oportunidade de realizar cursos de contraturno escolar. Eles possibilitam uma complementação das práticas curriculares e promovem o contato com os mais variados aspectos e práticas educacionais. 

A metodologia de ensino do Ensino Médio Senac 📖 contribui para o desenvolvimento do senso crítico, autoconhecimento, pensamento científico, empatia, colaboração. E ainda: protagonismo, autodisciplina, autonomia, raciocínio lógico e capacidade de resolver problemas. 

Se ficou curioso, é só acessar o site. O Ensino Médio Senac é oferecido nas escolas de Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul, São Leopoldo e Distrito Criativo (Porto Alegre). 📍

Fazer Ensino Médio no Senac muda tudo! 😉

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *