Férias de Verão: dicas de passeios para entreter a criançada

Tempo de leitura: 3 minutos

O período de férias sempre é muito esperado pela criançada, mas, ao mesmo tempo, de tensão para os pais, que não sabem o que fazer com os filhos. Para aqueles que querem aproveitar e programar uma série de passeios pela capital gaúcha, há opções criativas de passeios e que cabem no bolso.

Que tal apostar em um dia de turismo pela cidade?

Segundo a professora do Senac EAD, Mariana Hoff, o programa pode trazer muitos benefícios: “descobrir a cidade com seus atrativos, belezas e curiosidades, estimula a criatividade e possibilita despertar a percepção das crianças como seres integrantes e, acima de tudo, incentiva atitudes de conservação com o patrimônio natural e cultural”.

Confira as dicas que a professora separou para se divertir e despertar a consciência pela preservação natural e cultural na criançada:


1) Jardim Botânico


Para aproveitar momentos ao ar livre em meio à natureza, a dica é fazer um piquenique no Jardim Botânico e explorar com os pequenos as várias trilhas que existem no local, identificando de forma lúdica as espécies de plantas nativas.

Além disso, vocês poderão visitar o Arboreto (coleção de árvores) tendo acesso à Sala de Exposição do Museu de Ciências Naturais e ao Serpentário.


Localização: R. Dr. Salvador França, 1427 – Jardim Botânico
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 8h às 17h
Site: www.jb.fzb.rs.gov.br/


2) Barco Cisne Branco


Para quem gosta de água, uma boa opção é passear a bordo do Barco Cisne Branco. O passeio percorre as principais ilhas do Guaíba, permitindo descobrir o ecossistema do Delta do Jacuí, além de conhecer um pouco da história de Porto Alegre.


Localização: Av. Mauá, 1050 – Centro
Horário de saída: 10h30, 15h e 16h30.
Lotação mínima: 20 adultos pagantes – exceto às 15h que o passeio está sempre confirmado com qualquer número de pessoas
Site: www.barcocisnebranco.com.br

3) Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS


Outro programa educativo e divertido é um passeio ao Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS, que conta com exposição interativa e permite que a criançada se divirta aprendendo sobre ciência e tecnologia.

São mais de 700 equipamentos interativos para serem explorados e a diversão é garantida para crianças e adultos!


Localização: Av. Ipiranga, 6681, prédio 40
Horário de funcionamento: de terça a sexta-feira: das 9h às 17h | sábado e domingo: das 10h às 18h
Site: www.pucrs.br/mct/



4) Linha Turismo


O ônibus turístico panorâmico de dois andares com o segundo andar aberto, oferece uma forma especial de conhecer cada ponto turístico da cidade, despertando a curiosidade e a imaginação dos pequenos. O passeio tem duas opções de roteiros: centro histórico e zona sul! É só escolher e aproveitar.

Localização: Tv. do Carmo, 84 – Cidade Baixa
Horário de funcionamento: Terças a Domingos: 9h / 10h / 11h /  12h/ 13h /  14h / 15h / 16h.
Site: www.portoalegre.travel/site/linha_turismo.php


5) Casa de Cultura Mario Quintana


Neste passeio você encontrará 5 andares cheios de opções para a criançada, com salas de exposições, oficinas, teatros, biblioteca infantil e programações especiais para os baixinhos!


Localização: R. dos Andradas, 736 – Centro Histórico
Horário de funcionamento: terças a sextas-feiras: 9h às 21h | sábados, domingos e feriados: 12h às 21h
Site: www.ccmq.com.br/site/


6) Caminhos Rurais de Porto Alegre


Faça um passeio com seus pequenos pela zona rural da cidade, que abrange 11 bairros e onde localizam-se propriedades que fazem parte dos Caminhos Rurais de Porto Alegre.

Dentre os empreendimentos dos Caminhos, encontramos opções que desenvolvem a agroecologia e sua diversidade, a criação de animais, que despertam interesse e um novo olhar para a criançada.

Localização: Estr. Extrema, 500 – Lami
Horário: 14h às 18h



7) Parques de Porto Alegre


A cidade oferece mais de 8 parques urbanos que oferecem atrações culturais e o contato com a natureza. As crianças podem aproveitar os parquinhos, andar de bicicleta, sentar na grama, comer pipoca ou até mesmo fazer um piquenique!

Agora que você já sabe diversos lugares legais e divertidos para levar os pequenos, é só escolher o roteiro e aproveitar!

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos!