Moda verão 2025: invista no conforto e estilo próprio 

Com a chegada da estação mais quente do ano, surge a dúvida: o que vestir nesta temporada tão solar? A moda verão 2025 pede que você invista no conforto e estilo próprio. No post de hoje, você fica sabendo como apostar em peças certeiras para essa época.

“A cada temporada que passa fica mais difícil fazer previsões assertivas sobre as tendências de moda. Principalmente neste último ano, repleto de trocas significativas de diretores criativos de grandes marcas de moda. Outro ponto que dificulta é a diversidade e disseminação das informações sobre os estilos pessoais e de como adaptar as tendências para si”, explica o coordenador dos cursos de Moda do Senac Canoas, Ramon Rodolfo. 

No verão de 2025, o especialista acredita que as tendências prometem muita energia e uma forte expressão de individualidade. “Tons vibrantes e estampas arrojadas estarão no centro da moda, com uma paleta que mistura cores solares como amarelo, laranja e rosa. Tudo isso em contraste com tons mais suaves, como azul claro e verde oliva, trazendo frescor para os dias quentes”, antecipa.

Para enfrentar o calor do verão com conforto e estilo, Ramon indica tecidos fresquinhos. Modelagens desestruturadas são essenciais no guarda-roupa. “Entre as opções de tecidos que se destacam, o linho é uma das mais populares. É leve, com alta capacidade de absorção e toque natural. Ele permite que a pele respire e apresenta um caimento fluido, perfeito para o clima tropical. Já o algodão, especialmente em versões leves e macias, é uma fibra natural que absorve bem a umidade. Reduz a sensação de abafamento e mantém a pele mais seca. As malhas de algodão também são super confortáveis para o dia a dia e têm um toque agradável”, avalia.

A viscose é outra ótima escolha: feita a partir de celulose, essa fibra é conhecida pelo toque macio e caimento suave, proporcionando frescor e mobilidade. “Peças em viscose, como vestidos e saias, são ideais para dias de calor, pois mantêm o corpo arejado e garantem fluidez ao look”, afirma Ramon.

Por sua vez, a fibra de bambu vem ganhando espaço como uma alternativa sustentável e refrescante. “Essa fibra natural possui um toque macio, é antibacteriana e absorve o suor, ideal para o verão. 

O minimalismo relaxado também segue em alta, mas com um toque descontraído. Cortes amplos, tecidos leves e modelagens desestruturadas dominam as passarelas, proporcionando conforto e estilo ao mesmo tempo”.

Super dicas, né? Afinal, escolher tecidos leves e com boa respirabilidade é fundamental para enfrentar o calor com estilo, conforto e frescor. Um verdadeiro refresco que torna as altas temperaturas muito mais agradáveis.

Outro ponto forte é a influência dos anos 2000. “São releituras contemporâneas de peças icônicas como jeans de cintura baixa, tops cropped e acessórios de resina colorida. No entanto, esses elementos vintage são repaginados com uma estética sofisticada, incorporando detalhes que exploram texturas e volumes”, avisa o especialista.

Ramon destaca que, no geral, a moda verão 2025 celebra a diversidade e incentiva as pessoas a se vestirem de forma autêntica. A receita é combinar liberdade e estilo. “Ser autêntico na hora de compor looks é uma forma de expressar sua personalidade através das roupas. Isso transforma o estilo em uma extensão de quem você é. Para alcançar essa autenticidade, o primeiro passo é conhecer bem o seu gosto pessoal. Observe quais peças fazem você se sentir confiante e confortável e invista nelas. Experimente misturar itens que já fazem parte do seu guarda-roupa e crie combinações inusitadas. Que tal uma calça de alfaiataria com uma camiseta descontraída? Ou um vestido romântico com tênis, por exemplo? E claro, vale buscar inspirações nas redes sociais”, explica.

“Incorpore elementos que tenham a ver com sua essência, seja uma cor que represente seu humor ou acessórios que contém uma história”, reforça. Itens como bijuterias vintage, lenços e óculos retrô podem dar um toque especial ao look e ajudar a torná-lo mais único. Acessórios, inclusive, são aliados poderosos para compor visuais autênticos. Outra dica é não se prender a regras rígidas da moda. Invés disso, explore as tendências de forma adaptada, escolhendo apenas aquilo que faz sentido para você. Combinar tons neutros ou escolher um único acessório de destaque pode ser tão impactante quanto um look cheio de informação. Lembre-se também de que confiança é o segredo de qualquer composição. Mais importante do que seguir um padrão é estar à vontade com o que você veste.

Ramon lembra que, para o verão 2025, algumas peças-chave prometem dominar o guarda-roupa. Elas trazem um toque de frescor, conforto e sofisticação para os dias mais quentes. Confira:

🥼 O blazer branco ou em tons crus, especialmente os modelos em linho, são uma aposta que garante elegância e leveza ao look. Outra peça que vem com força é o macacão, que une praticidade e estilo em uma única produção;

🩳 Os shorts ganham destaque em versões como bermudas na altura do joelho e modelagens mais amplas. Essas peças priorizam o conforto sem abrir mão do visual moderno. A saia balonê também retorna como uma escolha ousada e divertida, trazendo volume e um toque de originalidade para as produções de verão. A camiseta polo surge repaginada, especialmente nas versões cropped, adicionando um ar esportivo e casual aos looks;

👕 A clássica camisa listrada aparece em versões com listras pequenas garantindo um visual versátil e atemporal. O colete de alfaiataria, por sua vez, ganha uma nova proposta. Usado fechado e sozinho, ele se transforma em uma peça independente e estilosa, especialmente quando combinado com a bermuda, criando um conjunto moderno e alinhado.

Curte moda? Quer se tornar um profissional da área? O Senac-RS oferta cursos no segmento e, lá vem boa notícia: várias escolas as inscrições estão abertas para 2025. Ah! E quem fizer a matrícula antecipada tem um grande desconto! Saiba mais: www.senacrs.com.br/off 

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *