Você sabe o que é a análise de coloração pessoal?

Também chamada de análise cromática, ela é uma prática realizada por consultores de estilo ou consultores de coloração pessoal. 🎨 Mas você sabe o que é a coloração pessoal, afinal? A análise identifica as cores de roupas, maquiagem e acessórios que harmonizam da melhor maneira ao tom de pele, cabelo e olhos do cliente em questão. 🧵 O principal objetivo é realçar a beleza natural, já que as cores adequadas têm o poder de deixar as pessoas com aspecto ainda mais “saudável”.

Como funciona?

Segundo a bacharel em Moda, mestre em Indústria Criativa e coordenadora dos cursos de Moda do Senac Novo Hamburgo, Bruna Michel, os drapes (tecidos especiais para essa prática) são testados, em várias etapas, até chegar ao resultado final. 🧶 A análise é realizada presencialmente, mas há consultores que também realizam atendimento online. “Ao analisar a coloração da pessoa, o consultor avaliará através dos drapes, o ‘PIT’ (Profundidade, Intensidade e Temperatura) de cada um. São esses três fatores unidos que dirão posteriormente qual cartela é adequada para cada cliente. Toda essa análise é feita com base no tom de pele, olhos e cabelo da pessoa“, afirma.

foto com mulher realizando coloração pessoal

Qual a função?


O intuito, de acordo com a especialista, é realçar a beleza natural de cada um. E ajudar na aquisição mais assertiva de peças, para otimizar as composições de looks, tanto no dia a dia como em ocasiões especiais. Colocar em prática os resultados da coloração cria uma aparência mais harmônica, portanto, acentuando os pontos fortes e minimizando as imperfeições. A coordenadora ainda ressalta que facilita na hora de organizar o guarda-roupas e ir às compras. 🗣 “As tendências de moda são muitas, e podem variar a qualquer momento, mas a coloração pessoal é focada em realçar as características pessoais de cada um, criando uma aparência atemporal, que se adapta às especificidades naturais daquela pessoa”, comenta.

Possíveis resultados


Inverno
: brilhante, escuro e frio. 

Verão: claro, suave e frio.

Primavera: clara, brilhante e quente.

Outono: escuro, suave e quente.

São mais de 80 tonalidades de cores entre as combinações análogas, complementares e tríades. 😮 Ainda há indicações de cores de cabelo, maquiagem e acessórios: “a análise de coloração pessoal envolve tudo que está mais próximo ao rosto da cliente, que aprenderá o que combina mais, usando as dimensões das cores em seu dia a dia. O próprio consultor ensinará, portanto, como fazer essas combinações”.

⚠️ Mas a especialista ressalta que não se trata de uma imposição. A análise é mais um instrumento de auxílio. “A cartela de cores descoberta é uma orientação ao cliente, e não uma obrigação. As preferências e gostos pessoais são respeitados e ajudam em todo o processo de construção dos looks harmônicos”, destaca.

imagem mostrando todas as paletas de colorações pessoais


Mudanças no estilo interferem?


A cartela, de acordo com Bruna, nunca mudará. ✌️ O que pode mudar é o contraste: “a própria mudança de cor dos cabelos, por exemplo, não influenciará. Porém, ao pintar os cabelos em uma tonalidade que não está na cartela da pessoa, ela provavelmente não se sentirá bem ou até mesmo se sentirá mais pálida. Isso porque a cor não estará harmônica com a beleza natural”.

foto mostrando mesa de trabalho de profissional de coloração pessoal

A importância do auxílio profissional

Para realizar a coloração pessoal, a especialista reforça a relevância da atuação de um profissional. 🎯 “Sempre, pois esse profissional tem as técnicas e competência para aplicar de maneira correta a descoberta da cartela de cores. Sempre ressalto que é fundamental que role identificação com quem será contratado”, recomenda.

Quer trabalhar na área?

Agora que vocês já você sabe o que é a coloração pessoal, gostou? Se você ficou interessado, o Senac oferece o curso de Consultoria de Estilo e Coloração Pessoal, com carga horária de 78 horas. 😉 Nele, há uma unidade curricular com duração de 20 horas focada totalmente em Coloração. Os interessados podem acessar o site e conferir as turmas abertas! Além dele, estão disponíveis vários outros cursos na área de Moda! 🧥🩱

imagem mostrando cartelas de coloração profissional

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

2 thoughts on “Você sabe o que é a análise de coloração pessoal?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *