Jovem Aprendiz: uma oportunidade para mudar de vida

Você sabia que em 12 de agosto comemoramos o Dia Nacional da Juventude? 🎉 A data foi instituída pela Lei nº 10.515/2002. No Senac-RS, nós lidamos com muitos jovens… aprendizes! Com o objetivo de formar talentos para o mercado de trabalho, o Senac-RS oferece o Programa Jovem Aprendiz, uma oportunidade para mudar de vida. 💪

O Programa Jovem Aprendiz foi estabelecido por outra lei: a Lei da Aprendizagem. Ela diz que empresas que tenham pelo menos sete empregados são obrigadas a contratar jovens aprendizes, sendo a quantidade variando de 5% a 15%, conforme o número de empregados cujas funções demandem formação profissional.

ilustração mostrando quatro jovens

Para quem tem dúvidas sobre como funciona o programa, o Orientador de Educação Profissional do Senac Comunidade, Márcio da Silva Oliveira esclarece alguns pontos. Vem com a gente conferir! 😉

Quem pode se inscrever?

Para participar, é necessário ter entre 14 e 24 anos incompletos (mas não há limite de idade para pessoa com deficiência), estar matriculado e frequentando a educação básica (ensino fundamental ou médio) ou já ter concluído o Ensino Médio.

ilustração de jovens estudando

Quais são os diretos do jovem aprendiz?

🟠 Receber o salário mínimo ou piso da categoria, sempre proporcionais à carga horária;

🔵 Executar uma jornada de trabalho de, no máximo, 6 horas;

🟡 Férias;

🟢 FGTS (2%);

🔴 Vale-transporte;

🟣 Ao concluir, receber o certificado de qualificação profissional.

Quais são os deveres do jovem aprendiz?

🟩 É necessário ter assiduidade no curso;

🟪 Registrar bom aproveitamento escolar;

🟧 Ser pontual;

🟥 Seguir as instruções e normas dadas pelo empregador.

ilustração de jovens trabalhando em diferentes ocupações

A importância do Programa

De acordo com o orientador, o programa tem uma contribuição significativa na vida dos jovens, pois cria uma visão de mundo crítica, criativa, inovadora e autêntica para ingressar no mercado de trabalho. 💼 Tudo isso, então, graças à vivência nas empresas, às aulas teóricas com atividades práticas e ao incentivo ao desenvolvimento totalmente autônomo.

A evolução de Dean

🎯 Dandara Escobar Alves, ou Dean, tem 18 anos, é natural de Porto Alegre e realiza o curso de Vendas do Programa Jovem Aprendiz do Senac Comunidade há 6 meses.

Dean destaca a felicidade assim que recebeu a notícia que seria Jovem Aprendiz e ingressaria no mercado de trabalho. “Foi ótimo para mim. Foi incrível poder ter minhas coisas, ver que eu batalhei para aquilo. E eu me dei conta que todo mundo é capaz“, comenta.

E ainda conta qual é o diferencial do Programa: a proximidade com os docentes, que auxiliam em todo o processo. “Hoje o aluno consegue evoluir, subir de degrau em degrau, com os orientadores que ajudam, com o apoio de todos da escola. A gente aprende e tira dúvidas quando quiser, nesse sentido, é algo flexível”, reforça.

E sobre toda essa evolução, o que diz? “É uma sensação ótima”.

A mudança na vida de João

🎯 João Manoel Canedo tem 20 anos, é natural de Canoas e realiza o curso Técnico em Administração através do Programa Nova Geração do Caldeira há 6 meses.

O canoense conta que, antes do Senac, estava sem rumo, sem uma carreira em mente e não querendo mais, portanto, estudar. Porém iniciar no Programa mudou tudo: “mudou o meu jeito de enxergar as coisas. Agora já sei qual faculdade quero fazer e tenho um objetivo traçado. Planejo cursar psicologia após o término. Fui guiado para uma área que eu adoro“, afirma.

Atualmente, João trabalha na empresa Buffon e sabe que está inserido no mundo profissional graças ao Senac. “Antes, não tinha muita experiência. Mas, hoje, estou na área administrativa”, comenta.

Mas o que ele diz para os outros jovens? “Aconselho a fazer parte do jovem aprendiz, pois pode ajudar a pensar em um futuro, assim como me ajudou“, recomenda.

montagem com duas fotos: à esquerda, dandara. à direita, joão.
Dean e João exibindo orgulhosos seus crachás do Senac

Como participar?

O jovem interessado pode candidatar-se às vagas de aprendizagem encaminhando o seu currículo para empresas que participam do Programa. 📝Posteriormente, sendo aprovado no processo seletivo, ele é encaminhado ao Senac para realizar sua matrícula. Também é possível visitar o Senac mais próximo para conferir a listagem das instituições com vagas em aberto. ✅

Viu como o Programa Jovem Aprendiz é uma oportunidade para mudar de vida? Quer saber mais? Acesse o site! 😉

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

2 thoughts on “Jovem Aprendiz: uma oportunidade para mudar de vida

    • 5 de janeiro de 2024 em 11:51
      Permalink

      Oi, Rafaela! Podes entrar em contato com o Senac mais próximo de ti e verificar quais empresas na região estão contratando aprendizes. Estamos torcendo por ti
      😉

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *