Como é ser aluno do Técnico em Enfermagem do Senac-RS?

Já pensou em mudar o rumo da sua vida e trabalhar na área da Saúde? 🩺 Se você tem esse desejo, que tal cursar o Técnico em Enfermagem no Senac-RS? Na próxima sexta-feira, dia 11 de agosto, comemoramos o Dia do Estudante. 🤓  Em homenagem à data, neste texto, você vai descobrir, justamente com nossos alunos, como é estudar em uma escola em constante evolução e como é ser aluno do curso Técnico em Enfermagem do Senac-RS. 🥼

montagem com três fotos mostrando alunos do curso técnico em enfermagem no laboratório
📍 Alunos do Curso Técnico em Enfermagem do Senac Santana do Livramento.

Onde poderei trabalhar?

Para quem deseja atuar no setor, o curso Técnico em Enfermagem é uma ótima porta de entrada para o mercado de trabalho. 💉 Nos últimos anos, a procura por esses profissionais vem crescendo significativamente e, ao mesmo tempo, as possibilidades de atuação são amplas.

É possível, por exemplo, trabalhar em:

🔴 hospitais;

🟠 clínicas;

🟡 ambulatórios;

🟢 asilos;

🔵 postos de saúde;

🟣 e em domicílios.

A principal função do técnico em enfermagem é prestar assistência, atuando, por exemplo, na educação, promoção, prevenção, recuperação e reabilitação dos processos saúde-doença em todo o ciclo vital. 💊

O que vou aprender no curso?

Durante a capacitação, o estudante será preparado para:

1️⃣ Administrar medicamentos, soluções e imunobiológicos.

2️⃣ Prestar cuidados de enfermagem de higiene, conforto e monitoramento das condições clínicas.

3️⃣ Prestar assistência de enfermagem em saúde mental e no período gestacional, parto, puerpério e ao recém-nascido.

4️⃣ Atuar em programas de qualidade e certificação hospitalar.

5️⃣ Administrar medicamentos de alta vigilância e hemocomponentes.

6️⃣ Prestar assistência de enfermagem em urgência e emergência, em cuidados críticos e em cuidados paliativos.

7️⃣ Executar ações de prevenção, promoção, proteção, reabilitação e recuperação da saúde.

8️⃣ Prestar assistência de enfermagem no período perioperatório.

9️⃣ Atuar em programas de qualidade e certificação hospitalar.

montagem com três fotos de alunos do técnico em enfermagem
📍 Futuros técnicos em enfermagem do Senac Farroupilha em ação

Qual a duração do curso e quem pode se inscrever nele?

A formação tem carga horária total de 1600 horas, 🕕 com duração aproximada de 2 anos. A metodologia empregada engloba atuação por projetos, aulas práticas, teóricas, vivenciais e flexíveis principalmente com foco no mercado de trabalho. 🌡 O curso ainda inclui a realização de um estágio profissional supervisionado.

A idade mínima para a inscrição é de 17 anos e meio no primeiro dia de aula (ou seja, no início do curso). Porém, o aluno só poderá frequentar as atividades de estágio após completar 18 anos, e estar cursando, no mínimo, o 2° ano do Ensino Médio. 🩹

Mas afinal, o que dizem os estudantes do curso?

🗣 Aluno do curso Técnico em Enfermagem do Senac Tramandaí, Rafael Wendelstein atua como bombeiro voluntário e sentiu a necessidade de aprimorar seu conhecimento para melhorar os atendimentos. Ele menciona que a dinâmica das aulas, unindo teoria e prática, foi fundamental para seu crescimento como profissional. E ainda ressalta que o alto nível dos docentes, bem como os materiais oferecidos pela escola são os diferenciais da capacitação. “A qualidade das professoras, todas de altíssimo nível, me dá muita vontade de aprender mais e futuramente cursar uma faculdade”, reforça.

🗣 Também aluno do Senac Tramandaí, Robson Pajares da Silva salienta que as atividades práticas no laboratório próprio da escola possibilitam o desenvolvimento das habilidades aprendidas na teoria. Além disso, ele diz que o curso é a realização de um sonho e conta que escolheu o Senac por ser uma instituição tradicional e com excelentes profissionais: “sei que grandes profissionais formam grandes profissionais e o Senac é uma instituição renomada”, declara.

montagem com três fotos de alunos do curso técnico em enfermagem do senac tramandaí
🩺 À esquerda, Robson preenche formulário e preparada seringa. À direita, Rafael demonstra técnicas em bonecos.

🗣 Segundo a estudante do Senac Tramandaí, Whitória Rodrigues, o aprendizado é impulsionado pela metodologia utilizada nas aulas. “O mais interessante é que a partir do segundo módulo já vamos para estágio nos ambientes de saúde, o que nos permite sair do curso com muito conhecimento e prática”, destaca.

Montagem com três fotos de aluno do curso técnico em enfermagem do senac tramandaí.
🩺 Withória em ações com o público, treinamentos e posando com os colegas.

Quais habilidades são necessárias para ser um Técnico em Enfermagem?

Além de gostar da área da saúde, é necessário principalmente estar comprometido com os estudos, ser dedicado, empático, flexível e responsável. Saber trabalhar em equipe e estar preparado para enfrentar desafios emocionais também é fundamental, visto que a atividade envolve situações delicadas. 💪

Quais escolas oferecem o curso Técnico em Enfermagem?

Atualmente, o Senac-RS oferta o curso nas seguintes cidades: 🏫 Alegrete, Bagé, Canoas, Capão da Canoa, Farroupilha, Gravataí, Ijuí, Novo Hamburgo, Osório, Passo Fundo, Pelotas, Rio Grande, Santa Maria, Santana do Livramento, Santo Ângelo, Porto Alegre (Senac Saúde), São Borja, São Leopoldo, Torres, Tramandaí e Uruguaiana.

Para consultar as turmas disponíveis e se inscrever, os interessados podem acessar o site do Senac-RS.

Ficou interessado? 😉  Gostou de descobrir como é ser aluno do Técnico em Enfermagem do Senac-RS? Quem sabe não é essa a chance de dar uma guinada na sua vida?

montagem com seis fotos de alunos do técnico em enfermagem
📍 Estudantes do Senac Gravataí em sala de aula e em ações de atendimento na rua

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *