Para além do hospital: onde mais atua o Técnico em Enfermagem?

O crescimento do número de profissionais na área da saúde é evidente. 🩺 Segundo dados do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), entre 2013 e 2022, houve um salto de 1,8 milhão para 2,7 milhões no total de auxiliares, técnicos e enfermeiros. 👩🏿‍⚕️ Peças fundamentais para área da Saúde, são eles os responsáveis por grande parte das atribuições em instituições voltadas ao cuidado. Entretanto, ao contrário do que muitas pessoas pensam, as possibilidades de atuação do Técnico em Enfermagem vão muito além do hospital! E o Senac prepara para todas elas.

Quer saber onde e como? Confere com a gente nesse post!

atuação técnico enfermagem
Todas as fotos desse post são dos nossos alunos do Senac Saúde em ação!

Hospital e…?

No ambiente extra-hospitalar, o profissional pode exercer o ofício em diferentes tipos de instituições. Por exemplo:

🔴 ambulatórios de especialidades médicas;

🟠 centros de parto normal;

🟡 unidades de pronto atendimento;

🟢 centros de educação infantil;

🔵 escolas;

🟣 instituições de longa permanência;

🟤 centros de referência de atenção à saúde.

Além disso, poderá atuar em locais que prestam atendimento pré-hospitalar e serviços de diagnósticos, resgate, remoção e transporte de pacientes e em programas de saúde pública, como Estratégia de Saúde da Família (ESF).

Muito além do cuidado

De acordo com a orientadora de Educação Profissional do Senac Saúde, Bárbara Cristiane Garnize, o técnico de enfermagem, participa ativamente no planejamento e execução das ações de saúde também nas áreas relacionadas à gestão de qualidade. “Realiza tarefas administrativas de organização dos serviços, auditorias de controle de infecção e atua na cooperação de tarefas de ensino pesquisa e educação em todos os estabelecimentos de saúde”, menciona.

atuação técnico enfermagem
Estudantes atendendo pela cidade e em empresas.

Muito além de habilidades básicas

Para desempenhar todas essas funções, de acordo com a orientadora, o técnico de enfermagem precisa construir um conhecimento sólido ao longo do curso. 🧠 E obter um entendimento que vai além das questões legais da profissão, aprimorando suas habilidades interpessoais, desenvolvendo competências técnicas e habilidades que atenderão necessidades do mercado de trabalho.

🗣 “Nós promovemos o desenvolvimento do aluno por meio de ações que articulam os conhecimentos necessários e as atividades práticas. Mas como? Através de situações de aprendizagem, visitas técnicas, incentivo à pesquisa e uso de diversos recursos didáticos e metodologias de ensino”, comenta a especialista.

A formação no Senac

Segundo Bárbara, o objetivo do curso técnico de enfermagem do Senac é formar profissionais com competências para atuar e intervir no campo de trabalho com foco em resultados. 🎯 Desse modo, o plano de ensino tem como pilares a humanização na assistência em saúde, a segurança do paciente e a postura profissional.

“O aluno do Senac é estimulado a se comprometer com o cuidado prestado nos diferentes contextos socioambientais e culturais. 👨🏻‍⚕️ Sempre prestando atenção às necessidades da pessoa, da família e da coletividade. As nossas marcas formativas se fundamentam no domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa. Isso, então, reforça o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano”, destaca.

atuação técnico enfermagem
O tratamento humanizado e ético são marcas fundamentais do ensino do Senac-RS.

Diferenciais para a prática

A orientadora explica que, diante da diversidade de áreas de atuação, é fundamental que os alunos recebam uma formação abrangente, que possa cobrir vários cenários, através de aulas práticas e simulações de situações reais. “Portanto, o Senac, como instituição de educação profissional, possui o diferencial de preparar os estudantes para os desafios do mercado. Isso porque contamos com laboratórios altamente equipados com tecnologias que permitem simular casos clínicos, realizar procedimentos e desenvolver habilidades”.

A especialista ainda ressalta que, após concluir sua formação, o profissional técnico em enfermagem pode optar por realizar especializações técnicas conforme sua área de interesse. E o Senac oferece diversas opções, como especializações técnicas em:

🟦 serviços de urgência e emergência;

🟪 enfermagem do trabalho;

🟨 enfermagem em unidade de terapia intensiva;

🟧 instrumentação cirúrgica.

atuação técnico enfermagem
Seja em unidades de pronto atendimento ou em instituições hospitalares, nossos alunos saem prontos para o mercado!

Inscrições abertas

O Senac-RS está com inscrições abertas para o curso Técnico em Enfermagem em várias escolas. A formação, com carga horária de 1.600 horas, é composta por 16 unidades curriculares. Para se inscrever, basta acessar o site selecionar o curso e escolher a escola mais próxima de você! 😉

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

2 thoughts on “Para além do hospital: onde mais atua o Técnico em Enfermagem?

  • 23 de janeiro de 2024 em 10:51
    Permalink

    Um dos pilares ser a humanização faz toda a diferença. Temos que ser a diferença que queremos para o mundo, é isso é evidenciado através dos alunos.

    Resposta
    • 24 de janeiro de 2024 em 10:37
      Permalink

      Tem toda razão, Karoline! Nos orgulhamos de ter a humanização como um dos nossos princípios fundamentais no Técnico em Enfermagem! 😊

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *